CristaoRico.com.br / Geracao de riqueza a luz da Biblia

É pecado guardar dinheiro? Descubra o que os ensinamentos bíblicos dizem a respeito

14 de julho de 2022

Se você já leu sobre o pecado da avareza, o pecado capital relacionado ao apego excessivo ao dinheiro e a falta de generosidade, talvez tenha se perguntado: é pecado guardar dinheiro?

Em tempos de pandemia e crise econômica, em 2021 a Datafolha registrou um aumento de 41% da inflação no Brasil. Nós entendemos que a insegurança desses tempos exigem que nós sejamos mais cautelosos com nosso dinheiro, até por questões de sobrevivência.

Mas, qual é a linha tênue entre a cautela e a avareza? A seguir, descubra se é pecado guardar dinheiro na bíblia.

É pecado guardar dinheiro? Devemos tomar cuidado para que o dinheiro não nos afaste de Deus. | Freepik.

É pecado guardar dinheiro?

Segundo a palavra de Deus, uma pessoa que vive acumulando bens materiais, é uma pessoa avarenta e a Bíblia diz que a avareza é um dos sete pecados capitais. 

Mas, então, em tempos como esse, como deve ser a nossa relação com o dinheiro? Em 1 Timóteo 6:8 diz: “Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes.”

Ao final do dia, devemos lembrar que, apesar de todos os males, enquanto tivermos comida na mesa e uma cama para dormir, teremos motivos para dar graças e, por isso, não devemos nos deixar levar pela ganância.

É pecado guardar dinheiro? Não é pecado guardar dinheiro, mas, às vezes o apego ao dinheiro nos faz esquecer do principal propósito da nossa existência, que é estar em comunhão com Deus.

Guardar dinheiro é pecado? Guardar dinheiro não é pecado se tiver propósito. | Freepik.

O  que a Bíblia fala sobre guardar dinheiro

Jesus, no Sermão da Montanha, alertou os discípulos quanto ao pecado da avareza: “Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou odiará a um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e ao dinheiro”.

A avareza faz com que o dinheiro ocupe no coração um lugar que deveria pertencer a Deus, pois esse passa a nos guiar em todas as nossas ações e nossa vida passa a ser em função do acúmulo de bens materiais e não os bem materiais que estão em função de agregar a nossa vida.

Em Mateus versículo 19, 16-30, Jesus convida um jovem rico para seguir seus caminhos e a ele sobram duas opções: seguir a Deus ou permanecer com os seus bens materiais. 

Envolto ao dinheiro e a falsa crença de segurança que ele o oferece, o jovem rico dá as costas a Jesus e permanece com os seus bens.

É importante lembrar que, no final dos nossos dias não levaremos ouro, jóias e dinheiro, mas sim às boas lembranças de uma vida em plenitude com Deus. 

No Evangelho, Jesus diz: “não ajunteis tesouros aqui na terra, onde a traça corrói e onde os ladrões roubam”.

O dinheiro deve ser somente um meio: um meio de conseguir uma boa aposentadoria, um meio para termos uma vida confortável e um meio para nos alimentarmos e alimentarmos nossos filhos. Dinheiro e bens materiais não podem ser o nosso objetivo final e não podemos nos esquecer disso.

Ao adquirirmos o hábito de poupar em excesso estamos esquecendo de usufruir um dos meios que Deus nos deu: usufruir de uma vida plena. Enquanto isso, guardamos dinheiro para um amanhã eterno que nunca chegará.

Nós sabemos que, em tempos difíceis e em uma sociedade extremamente consumista, guardar dinheiro pode parecer uma virtude, mas se esse hábito estiver ausente de objetivos palpáveis, não estaremos aproveitando a vida. 

Em nenhum momento está escrito que é pecado guardar dinheiro na Bíblia. A mesma nunca disse que o dinheiro é um inimigo, pelo contrário, em 2,3 mil versículos que tratam de finanças a palavra de Deus diz que nós devemos administrar e fazer um bom uso do dinheiro.

A questão é: é pecado guardar dinheiro? Não, não é, guardar dinheiro é necessário para atingir nossas metas na terra e nosso maior objetivo nos céus, que é a comunhão com Deus. 

Ao nos questionarmos se é pecado guardar dinheiro, devemos lembrar que podemos guardar o dinheiro, mas com os objetivos, mencionados acima, em mente. 

Nossos bens podem ser usados para investir no nosso futuro e no da nossa família, ajudar aos mais necessitados e alimentar as obras de Deus.

Ao procurarmos a definição de economizar, encontramos seu sinônimo: não desperdiçar. Para você, o que é um desperdício? Sair para almoçar com a família em um final de semana? Ajudar um amigo? Doar para igreja?

Ao fazer o seu planejamento financeiro, após pagar as suas contas, pense: como eu posso investir de forma sábia esse dinheiro? O que eu posso fazer para que ele gere frutos prósperos na terra e nos céus?

Tenha em mente a seguinte passagem: “Duas coisas te peço; não mas negues, antes que eu morra: afasta de mim a falsidade e a mentira; não me dês nem a pobreza nem a riqueza; dá-me o pão que me for necessário; para não suceder que, estando eu farto, te negue e diga: quem é o Senhor? Ou que, empobrecido, venha a furtar e profane o nome de Deus” – Provérbios 30:7-9.

O antídoto para a avareza é a generosidade

Enquanto andarmos no caminho de Deus, nunca nos faltará o que comer e o que beber. Então, que tal pensarmos um pouco no nosso irmão? Somos seres sociais e vivemos em conjunto, portanto devemos parar de pensar somente em nós como um único indivíduo e usar os meios que Deus nos deu em prol de nossos irmãos. 

Afinal, se dinheiro é um meio para conseguir algo, por que não o usamos para garantir o bem estar de outras pessoas e não somente o nosso?

Ao se questionar se é pecado guardar dinheiro, lembre-se dessa passagem: “Lembrem-se: aquele que semeia pouco também colherá pouco, e aquele que semeia com fartura também colherá fartamente. 

Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria.” 2 Coríntios 9:6-7.

E então? Descobriu se é pecado guardar dinheiro? Agora que você viu como controlar as finanças, é a hora de colocar em prática os ensinamentos. E para ver dicas bíblicas sobre finanças, acesse o Cristão Rico e veja como multiplicar o seu dinheiro. Participe do Curso Intensivo de Gratuito de finanças bíblicas em https://cristaorico.com/evento