CristaoRico.com.br / Geracao de riqueza a luz da Biblia

Os mandamentos de jesus para controlar minha vida financeira

23 de outubro de 2022

Como controlar a minha vida financeira? Muitas pessoas têm dificuldade de se organizarem financeiramente. Em algumas de suas epístolas, o Apóstolo Paulo adverte de uma forma bem séria sobre um segredo para a área das finanças: Você não pode dever a ninguém coisa alguma. 

Partindo desse princípio, podemos entender que precisamos ter uma vida financeira saudável, controlada e sustentável. Pensando nisso, preparamos para você um conteúdo com dicas de como controlar a minha vida financeira. Se você está com problemas para se estabelecer financeiramente, você está no lugar certo.

como controlar a minha vida financeira
Como controlar a minha vida financeira: 7 dicas de como se organizar. | Foto: Pixabay.

Se tem uma situação triste, é chegar ao fim do mês e não ter mais recursos para fazer alguma coisa, isso porque o salário foi embora por inteiro e não houve nenhum investimento ou conquista significativa. Ninguém gosta de ter um orçamento apertado, não é mesmo?! 

A real questão é que vivemos num país onde não temos a cultura de aprender sobre educação financeira, o que torna as pessoas consumistas compulsivas muitas das vezes, sem fazer um orçamento, economizar ou realizar uma aplicação que pode gerar retornos futuros. 

Diversas pessoas acabam se adaptando com a situação de viverem apertadas sendo que de acordo com os ensinamentos da palavra de Deus, Jesus veio trazer vida em abundância (João 10. 10). 

O significado de abundante quer dizer algo superior ao necessário, que possui quantidade excessiva. Ou seja, a vontade clara do Senhor Deus é uma vida próspera para todos. Mas é necessário agir para ter suas finanças andando de forma equilibrada. 

Além da importância de mudar o comportamento, para alcançar melhores resultados em seu orçamento mensal. A organização financeira permite uma melhor condição de vida, te dá a possibilidade de fazer escolhas, de lugares para ir e passear, zerar as dívidas, além de tantos outros benefícios.

7 Dicas de como controlar minha vida financeira

Para você que deseja dar um basta nos problemas financeiros que possui, preparamos 7 dicas de como controlar minha vida financeira, usando dicas de especialistas com base em ensinamentos cristãos. 

Então, prepare o papel e a caneta, pois, a partir desse momento, você pode aprender como mudar sua realidade financeira. 

Confira!

como controlar a minha vida financeira
Como controlar a minha vida financeira? Coloque tudo na ponta do lápis para se organizar melhor. | Foto: Pixabay.

1- Identifique o que está acontecendo

O primeiro passo para saber como consertar sua vida financeira é identificar o que tem acontecido e gerado resultados insatisfatórios nela. Para isso é muito importante fazer uma lista onde conste o quanto entra em valores, e cada gasto de forma especificada. Identifique as pessoas a qual está devendo, o quanto de juros tem sido gerado em cada despesa. 

É muito importante esse primeiro passo, que tem como intuito identificar o que deu início a essa instabilidade financeira. A partir daí, já é possível começar uma melhor organização.

2- Estude sobre educação financeira

Após identificar o que está acontecendo e gerando gastos além do comum, é muito importante saber um pouco do que é educação financeira e como aplicar no seu dia a dia. Nas sagradas escrituras já diz que o povo sofre por que tem falta de conhecimento (Oséias 04. 06). 

Dessa forma, é possível entender que a falta de entendimento sobre como ter uma vida financeira estruturada pode levar muitas pessoas ao sofrimento e também a não se realizarem. 

Hoje em dia, ficou ainda mais fácil investir em estudo sobre estruturação financeira, com a disponibilidade de vídeos e artigos na internet, que ao serem colocados em prática resultam em uma reeducação financeira significativa.

3- Tenha metas a serem alcançadas

Depois de identificar e entender como funciona a educação financeira, uma maneira de controlar suas finanças é estabelecendo alvos a serem alcançadas na busca pela estabilidade das finanças. 

É importante deixar claro que as mudanças ocorrem de forma gradativa e atingir as metas não ocorre do dia para a noite, mas com persistência é possível chegar ao objetivo. 

Não guarde 50% do seu salário se, por acaso, você precisar desse valor para arcar com suas contas ou com um lazer familiar. A administração das finanças é alcançada com o tempo, economize pouco a pouco até chegar ao nível que deseja.

4- Identifique o que pode ser cortado

Apesar de saber que é necessário não se privar de certos investimentos, análise o que pode ser cortado. Há muitos gastos supérfluos que podem ser evitados com intuito de economizar no orçamento mensal. 

Após fazer a listagem de gastos mensais fica ainda mais fácil de saber o que cortar e o que pode ser reduzido em seu orçamento. Como a santa palavra diz em Isaías 55. 02, entendemos que não devemos gastar com aquilo que não é pão, trazendo isso para a realidade, não podemos usar nosso dinheiro com aquilo que realmente não é necessário. Sendo assim, reduzir o que não é relevante é fundamental.

5 – Não acumule dívidas, quite elas

Outra questão que deve ser verificada, é referente às dívidas que, muitas vezes, atrapalham. E um segredo é: não acumule elas. Segundo especialistas, quanto maior se tornam as dívidas, mais difícil elas são de serem quitadas. 

Pode ocorrer de por algum motivo você não conseguir arcar com algum custo ou compromisso, mas mesmo em casos como esse é preciso procurar o credor em busca de formalizar ocorrido e assim dar uma satisfação pelo atraso. 

O fato de demonstrar interesse em quitar a pendência pode resultar em melhores negociações que irão beneficiar tanto você como o credor. 

6 – Tenha um controle de entradas e saídas

Para você que está pensando em como controlar minha vida financeira, uma ótima dica também é ter uma planilha de controle daquilo que entre de saldo e saí de suas finanças. Dentro dessa listagem de entradas e saídas, identifique o que são os gastos fixos e o que são os variáveis. 

Com eles em mãos, é possível ver o que pode ser alterado com falado acima, além de identificar o que passar em suas mãos todos os meses. 

Após ter esse controle em mãos, e já ter cortado o que está sobrando de suas despesas mensais, uma boa dica é procurar uma renda extra para poder complementar no orçamento mensal.

7 – Tenha um planejamento financeiro

Nessa última dica, não poderíamos deixar de falar sobre a importância de ter um planejamento financeiro de qualidade. Um modelo muito conhecido e recomendado por especialistas é a regra do 50 35 15. Esse modelo serve para nortear a divisão de seu dinheiro e no que será usado durante o mês. 

O foco é dividir o valor que recebeu para poder pagar suas contas, ter lazer e criar uma reserva de emergência.

Em números a ideia se apresenta dessa forma: 50% do salário é investido em gastos essenciais (pagar contas, estudos, etc), 35% em lazer (passeios, viagens, etc) e 15% serve para ser feito investimentos e aplicações. Lembrando que é apenas um modelo, podendo ser ajustado de acordo com a realidade de cada um.

administração das finanças
Como controlar a minha vida financeira? Tenha planejamento financeiro para evitar problemas. | Foto: Pixabay.

Para você que tinha dúvidas de “como controlar a minha vida financeira”, esperamos que esse artigo tenha aberto seu entendimento e te ajude a organizar corretamente suas finanças. Clique aqui e acesse nosso site para maiores informações sobre esse e demais assuntos relacionados à vida financeira do cristão.