CristaoRico.com.br / Geracao de riqueza a luz da Biblia

O que a palavra de Deus diz sobre dívidas?

24 de outubro de 2022

Dívida é uma palavra que assusta qualquer um. Muitas vezes nos endividamos porque realmente precisamos, mas devemos ter a consciência de pagar essa dívida assim que possível e tratá-la como prioridade. Dívidas não se definem em dever, muitas vezes pessoas nos devem e sentimos dificuldade para cobrar. 

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre dívidas. Mesmo sendo temida por nós e pela sociedade, ela é pecado de acordo com a bíblia?  

Na Bíblia, é aconselhado a evitar fazer dívidas sempre que possível, porque a dívida escraviza a pessoa. Mas, muitas vezes acabamos contraindo uma e quando estamos endividados devemos fazer nosso melhor para pagar a dívida e ficar livres desse peso. Não pagar uma dívida é pecado e, em muitos casos, pode ser considerado crime.

Quando não prestamos atenção as dívidas podem se acumular na nossa vida e entrarmos em desespero. Com a ajuda de Jesus e orientação da Bíblia, é possível sair deste buraco. 

Dívidas
Saiba se as dívidas são pecados, segundo a Bíblia. | Foto: Freepik.

Tenha uma visão bíblica do dinheiro

As pessoas que acreditam na Bíblia têm perspectivas bastante diferentes sobre o que ela diz, incluindo dinheiro. Alguns vêem o dinheiro como a fonte de todo mal e acreditam que a pobreza faz com que as pessoas se aproximem de Deus. Outros aceitam o evangelho da “saúde e riqueza”, acreditando que os cristãos estão predestinados a serem financeiramente prósperos, se não milionários.

A Bíblia menciona pela primeira vez um homem dotado quando fala de Abraão, que “era muito rico em gado, prata e ouro” (Gênesis 13:2). Depois disso, temos Deus prometendo que todas as nações da Terra serão abençoadas através dos descendentes deste homem (Gênesis 18:18; 22:18; 26:4). Abraão era rico, mas também era “o pai dos fiéis” (Romanos 4:11).

Deus não se opõe às riquezas. Na realidade, Ele é a fonte de bênçãos financeiras (1 Samuel 2:7; Provérbios 10:22) e nos lembra que a diligência leva à riqueza (Provérbios 10:4).

Porém, não é a realidade de muitos. Muitas pessoas entram em dívidas para sobreviver. Dever não é pecado, porém te deixa refém de quem emprestou. O rico domina sobre o pobre; quem toma emprestado é escravo de quem empresta. Provérbios 22:7.

A Bíblia só considera pecado uma dívida que nunca podemos pagar porque é muito grande e na hora de fazê-la, temos total consciência disso. Merecíamos ser punidos por se endividar com uma diferença tão grande, mas Deus decidiu nos perdoar. Jesus pagou toda a dívida na cruz! Agora podemos viver sem o fardo do pecado, porém sempre que pecar se confesse o quanto antes com seu pároco. 

Nunca em hipótese alguma a bíblia proíbe o ato de pedir dinheiro, pelo contrário, as escrituras nos ensinam que nem sempre é uma boa ideia estar endividado. A dívida nos deixa à mercê de quem devemos . Enquanto o dinheiro está sendo usado com sabedoria e os pagamentos da dívida estão sendo feitos, um cristão pode tomar medidas para eliminar a dívida financeira, se necessário.

Muitos cristãos que devem reclamar dos juros, mas os juros de acordo com a Bíblia são justos. A Bíblia diz que que se espera que uma taxa de juros razoável seja paga sobre depósitos (Provérbios 28:8, Mateus 25:27). 

No antigo Testamento para o povo de Israel, a lei proibia a cobrança de impostos em determinadas situações especialmente aquelas feitas aos mais pobres (Levítico 25:35-38). Porém, com a vinda de Jesus as coisas mudaram, pois não se leva mais ao pé da letra o velho testamento. Esse é um livro feito para aquela época, e a analogia de Deus fez com que essas leis tivessem várias implicações sociais, financeiras e espirituais, mas duas devem ser destacadas. 

Em primeiro lugar, a lei genuinamente ajudou os pobres a não piorar sua situação. Já era suficientemente humilhante ter caído na pobreza e ter de procurar ajuda. No entanto, se, além do pagamento dos mapas, um pobre tivesse de pagar juros elevados, esta obrigação seria mais penosa do que benéfica.

Pague suas dívidas

Lembre-se que pagar as dívidas é essencial para ter uma vida santa. Tome como prioridade para não se tornar refém de quem emprestou o dinheiro para você. 

Os ímpios tomam emprestado e não devolvem,

mas os justos dão com generosidade. Salmos 37:21.

Sabendo de tudo isso, um cristão deve pagar suas dívidas e ter como prioridade isso. Confiar em Deus é o caminho para quitar todas as dívidas e ter uma melhora financeira. Sabemos que nem sempre estamos nos melhores momentos, mas confiando em Deus tudo se resolve. 

Neste artigo, separamos alguns salmos para rezá-los e pedir a Deus que interceda na sua vida financeira.

Salmo 15 – Para resolver vida financeira complicada

“Senhor, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte? Aquele que anda sinceramente, e pratica a justiça, e fala a verdade no seu coração. Aquele que não difama com a sua língua, nem faz mal ao seu próximo, nem aceita nenhum opróbrio contra o seu próximo. A cujos olhos o réprobo é desprezado, mas honra os que temem ao Senhor, aquele que jura com dano seu, e, contudo, não muda. Aquele que não dá o seu dinheiro com usura, nem recebe peitas contra o inocente. Quem faz isto nunca será abalado.”

Salmo 124 – Para afastar dívidas

“Se não for o Senhor, que esteve ao nosso lado, ora diga Israel. Se não fosse o Senhor, que esteve ao nosso lado, quando os homens se levantaram contra nós. Eles então nos teriam engolido vivos, quando a sua ira se acendeu contra nós. Então as águas teriam transbordado sobre nós, e a corrente teria passado sobre a nossa alma. Então as águas altivas teriam passado sobre a nossa alma. Bendito seja o Senhor, que não nos deu por presa aos seus dentes. A nossa alma escapou, como um pássaro do laço dos passarinheiros. O laço quebrou-se, e nós escapamos. O nosso socorro está em nome do Senhor, que fez o Céu e a Terra.”

Para saber mais como são abordadas as dívidas na Bíblia, acesse o blog do Cristão Rico, que fala sobre educação financeira e empreendedorismo à luz da Bíblia.