Entenda como alcançar a prosperidade financeira
21 de outubro de 2022
Não é novidade que no Brasil as pessoas têm muitos problemas para falar sobre dinheiro e, consequentemente, não sabem lidar facilmente com a vida financeira e não conseguem alcançar a prosperidade financeira. Você, com certeza, já deve ter ouvido inúmeras vezes sobre a relevância de organizar o orçamento e planejar a vida financeira, mas na realidade evita o assunto.
O grande obstáculo para alcançar a prosperidade financeira é que na relação com o dinheiro, carregamos muito da nossa cultura, educação familiar e aspectos emocionais.
Isso serve para comprovar que dinheiro não é apenas matemática, pois a dificuldade que trazemos para conseguir lidar com as finanças particulares tem como origem nossas crenças e pensamentos limitantes que escutamos no decorrer da vida e nos impossibilitam de alterar hábitos e tomar diferentes atitudes para aprimorar nosso modo de lidar com a vida no âmbito financeiro.
Você já ouviu algumas dessas frases?
- “Planejamento financeiro é só para aqueles que têm muito dinheiro!”;
- “Controlar o orçamento é ter que fazer muitos sacrifícios!”;
- “Só se vive uma vez, então tem que aproveitar”.
Tenho certeza que sim! Por essa razão, falar em planejamento, organização e prosperidade financeira é um grande tabu dentro da nossa sociedade. As pessoas esquivam-se do assunto porque acham complicado e a maioria desiste mesmo antes de dar início ao processo. Identificar e quebrar as crenças e os pensamentos restritivos que você tem sobre dinheiro é uma forma válida para manter uma vida de prosperidade financeira.
Você vai acabar descobrindo que se organizar financeiramente não é parar de gastar, e sim, gastar de uma forma mais objetiva o dinheiro que você recebe com seu salário suado.
E para começar essa jornada em busca da prosperidade financeira, o primeiro passo está relacionado com o orçamento financeiro que é algo relativamente simples e fácil de colocar em prática no seu cotidiano.
Saiba quanto você ganha
Não há como saber se você está gastando mais do que deve se não faz ideia do quanto ganha. Saber ao certo qual o seu salário líquido é a primeira etapa para iniciar essa organização. Adicione também ao seu salário todas as vantagens que você recebe, como vale-refeição, alimentação e o dinheiro de algum bico que você acaba fazendo aos fins de semana.
Registre esse valor
O valor anotado é o montante que você terá para administrar durante o mês inteiro.
E para aqueles que não têm salário fixo? Quando a renda apresenta variação no decorrer dos meses, é necessário realizar uma média do ganho anual dividindo o valor total por 12 (um ano tem 12 meses).
O indicado é utilizar 70% do valor que você recebeu como renda mensal. Desse modo, se tiver um mês em que você ganhou menos, você não corre a chance de acabar fechando no vermelho, e já estará entrando nos trilhos para a prosperidade financeira.
Anote os seus gastos
Não tem como gerenciar o que você não sabe e deixar as contas só na mente é pedir para perder o controle e nunca alcançar de fato a prosperidade financeira.
A melhor maneira de conhecer seus gastos é anotando em uma lista todos eles, sem exceção.
No começo, você pode até usar um caderno para ficar mais simples e, com o decorrer do tempo, passe a usar um aplicativo de organização financeira ou uma planilha. Escolha o que for mais prático para você.
Registre todos os gastos no mesmo dia em que você os gasta. Deixar para o próximo dia ou para outra hora é dar chance para você não se lembrar. E os gastos de baixos valores que você acha que não são relevantes, no total , podem acabar gerando um buraco enorme no seu bolso. Portanto, enquanto você está desenvolvendo o hábito da organização financeira, registre todos!
Acompanhe!
Agora é só reduzir do valor da renda o total de gastos e acompanhar cada pagamento ou novo gasto que executar. Ter essa aplicação e determinação vai te ajudar a se manter atualizado sobre quanto já foi gasto no mês, se ainda sobrou algo ou se você corre o risco de estourar o orçamento e acabar fechando o mês no vermelho.
