CristaoRico.com.br / Geracao de riqueza a luz da Biblia

Saiba o que a bíblia fala sobre emprestar dinheiro

26 de julho de 2022

O empréstimo de dinheiro é uma atividade bastante popular, principalmente no cenário brasileiro. Porém, quando falamos sobre a moral cristã, a forma como se empresta esse dinheiro é bastante discutível e, nesse sentido, algumas perguntas sobre isso são levantadas. Por isso, é importante saber o que a bíblia fala sobre emprestar dinheiro, para saber qual caminho tomar. 

Existem várias formas de realizar a prática de emprestar dinheiro: por meio de agiotagem; através de empréstimos informais entre amigos, conhecidos e familiares; e a partir de uma atividade comercial pensada especialmente para emprestar dinheiro e gerar lucro em cima disso.

A Bíblia fala sobre todos esses tipos de empréstimo e é necessário saber o que ela fala sobre emprestar dinheiro em cada caso para, então, executar a ação de forma consciente.

Os mandamentos da Bíblia sobre emprestar dinheiro vem por meio de versículos que estão inseridos ali em um contexto específico, dessa forma, as mensagens passadas precisam ser analisadas e interpretadas para que não haja nenhum problema de comunicação e interpretação. 

Assim, se houver dúvidas se um direcionamento da Bíblia incentiva ou proíbe o que você faz, é relevante a procura de um cristão mais experiente, que conheça os ensinamentos da Bíblia e que você confie em sua índole para lhe explicar o que ela fala sobre emprestar dinheiro e lhe indicar o melhor caminho a ser seguido.

Esse auxílio de um guia cristão se torna ainda mais importante quando entendemos que esse é um assunto cheio de nuances e que exige bastante percepção e interpretação tanto da atividade que será executada quanto do que a Bíblia fala sobre emprestar dinheiro.

Por isso, nós do Cristão Rico podemos te ajudar!

O empréstimo de dinheiro é pecado? Saiba o que a bíblia diz sobre. | Foto: Freepik.

O que a bíblia fala sobre emprestar dinheiro?

Antes de entrar realmente no que a Bíblia fala sobre emprestar dinheiro, é válido fazer uma reflexão sobre as suas intenções com essa atividade e se ela condiz com a moral e com a índole cristã, ou seja, para qual finalidade o dinheiro será usado. Isso porque muitos dos ensinamentos cristãos buscam fazer com que as pessoas sejam bondosas, humildes e não caiam na ganância, assim, a auto reflexão pode ser uma boa atividade para se fazer nesses casos.

As mensagens e os caminhos trazidos pelo o que a Bíblia fala sobre emprestar dinheiro são muitos e precisam de certa interpretação para, então, serem aplicados no empréstimo em si. 

O que a Bíblia fala sobre emprestar dinheiro em Êxodo, Deuteronômio, Levíticos, Neemias, Provérbios, Lucas, Mateus, Ezequiel e outros deixam bem claro que o empréstimo de dinheiro entre amigos, conhecidos e parentes, caso eles estejam necessitados, deve ser feito de todo o coração, sem cobrança de juros e é ainda melhor se nesses casos for feito uma doação.

A Bíblia, portanto, refere-se a essas pessoas como “aos nossos” e ela fala que emprestar dinheiro aos nossos, se esse empréstimo for com cobrança de juros, pode ser considerado uma forma de extorsão e é um ato de ganância. Mas a Bíblia deixa claro que a vida de um homem não consiste na quantidade de bens que ele tem.

Agora, após saber o que a Bíblia fala sobre emprestar dinheiro, chegou a hora de compreender o que a Bíblia fala sobre emprestar dinheiro a juros. Primeiramente, é importante mencionar novamente que é sempre necessário avaliar quais são as intenções com essa atividade. 

O empréstimo com juros pode ser dividido, de forma geral, em duas categorias: por meio de agiotagem e a partir de atividade empresarial que pensa apenas no lucro do empréstimo. 

O que a Bíblia fala sobre emprestar dinheiro na situação de agiotagem é bem simples: não pode. A razão da proibição também é bem clara e fácil de ser compreendida, uma vez que a agiotagem é uma atividade ilegal que conta com pessoas que batem, matam e chantageiam para que as pessoas as paguem com juros de forma completamente absurda e abusiva. Ou seja, vão totalmente contra o que ensina a doutrina cristã.

Já o que a Bíblia fala sobre emprestar dinheiro, caso você tenha uma empresa legal de empréstimo, é bem diferente, mesmo que ainda tenha algumas exceções. O que acontece é simples: é legítimo que você trabalhe e ganhe lucro por ele, assim, a empresa de empréstimo é uma forma de trabalho que pode gerar a sua renda mensal.

Entretanto, o que a Bíblia fala sobre emprestar dinheiro tem uma interpretação que deixa claro que essa empresa de empréstimo não pode cobrar juros abusivos e tirar vantagem das pessoas que estão pegando dinheiro emprestado.

Essa é uma virtude que precisa de ainda mais atenção quando consideramos que muitas pessoas que pegam dinheiro emprestado são pessoas realmente necessitadas e que precisam de uma ajuda imediata, assim, é importante não tirar nenhuma vantagem delas.

De todas as formas, a Bíblia deixa claro que é muito importante prestar atenção nas atividades que relacionam o dinheiro, pois elas podem ser perigosas, ou seja, podem instigar a ganância e o amor ao dinheiro. A Bíblia deixa bem claro que Jesus é o dono de todo o ouro do mundo e que dinheiro não compra terreno no céu, por isso é muito importante não deixar seu caminho ser desviado por promessas de rios de dinheiro, pois ele não te edifica.

Outros versículos da Bíblia como Provérbios, Deuteronômio, Hebreus, Salmos, Mateus, Timóteo, Lucas, Eclesiastes, Jó e outros também garantem que se você caminhar nos caminhos cristãos, sem se desviar dos ensinamentos e com muita oração, os seus pedidos (que podem sim ser financeiros) serão escutados e a sua administração financeira será muito melhor.

Assim, caso você tenha uma empresa de empréstimo de dinheiro, não desvie do seu objetivo e tente também inserir nela missões de caridade, dessa maneira, seu negócio será muito mais próspero e você colherá todos os frutos de sua caminhada.

Para saber mais sobre o que a Bíblia fala sobre emprestar dinheiro e sobre outros assuntos financeiros, não deixe de acessar o Cristão Rico. Neste portal você encontrará a melhor forma de cuidar e prosperar aquilo que Deus te deu e confiou em ti para que você cuide da melhor forma possível, sem se desviar dos caminhos cristãos.