CristaoRico.com.br / Geracao de riqueza a luz da Biblia

Saiba como poupar dinheiro com princípios da mordomia cristã

21 de outubro de 2022

A mordomia cristã é um dos focos da filosofia cristã para lidar com bens que Deus cede ao indivíduo. Esse princípio é bastante conhecido. Entender como cuidar de sua renda em cima das parábolas é bastante positivo e pode ser um dos passos de uma proximidade com o senhor, uma das formas é sabendo como poupar dinheiro.

Apresentamos neste artigo o conceito básico da mordomia cristã e de outras parábolas da bíblia para saber como controlar gastos e poupar dinheiro, cuidando de seu salário e ganhos financeiros.

como poupar dinheiro
Entenda como poupar dinheiro todo mês utilizando princípios da mordomia cristã. | Foto: Unsplash.

A importância da mordomia cristã

Como já citado, esse é o conceito da bíblia, que vale tanto para bens espirituais quanto para bens materiais. Na letra da Bíblia somos considerados mordomos de Deus nesse quesito. Então, precisamos adentrar em alguns conceitos e entender como poupar dinheiro.

O mordomo é quem resumidamente fica com a responsabilidade de cuidar das propriedades de alguém. A palavra vem do latim “major domo” que significa traduzindo livremente “administrador da casa”. Então, esse é um dos ofícios mais nobres que alguém pode ter. Esse ofício aparece algumas vezes na Bíblia, tanto no velho quanto no Novo testamento.

No velho testamento, existem dois exemplos citados, o primeiro é o de Eliezer, que foi mordomo de Abraão e cuidava de todas as suas posses. Além disso, posteriormente teve o caso de José, filho de Jacó, que ao longo de sua trajetória até governar o Egito, cuidou das posses de Potifar. 

Já no Novo Testamento, essa função de mordomo é sempre trazida em forma metafórica, buscando  dar ensinamentos aos cristãos sobre como devem agir e até usar para definir como poupar dinheiro.

Para Deus, somos os mordomos das propriedades dele, pois é o criador e possuidor do céu e da terra, e somos os responsáveis por zelar por suas criações. Entretanto, o homem foi, ao longo de alguns trechos da história da Bíblia, negligente com o fruto da criação divina que é a terra.

Por ter sido incumbida essa missão, o ser humano precisa ter atenção como a mordomia cristã, para que siga o que foi renovado com a chegada de Jesus na Terra, reafirmando essa missão que nos foi dada pelo próprio senhor. Dentro do processo de mordomia cristã, devemos aprender a como poupar dinheiro, além de como controlar gastos e poupar dinheiro.

Como poupar dinheiro com os princípios da mordomia cristã?

Agora que você já sabe ou relembrou o que é a mordomia cristã, você pode aprender como poupar dinheiro usando esses preceitos. Entendendo primeiro para administrar seu salário. Existe uma ordem de prioridade que o cristão deve seguir para depois iniciar o processo de como poupar dinheiro por mês.

A primeira coisa que um cristão deve fazer é doar e contribuir para as obras de Deus, o quanto puder sem atrapalhar as suas contas e dívidas. Porém, isso precisa ser sua primeira ação. Já que demonstra que você prioriza e honra Deus em seus projetos financeiros.

Para entender como poupar dinheiro  seguindo a mordomia cristã, é preciso planejamento. Por mais que suas rendas a  princípio você pode rever seus gastos. Sabemos que muitas vezes o dinheiro não é o suficiente para suas famílias. Mas não podemos ser hipócritas e negar que a maioria das pessoas gasta tudo que recebe.

Por fim, para entender como poupar dinheiro guiado pela mordomia cristã, é necessário levar em consideração que o contexto econômico é bem diferente da bíblia. Naquela época o foco era produção na terra e no escambo.

Em seguida, o segundo passo no processo de como poupar dinheiro é separar a quantia destinada para poupar e investir  Isso deve ser a segunda ação na  lista de prioridade do que fazer com seu salário. Tendo em vista que, entendendo como poupar dinheiro e investir, você está buscando alcançar as metas de longo prazo.

Como diz o velho ditado, aquilo que não é priorizado não é realizado. Por isso, você precisa iniciar o processo de como poupar dinheiro investindo certo para depois começar a gastar com contas essenciais e outras coisas como lazer e  outras coisas. Lembrando sempre que o lazer não é dispensável e nem um luxo, é uma necessidade que todos temos

Também existe a possibilidade de usar parábolas de Jesus e da bíblia como um todo para entender como poupar dinheiro. As parábolas contam muito sobre as questões da época em que a bíblia foi escrita, mas também traz lições e ensinamentos para todo cristão. A parábola dos talentos, por exemplo, pode ser usada para isso.

Nesta parábola, presente no evangelho de Mateus, um homem com muitas posses iria sair para uma viagem. Por isso, deixou três servos seus responsáveis por uma quantidade específica de talentos, que era a unidade monetária da época, e ver como poupar o dinheiro.

O primeiro servo recebeu cinco talentos, logo investiu e conseguiu mais cinco com a mordomia das posses do homem. O segundo recebeu apenas dois talentos, investiu e transformou em quatro, o dobro também. Já o último, pegou o talento e não quis saber como poupar dinheiro, enterrou a moeda e escondeu de seu senhor.  

Ao chegar da viagem, o proprietário perguntou para cada mordomo o que haviam feito com os talentos recebidos. O primeiro demonstrou que transformou cinco em dez, e o dono de terra lhe disse “já que foste fiel no pouco lhe confiarei no muito” e levou o servo para o resto da vida

O mesmo aconteceu com o que transformou dois em quatro, foi elogiado e seguiu com o senhor. Já o último, que apenas guardou o que o senhor já tinha, foi rejeitado “Servo mau e preguiçoso! Se sabias que ceifo onde não semeei e que recolho onde não joeirei, devias, então, ter entregado o meu dinheiro aos banqueiros e, ao meu retorno, teria recebido o que é meu com juros”

Em suma, a lição dessa parábola é que o medo e a insegurança fazem as pessoas perderem oportunidades únicas de planejamento a médio e longo prazo. Por isso, entender como poupar dinheiro é tão importante na vida do cristão. Para te ajudar nessa missão, conheça o Cristão Rico, que vai te ensinar a poupar dinheiro da melhor maneira possível a você e sua família, de XYZ.