CristaoRico.com.br / Geracao de riqueza a luz da Biblia

Aprenda qual o seu perfil financeiro

20 de outubro de 2022

Conceituar e entender o que é um perfil financeiro, é o primeiro passo para que você possa controlar sua vida financeira. 

Compreendendo o seu perfil financeiro, é possível traçar estratégias mais assertivas para conquistar a sua saúde financeira.

perfil financeiro
Saiba mais sobre o que é perfil financeiro. | Foto: Freepik.

Perfil financeiro: entenda o que é e descubra qual é o seu tipo

Existem diferentes tipos e perfis financeiros em que você pode se encaixar, por isso, nesse artigo vamos te ajudar a entender quais são esses perfis e em qual deles você se enquadra atualmente. 

O que é perfil financeiro

O conceito de perfil financeiro é uma combinação do comportamento junto às características de uma pessoa. 

O perfil financeiro não é algo tão pragmático, então pode ser que você atualmente se enquadre entre um e outro e que você varie entre os diferentes perfis durante a sua vida. 

A análise de perfil financeiro é uma análise de momento.

O seu perfil financeiro se mostra nas decisões que você toma diariamente e na forma como você lida com seu dinheiro. 

Existem aquelas pessoas que são mais gastonas, ou aquelas que se mostram menos maleáveis e pessoas que são péssimas nas horas de tomar suas decisões financeiras. 

Os perfis financeiros são conceituados em 5 grupos primários. Entendendo em qual deles você se enquadra, é possível encontrar os meios mais efetivos de alcançar sua independência e sua saúde financeira. 

Os 5 perfis financeiros são:

  • Devedor;
  • Gastador;
  • Desligado;
  • Poupador;
  • Investidor.

Esses grupos são conceituados de acordo com características específicas para cada um deles e aqui vamos te apresentar cada um deles para que você possa entender melhor o seu perfil. 

Perfil devedor

As pessoas que se enquadram nesse perfil costumam não ter um planejamento financeiro e sempre acabam complicadas no final do mês. 

Essas pessoas gastam muito dinheiro com coisas desnecessárias, têm perfil mais imediatista, pensam só no agora e não se preparam para o futuro. 

Essas pessoas gastam mais do que recebem e sempre acabam endividadas. 

Os devedores sempre acabam recorrendo a familiares para pegar um dinheiro emprestado ou vão aos bancos e fazem empréstimos com taxas de juros altíssimas. 

As finanças dos devedores são uma bola de neve, as dívidas estão sempre crescendo e a pessoa entra cada vez mais em desespero. 

O devedor chega em um momento em que não consegue bancar suas despesas mensais e muito menos se preparar para planos futuros ou estar pronto para uma emergência.

Perfil gastador

Os gastadores se assemelham bastante aos devedores quando falamos sobre planejamento para o futuro. 

A diferença é que o gastador gasta bastante, mas não gasta mais do que ganha, assim ele não faz dívidas e não acaba recorrendo a empréstimos. 

O gastador está sempre apertado nas contas pois gasta tudo que recebe e não consegue se planejar para o futuro ou situações de emergência. 

Os gastadores têm muitos gastos supérfluos que poderiam ser cortados ou compras por impulso que deviam ser evitadas.

Essas pessoas não possuem dívidas, mas também não conseguem construir um patrimônio.

Perfil desligado 

As pessoas com perfil desligado são aquelas que não tem muito zelo ao dinheiro. 

Pessoas desse perfil não costumam se endividar e por vezes pode até mesmo sobrar algum dinheiro em conta e ela acaba por nem perceber. 

As pessoas com perfil desligado não têm um grande controle de suas finanças e não guardam dinheiro ou se interessam por investir seus ganhos. 

Essas pessoas não conseguem acumular capital ao longo da vida e vivem bem com os ganhos fixos mensais, por mais que em algumas vezes o orçamento pode ficar apertado, principalmente naquele final de mês. 

Essas pessoas não pensam muito quanto vão gastar ou quanto podem economizar. 

Perfil poupador

Os poupadores têm o hábito de guardar uma parte de seu dinheiro e não costumam ter uma grande ambição de enriquecer. 

As pessoas desse perfil poupador gostam de calcular bem seus gastos e economizar sempre que possível, muitas vezes acabam levando uma vida mais simples, projetando um futuro melhor. 

Os poupadores pensam muito no futuro e agem de maneira mais calculista. Por muitas vezes passam a visão de mão de vaca para as outras pessoas.

O dinheiro economizado é investido em aplicações com perfil mais conservador, poupadores não gostam de correr riscos. E muitas vezes nem mesmo conhecem outros investimentos mais arrojados, gostam muito da ideia de uma reserva de emergência. 

Perfil Investidor

Os investidores são aqueles que realmente sabem sobre suas finanças e planejam bem seus gastos e investimentos para curto, médio e longo prazo. 

Essas pessoas estão sempre aprendendo mais sobre finanças e investimentos e procurando sempre o melhor caminho para multiplicar seu dinheiro. Além disso, costumam acumular um bom capital e adquirir mais bens durante a vida. 

Os investidores são disciplinados sempre e planejados, a realidade não costuma fugir muito do que foi traçado em seus planos. 

As pessoas com esse perfil são mais arrojadas em seus investimentos, têm menor medo de arriscar, pois sempre estudam e sabem o que estão fazendo com seu dinheiro. 

Investidores pensam sempre no futuro e alcançam uma estabilidade financeira mais cedo, têm em sua mente o lema de que o dinheiro deve trabalhar para eles. 

Como saber meu perfil financeiro

Identificar seu perfil é o primeiro passo para que você alcance sua liberdade e estabilidade financeira. 

Agora que você já conhece os perfis financeiros, faça uma autoanálise de seu comportamento com o seu dinheiro e como são seus gastos, como se dá sua relação com o dinheiro. 

Estude seus gastos, cheque a fatura do cartão, o seu extrato bancário, analise as compras que tem feito. 

Já ficou claro que a meta de qualquer um deve ser chegar ao perfil investidor. Para isso, comece imaginando como você deseja seu futuro. 

Comece a aplicar e investir seu dinheiro, estude sobre finanças pessoais e vá se aprimorando constantemente. Seja disciplinado, crie e siga o seu planejamento, não saia da linha. 

Por mais que você tenha que abdicar de pequenas coisas em alguns momentos, você verá que no futuro, quando você tiver conquistado sua estabilidade financeira, conquistados seus bens, acumulado seu capital e estiver vivendo uma vida com muito mais qualidade em menos tempo, terá valido a pena. 

Para saber mais sobre perfil financeiro, acesse o blog do Cristão Rico e entenda mais sobre educação financeira e empreendedorismo à luz da Bíblia.