CristaoRico.com.br / Geracao de riqueza a luz da Biblia

5 dicas de finanças para empreendedores iniciantes

26 de outubro de 2022

Normalmente, ao começar um novo negócio o empreendedor possui a tendência de voltar seus olhos para o consumidor, o item ou serviços a serem ofertados ou ainda para assuntos legais, como registro do CNPJ, etc. Essas são pautas importantes que são dignas de maior atenção dos gestores, no entanto, juntamente com esses aspectos, há um fator que precisa ser levado em consideração: as finanças empresariais. Sim, o assunto de hoje é finanças para empreendedores ou contabilidade e finanças para empreendedores.

Se levarmos em conta que vários empreendedores têm muita dificuldade em gerenciar suas finanças e que uma boa gestão financeira será fundamental para o êxito do novo negócio, definimos aqui dar aqui algumas dicas de destaque que poderão ajudar você que acabou de começar sua empresa. 

Se você é um pequeno empreendedor, e estiver pensando que finanças para empreendedores não é um assunto importante, está completamente enganado. 

finanças para empreendedores
Começar um novo negócio não é fácil, mas com nossas dicas esse desafio pode se tornar menos complicado! | Foto: Freepik.

Melhores dicas de finanças para empreendedores

Confira quais são as dicas:

1. Calcule o seu investimento total

A primeira dica para finanças para empreendedores é: se você estiver iniciando um novo negócio, é relevante que saiba realmente qual foi o valor investido a princípio. 

Ter a noção dessa informação te ajudará a obter o cálculo de retorno do investimento, isto é, a partir da hora que os lucros adquiridos compensarão os valores que foram investidos, ou seja, aplicados. 

Todos os gastos devem ser levados em consideração: a compra dos equipamentos e da matéria prima, registro nos órgãos competentes, contratação de mão de obra, reformas realizadas no imóvel onde está instalada a empresa etc. 

Diante dessa realidade, o pequeno empreendedor poderá também definir metas de produção e vendas apropriadas.

2. Organize e controle as finanças para empreendedores

É fundamental que o empreendedor seja bem organizado e estabeleça o controle diário das finanças para empreendedores, por meio do fluxo de caixa. 

Elabore uma planilha onde poderá fazer o registro de todas as receitas e despesas que estão relacionadas ao negócio. Nenhum valor deve ser postergado. 

Crie relatórios diários, uma vez eles poderão ajudá-lo nessa organização. O registro realizado de modo organizado possibilita definir gastos desnecessários e diminuir os custos, sendo uma dica de finanças para empreendedores muito importante. 

finanças para empreendedores
Organizar as finanças é fundamental para o sucesso da sua empresa. | Foto: Freepik.

3. Defina o pró-labore

Pró-labore é a remuneração do trabalho realizado pelo sócio, gerente ou profissional. Ao definir o valor dessa retirada, o pequeno empreendedor não pode se esquecer de jeito nenhum de que o lucro que a empresa obteve deve ser computado de maneira correta, levando em consideração os gastos diretos e indiretos no período de tempo analisado. 

Além disso, o valor líquido deve ser encaminhado de forma correta, tendo em conta as obrigações futuras da corporação. Reserve ainda uma quantidade para aplicar na sofisticação dos seus processos, como tecnologias novas. 

Novos empreendedores precisam ter essa compreensão e estabelecer um valor fixo de pró-labore. Terá meses em que os lucros serão definitivamente maiores, no entanto, o excedente precisa ser poupado para ocasionais quedas nas vendas, o que é comum quando se está começando a lidar com finanças para empreendedores.

4. Finanças para empreendedores não são finanças pessoais

É necessário ter em mente que são sim diferentes e separar as duas coisas. Um erro muito popular que muitos novatos cometem é o fato de empreendedores lidarem com suas finanças pessoais juntamente com as finanças da empresa. 

Não transfira o dinheiro da empresa para o seu patrimônio particular. É evidente que a organização pessoal do administrador irá impactar de forma direta as finanças da empresa, mas as duas não podem se mesclar.

5. Não faça essa jornada sozinho

Quando o empreendedor é um indivíduo centralizador, ele apresenta a tendência de querer fazer, decidir e solucionar tudo sozinho. É importante ir atrás de ajuda externa. 

Uma adversidade inicial pode ser solucionada com um simples empréstimo junto às corporações financeiras, por exemplo, mas quem está envolvido de forma direta pode demorar a ter essa perspectiva. 

Conte com a ajuda de profissionais da área de contabilidade, por meio de uma consultoria ou de empresas especializadas na gestão financeira. Isso é muito importante para uma boa gestão das finanças para empreendedores. 

Ações não muito grandes são capazes de definir o futuro de sua empresa. Não fique perdendo tempo: confira o andamento das suas finanças empresariais e vá em busca da organização e do planejamento, que são aspectos fundamentais para o sucesso das finanças para empreendedores e, consequentemente, para a empresa. 

Como o Blog Cristão Rico pode ajudar você a lidar com finanças para empreendedores? (H2)

O Cristão Rico acredita que a prosperidade é um caminho importante para impulsionarmos os propósitos de Deus na terra. Além disso, o blog tem o intuito de desmistificar a falsa ideia de que um rico jamais entrará no reino dos céus. 

Ou ainda, de que o dinheiro é a raiz de todos os males. Mas fique tranquilo! O blog Cristão Rico irá te ajudar a lidar com finanças para empreendedores

A missão do blog é levar apoio para as pessoas que estão em busca de uma educação financeira e empreendedora. 

Há uma crença comum no blog de que todos foram feitos por Deus para utilizar e multiplicar nossos talentos para a honra e glória dEle. 

Se você possui talentos empreendedores, ou tem o desejo de lidar com as suas despesas e finanças de modo mais alinhado com a palavra de Deus, não deixe de acompanhar o Cristão Rico para aprender a enfrentar as finanças para empreendedores.  

Os idealizadores do blog esperam que os novos seguidores da página, se incentivem e se inspirem para realmente fazer a diferença nesse mundo cheio de miséria, pobreza e destruição espiritual. 

O Cristão Rico tem o anseio de impactar o mundo positivamente por meio de seus conhecimentos, habilidades e riquezas. 

O blog não se limita a somente dar o peixe que as pessoas precisam e sim ensinar as pessoas a pescar. Afinal, o assunto finanças para empreendedores é muito importante. 

finanças para empreendedores
O Blog Cristão Rico pode te ajudar com as finanças empresariais! | Foto: Freepik.

O Cristão Rico é um canal de luz e prosperidade para o planeta!

Seja um Cristão Rico e faça parte dessa causa!  Afinal, com a aprovação de Deus, o blog com certeza te ajudará a lidar melhor com as finanças para pequenos empreendedores!