CristaoRico.com.br / Geracao de riqueza a luz da Biblia

Entenda a importância de saber o seu orçamento familiar

20 de outubro de 2022

Pagar todas as contas da casa e sobrar um dinheirinho no fim do mês pode ser algo praticamente impossível para algumas famílias. Em contrapartida, com o devido planejamento financeiro do orçamento familiar, é possível manter o saldo bancário positivo. 

Esse planejamento financeiro possui o papel de organizar gastos, otimizar de modo personalizado o orçamento familiar, reduzir as despesas e te auxiliar a montar uma reserva para casos de emergência

De acordo com informações da Pesquisa de Orçamento Familiar (POF) 2017-2018, divulgados pelo IBGE na Revista Exame em 2019, as famílias brasileiras gastaram,aproximadamente, R$ 4.649,03 por mês em 2018. 

Desse montante, as despesas de consumo somaram  81% do orçamento familiar, enquanto os impostos resultaram em 11,7%.

Veja, abaixo, algumas dicas para montar o seu planejamento. Boa leitura!

orçamento familiar
O orçamento familiar é fundamental para o controle dos gastos da casa. | Foto: Freepik.

O que é orçamento familiar?

O orçamento familiar é uma dos principais mecanismos de controle financeiro, que possibilita ter uma visão mais transparente das receitas e despesas da casa. Com ele, você é capaz de equilibrar suas contas, alcançar objetivos financeiros e planejar o futuro de uma forma mais segura e tranquila.

Entenda porque você deve se preocupar com o Planejamento Financeiro Familiar

O planejamento financeiro familiar é um método estratégico que ajuda no controle das despesas. Com base em um bom plano, é possível equilibrar as contas, atenuar o orçamento familiar e planejar o futuro.

De modo geral, para efetuar um planejamento financeiro familiar eficaz, é fundamental anotar tudo que entra e sai da conta bancária, sem deixar passar nenhuma moeda, desde as despesas já sólidas e ficas como contas de energia e água, até o lazer, como passeios e idas a restaurantes.

Mas, por que isso é tão importante? A resposta é relativamente simples e direta: o planejamento e organização permitem visualizar com clareza para onde vai cada centavo do orçamento familiar. Assim, é mais fácil alcançar sonhos, objetivos e metas.

Isso sem levar em conta que um bom planejamento deixa bem lúcido se as contas estão em consonância com aquilo que recebem ou se será necessário cortar alguns gastos desnecessários para não passar por complicações financeiras.

Quem deve ser a pessoa responsável pelo Orçamento da Família?

Seria perfeito envolver todos os membros da família no planejamento financeiro familiar. Para tal, é necessário fazer com que todos participem, assim fica mais simples elaborar uma rotina.

Porém, várias pessoas tomando conta do mesmo plano podem acabar gerando confusão. Por esse motivo, o mais recomendado é identificar alguém a para ser o “líder”, de modo que os outros também participem da tomada de decisões e auxiliem a manter tudo dentro dos conformes. 

Qual a importância de definir metas e objetivos para o planejamento?

Já ouviu aquela famosa frase “uma meta sem um plano de ação não passa de um sonho”? Sem definir objetivos, o seu planejamento financeiro familiar não ficará completo e absolutamente ninguém vai se ater ao plano.

Se a família inteira não sabe onde quer chegar, fica complicado definir o caminho, correto? Nesse sentido, o melhor a se fazer é estabelecer objetivos e metas. Por exemplo, todos os membros da família querem viajar no final do ano. Para isso é necessário iniciar decidindo o destino, pesquisar os preços mais em conta de estadia e alimentação do lugar até finalmente chegar em um orçamento familiar.

Com ele nas mãos, chegou o momento de focar e ver quais gastos precisam ser cortados para economizar e realizar essa viagem. 

Essa prática pode ser feita com qualquer meta que a família queria alcançar. Desse modo, fica muito mais simples alcançar os objetivos.

5 passos para criar o Planejamento Financeiro Familiar

Veja, abaixo, cinco passos essenciais para elaborar um planejamento eficaz com a família.

 pesquisa de orçamento familiar
A educação financeira é muito importante para manter as finanças da casa saudáveis. | Foto: Freepik.