Poupe sempre
Independente do quanto você ganha, sempre é possível economizar. É importante que esse pensamento esteja bem lúcido em sua memória, visto que é desse jeito que a engrenagem da prosperidade financeira começa a fazer efeito.
Assim que ganhar o seu salário, reserve imediatamente uma parcela. Essa quantidade deve ser poupada todos os meses, com o objetivo de ajudar a construir o patrimônio e alcançar a prosperidade financeira.
Se a sua situação ainda não é totalmente favorável a ponto de você conseguir poupar, comece economizando pouco. No entanto, crie esse hábito o quanto antes para assegurar um ótimo desempenho.
Por fim, é importante lembrar que para gerar e atrair prosperidade financeira é fundamental ter paciência, foco e dedicação.
Versículos com explicação
Veja, abaixo, versículos sobre prosperidade financeira:
Deixe a preguiça de lado – Pv 6:6-11
“Vai ter com a formiga, ó preguiçoso…trabalham durante o verão, ajuntando provisão para o inverno.”
De acordo com o dicionário, a preguiça é aversão ao trabalho, e pode ser interpretada ainda como negligência, morosidade.
Se você deseja por uma vida próspera, deixar a preguiça de lado precisa ser a primeira etapa para esse processo.
Em nossas vidas precisamos trabalhar durante a juventude, enquanto ainda temos energia e vigor, sempre almejando a longevidade. Pensando na nossa independência e prosperidade financeira, de modo a construir uma aposentadoria sustentável.
Gaste menos do que ganha – Pv 21:20
“O sábio economiza e tem sempre bastante comida e dinheiro em sua casa, mas o tolo gasta todo o seu dinheiro assim que o recebe.”
Gastar menos do que ganha é uma determinação indispensável na vida de todos. Apesar das pessoas parecerem saber disso, não colocam em prática de forma eficaz.
É importante ter um controle financeiro eficiente. Controlar os gastos, consumir de modo consciente e viver sempre um patamar abaixo do seu padrão de vida habitual.
Evite as dívidas – Pv 22:7
“O rico domina sobre os pobres e o que toma emprestado é servo do que empresta.”
Quando fazemos um empréstimo, ficamos em situação de dívida com alguém. Seja com um banco, uma financeira, uma loja ou até mesmo um ente querido. E, muitas vezes, nos tornamos prisioneiros dos nossos credores.
Ficando às custas de juros altos, em algumas situações até abusivos. Além de passarmos por situações de constrangimento quando não somos capazes de honrar e nosso CPF é negativado ou, ainda pior, quando um amigo ou familiar acaba nos expondo porque estamos em devendo. Assim sendo, pense mais de uma vez antes de fazer uma dívida.
Poupe e invista regularmente – Pv 13:11
“O dinheiro ganho às pressas diminuirá, mas quem o ajunta aos poucos terá cada vez mais.”
Não adianta nada o imediatismo quando o assunto em pauta é fazer o dinheiro render. Muitas juras de dinheiro fácil e rápido acabam causando sérios prejuízos. Por esse motivo, o certo a fazer é economizar todos os dias para poder investir com frequência.
Trabalhe com dedicação – Pv 22:29
“Você conhece alguém que faz seu trabalho com cuidado e perfeição? Em pouco tempo seu valor será reconhecido e ele será chamado para trabalhar para o rei.”
Não é novidade afirmar que o trabalho dignifica o homem. E é através dele que alcançamos nossos sonhos e objetivos. No entanto, quando prezamos e temos zelo, esforço e dedicação com o nosso trabalho conseguimos colher bons frutos e o reconhecimento finalmente vem.
Invista em conhecimento – Pv 18:15
“A mente do homem sábio está sempre aberta para receber o conhecimento e seu ouvido aberto para ouvir novas ideias.”
