CristaoRico.com.br / Geracao de riqueza a luz da Biblia

Conheça os versículos bíblicos sobre dinheiro

15 de julho de 2022

Normalmente, a ideia de dinheiro e fé não caminham juntos é bastante alimentada. Mas a verdade é que precisamos do dinheiro para sobreviver no mundo e existem diversas passagens da bíblia que podem nos ajudar a lidar com ele. 

Por isso, separamos diversos versículos bíblicos sobre dinheiro

Continue a leitura para conferir!

Versículos bíblicos sobre dinheiro: o que a bíblia diz sobre o dinheiro. | Foto: Freepik.

Qual a relação da bíblia com o dinheiro?

De forma resumida, os versículos bíblicos sobre dinheiro estão espalhados por todos os diversos livros que a compõem e tem como princípio que o dinheiro não pode ser colocado à frente das pessoas e do caráter.

Mas a palavra de Deus em nenhum momento prega a pobreza ou o abandono das coisas materiais. 

Você deve se perguntar: “Quantos versículos falam sobre dinheiro?”. Na bíblia, são diversos os versículos bíblicos sobre dinheiro. 

Jesus fala sobre o tema “dinheiro” cerca de 80 vezes e uma parte considerável de suas parábolas são acerca dessa temática. 

Os versículos bíblicos sobre dinheiro, pregam valores como honestidade e fé em Deus e falam de confiança no dinheiro,bem como das diversas tentações que ele gera.

O que os versículos falam sobre dinheiro?

“O rico domina sobre os pobres, e o que toma emprestado é servo do que empresta.” – Provérbios 22:7.

Alguns versículos bíblicos sobre dinheiro trazem uma breve reflexão sobre a economia da época, mas que corrobora com os dias atuais. 

Na qual as relações na sociedade se dão baseadas no poderio econômico, desse modo aquele que é desprovido de recurso, sempre estará subordinado àquele que controla o capital. 

Portanto, é sim importante ter dinheiro, para não se tornar refém de dinheiro e de outros.  

“Quanto melhor é adquirir a sabedoria do que o ouro! E quanto mais excelente, adquirir a prudência do que a prata!” – Provérbios 16:16.

Nesse versículo da bíblia que fala sobre dinheiro, a sabedoria é tratada como um valor mais importante do que o dinheiro por si só. 

De forma que a sabedoria e a prudência devem se fazer presentes em todos aqueles que creem em Deus. 

De nada adianta ter dinheiro se ele não for gerido com responsabilidade e utilizado com os propósitos corretos e nunca colocado acima do caráter.

“Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro.” – Mateus 6:24.

Há versículos bíblicos sobre dinheiro que trazem uma mensagem de que aquele que ama o dinheiro, não ama a Deus e muito menos segue aquilo que ele prega. 

Portanto, Deus deve vir sempre em primeiro lugar, o dinheiro nunca. Aquele que ama Deus, utiliza o seu dinheiro de forma sábia e procura ajudar a todos aqueles necessitados que cruzam seu caminho. Afinal, é importante amar ao próximo como a ti mesmo.

“Porque o amor do dinheiro é a raiz de toda espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.” – Timóteo 6:10.

Alguns versículos bíblicos sobre dinheiro provam que o dinheiro é um teste. Segundo Rousseau, “o ser humano nasce bom, mas a sociedade o corrompe” e o dinheiro tem grande participação nisso. 

Aquele que ama o dinheiro, não tem amor ao próximo e se perde durante sua trajetória. 

O dinheiro é muito importante na vida, pois auxiliam na felicidade e a ter uma vida digna sem ser subordinado a ninguém, senão Deus. 

Por isso, você deve sim valorizar seu dinheiro e utilizá-lo de forma responsável, garantindo uma vida confortável e sem ostentações.

“Dê a quem lhe pede, e não volte as costas àquele que deseja pedir-lhe algo emprestado”. – Mateus 5:42.

Esse é um dos versículos bíblicos sobre dinheiro e ele diz muito sobre uma das principais filosofias espalhadas por Jesus: “amai ao próximo como a ti mesmo”. 

O ato de ajudar ao próximo nesses casos caminha junto com a ideia de ter recursos, portanto o dinheiro é sempre bem-vindo quanto o seu objetivo é fazer o bem e ajudar o próximo. Sem dinheiro, a possibilidade de ajudar pessoas é bem menor. Mas lembre sempre: o amor ao dinheiro te distancia de Deus.

“Não levem nem ouro, nem prata, nem cobre em seus cintos; não levem nenhum saco de viagem, nem túnica extra, nem sandálias, nem bordão; pois o trabalhador é digno do seu sustento.” – Mateus 10:9,10.

Nos versículos bíblicos sobre dinheiro, um tema muito recorrente é a corrupção. Esse em específico fala sobre a dignidade do trabalho e o merecimento. 

Você não é digno daquilo que não é decorrente do seu merecimento. Portanto, o dinheiro/enriquecimento a qualquer custa é condenado por Deus. 

Os versículos bíblicos sobre dinheiro tocam sempre no ponto de que o dinheiro não pode ser colocado como prioridade de vida. 

O dinheiro é sempre bem-vindo, mas não faça dele o motivo de tudo e nem deixe que ele mude a sua essência e a forma como você vê as pessoas ao seu redor.

“Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito, e quem é desonesto no pouco, também é desonesto no muito. Assim, se vocês não forem dignos de confiança em lidar com as riquezas deste mundo ímpio, quem lhes confiará as verdadeiras riquezas?” – Lucas 16:10,11.

Em um dos versículos bíblicos sobre dinheiro, a honestidade e a lealdade são postas à prova. Já que esses valores são independentes de condição financeira. 

A analogia feita traz a ideia de que o dinheiro não molda caráter, portanto a sua condição financeira deve ser indiferente ao seu caráter.

A sua essência precisa sempre ser a mesma, fé em Deus e naquilo que ele prega. Portanto, o seu caráter e a forma como você administra o seu dinheiro pode determinar a sua eternidade.

Todos esses versículos bíblicos sobre dinheiro mostram que tem diversas coisas na vida cristã que vem antes do dinheiro. 

Dentre eles: fé, compaixão, sabedoria e honestidade, todas elas devem ser consideradas prioridades.

O dinheiro deve vir para agregar na sua vida e permitir que você possa ajudar os outros e fazer o bem, sem olhar a quem. Apesar disso, os versículos bíblicos sobre dinheiro mostram que administrar as suas finanças de forma correta, irá te permitir ajudar o próximo e fazer com que você não tenha nenhuma dificuldade financeira. 

Por isso, se você gostou de conhecer os versículos bíblicos sobre dinheiro, saiba que o Cristão Rico criou um curso gratuito com diversas aulas para te auxiliar a administrar o seu dinheiro!