1. Anote todos os gastos

Todo planejamento se inicia por aqui. Ter a noção do quanto sua família gasta por mês é muito significativo para entender o que pode ser enxugado e quanto pode ser economizado.

Anote em uma lista os seguintes gastos:

  • Contas que chegam todos os meses com valor já definido: aluguel, condomínio, mensalidade de TV, serviço de streaming e Internet e mensalidade da escola e cursos dos filhos;
  • Gastos mensais sem custo fixo: conta de água, gás e energia e compras no supermercado;
  • Despesas variáveis: passeios, pedidos no delivery, restaurantes, compras no shopping e imprevistos (como conserto do carro, algum remédio ou alguma compra de emergência).

Para não se esquecer de nenhum gasto, dê uma olhada nos comprovantes de pagamento de contas e extrato bancário. Isso pode te ajudar a ativar a memória.

2. Anote todas as receitas

Receita é todo o montante que cai na sua conta bancária. Aqui entram os salários de todos os membros da família, incluindo todos os descontos, bônus e comissões, renda extra e até presentes. 

Se algum membro recebe vale alimentação e/ou vale transporte, anote também na lista, afinal de contas, é mais um tipo de receita, mesmo que o destino do dinheiro seja unilateral.

Saber com exatidão qual é a renda real de todos,  faz com que o planejamento financeiro familiar seja muito mais fácil. Além de ajudar na elaboração do orçamento familiar, que veremos abaixo.

3. Elabore um orçamento familiar

O orçamento familiar necessita seguir uma regra primordial: os gastos devem ser inferiores ao da renda mensal.

Se todos os membros já conseguiram encaixar as despesas, a próxima etapa é definir como utilizar o dinheiro que cada um ganha. Todos devem destinar uma quantidade para auxiliar na casa e outra que é destinada para a reserva.

4. Negocie com a família

O principal pilar de um bom planejamento de orçamento familiar é a conversa. Por esse motivo, caso seja preciso reduzir gastos, mantenha todos a par das escolhas da família. Definir sozinho o que é ou não importante pode ser a origem de discussões.

A ideia do planejamento de orçamento familiar é a coletividade, por esse motivo não deixe de negociar, conversar e explicar o motivo da redução de gastos. Se for necessário, realize uma votação e solicite opiniões.

5. Mantenha a disciplina

Os planos e acordos feitos do orçamento familiar não podem ficar só no papel, todos os membros da família precisam fazer sua parte e ter disciplina para seguir adiante os objetivos. 

Se você é aquele escolhido por ser responsável principal para controlar as finanças da casa, não tenha medo de cobrar a participação efetiva dos outros e, se for necessário, chame a atenção de quem estiver fazendo sua parte. 

Como o Cristão Rico pode te ajudar a organizar melhor o seu orçamento familiar?

O Cristão Rico acredita que a prosperidade é um caminho importante para impulsionarmos os propósitos de Deus na terra. Além disso, o blog tem o intuito de desmistificar a falsa ideia de que um rico jamais entrará no reino dos céus. Ou ainda, de que o dinheiro é a raiz de todos os males. 

A missão do blog é levar apoio para as pessoas que estão em busca de uma educação financeira e empreendedora. Há uma crença comum no blog de que todos foram feitos por Deus para utilizar e multiplicar nossos talentos para a honra e glória dEle. 

Se você possui talentos empreendedores, ou tem o desejo de lidar com as suas despesas e finanças de modo mais alinhado com a palavra de Deus, não deixe de acompanhar o Cristão Rico. 

Os idealizadores do blog esperam que os novos seguidores da página, se incentivem e se inspirem para realmente fazer a diferença nesse mundo cheio de miséria, pobreza e destruição espiritual. 

O Cristão Rico tem o anseio de impactar o mundo positivamente por meio de seus conhecimentos, habilidades e riquezas. 

O blog não se limita a somente dar o peixe que as pessoas precisam e sim ensinar as pessoas a pescar.

orçamento familiar
O Blog Cristão Rico pode te dar boas dicas para criar um planejamento de orçamento familiar eficiente. | Foto: Freepik.

O Cristão Rico é um canal de luz e prosperidade para o planeta!

Seja um Cristão Rico e faça parte dessa causa!  Afinal, com a aprovação de Deus, o blog com certeza te ajudará a organizar melhor o orçamento familiar!