Nunca deixe de aprender. Busque sempre por conhecimento. Estude. Eduque-se financeiramente.
Seja Generoso – Pv 11:25
“Sim, a pessoa generosa terá sempre mais e mais; ela receberá de volta todo o bem que fez a outros.”
Não adianta nada ser bem sucedido financeiramente, ter prosperidade financeira, patrimônio e fatura, bons investimentos e não ser generoso com as pessoas ao seu redor.
A generosidade é a qualidade de quem ama dar e doar. Pessoas generosas são aquelas que refletem o amor de Deus!
Ensinamentos da Bíblia sobre a verdadeira prosperidade
Depois de vermos os salmos prosperidade financeira, vamos ver o que a Bíblia diz sobre a verdadeira prosperidade.
A Bíblia afirma que aqueles que amam Deus serão prósperos. Mas a prosperidade da Bíblia é distinta da prosperidade do mundo. Prosperidade bíblica não é ser dono de muito dinheiro, propriedades, um carro caro, um negócio de sucesso ou fama, a prosperidade que Deus oferece é muito melhor!
As verdadeiras prosperidades do cristão são:
Bênçãos Espirituais
As grandes bênçãos são as espirituais. Em Jesus você tem a vida eterna que nunca será interrompida! E essa vida no céu será repleta de alegria, sem nenhuma dor e nem sofrimento.
Cheio do Espírito Santo
Você pode ter sempre mais de Deus em você! Por meio do Espírito Santo, você pode conhecer Deus e ter e manter um relacionamento cada vez mais íntimo e particular com Ele.
Abundância de graça e de paz
O perdão e o amor de Deus são ilimitados. A paz de Deus é uma paz rara e valiosa, que vem para sua vida quando você finalmente conhece a graça de Deus.
Rico em generosidade
O mundo afirma que a felicidade está em acumular riqueza e patrimônios. A Bíblia diz que a felicidade está em dividir e partilhar! Quando você dá, você investe e propaga o amor. A prosperidade financeira é apenas consequência do seu trabalho e generosidade.
As riquezas de Deus são eternas! Você não poderá levar seu dinheiro para o reino do Senhor. Mas você pode levar seu amor, sua alegria e sua paz, que são as verdadeiras riquezas.
Como o Cristão Rico pode te ajudar nesse processo?
O Cristão Rico foi lançado no ano de 2012 e atualmente tem um curso com 28 aulas que é de graça.
O objetivo desse blog é levar às pessoas conhecimentos sobre educação financeira e empreendedorismo à luz da Bíblia.
O Cristão Rico acredita que a prosperidade é um caminho importante para impulsionarmos os propósitos de Deus na terra. Além disso, o blog tem o intuito de desmistificar a falsa ideia de que um rico jamais entrará no reino dos céus. Ou ainda, de que o dinheiro é a raiz de todos os males.
A missão do blog é levar apoio para as pessoas que estão em busca de uma educação financeira e empreendedora. Há uma crença comum no blog de que todos foram feitos por Deus para utilizar e multiplicar nossos talentos para a honra e glória dEle.
Se você possui talentos empreendedores, ou tem o desejo de lidar com as suas despesas e finanças de modo mais alinhado com a palavra de Deus, não deixe de acompanhar o Cristão Rico.
Os idealizadores do blog esperam que os novos seguidores da página, se incentivem e se inspirem para realmente fazer a diferença nesse mundo cheio de miséria, pobreza e destruição espiritual. O Cristão Rico tem o anseio de impactar o mundo positivamente por meio de seus conhecimentos, habilidades e riquezas.
O blog não se limita a somente dar o peixe que as pessoas precisam e sim ensinar as pessoas a pescar.
O Cristão Rico é um canal de luz e prosperidade para o planeta!
Seja um Cristão Rico e faça parte dessa causa! Afinal, com a aprovação de Deus, o blog com certeza te ajudará a alcançar a prosperidade financeira!