CristaoRico.com.br / Geracao de riqueza a luz da Biblia

Confira o que a Bíblia diz sobre prosperidade

19 de outubro de 2022

O que a Bíblia diz sobre prosperidade? A Bíblia aborda em seus textos prosperidade, finanças e riquezas, embora algumas pessoas desinformadas pensam o contrário. Do Antigo ao Novo Testamento, existem mais de quinhentos versículos bíblicos que falam especificamente de dinheiro. A escassez de entendimento sobre este tema tem criado espaço para muitas desinformações que são ensinadas para os cristãos. Por esse motivo é essencial compreender de fato o verdadeiro conceito de prosperidade na Bíblia. Então, vamos lá o que a Bíblia diz sobre prosperidade?

Para responder a você o que a Bíblia diz sobre prosperidade, o próprio Jesus falou sobre dinheiro ou riquezas durante todo seu ministério na Terra. Quase 1/4 do Sermão do Monte fala de alguma maneira sobre a área financeira. Inúmeras das parábolas de Jesus também trazem alguma lógica relacionada à finanças em seu enredo.

Mas o que a Bíblia diz sobre prosperidade, digo, como a Bíblia realmente aborda essa questão da riqueza, vida e prosperidade financeira? Vejamos abaixo:

o que a bíblia diz sobre prosperidade
Dinheiro é importante para todos nós, inclusive para Deus. | Foto: Freepik.

Versículos com explicação

Iremos explicar o que a Bíblia diz sobre prosperidade por meio de versículos:

“Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos. Pois comerás do trabalho das tuas mãos, e serás feliz e próspero.” Salmos 128: 1,2.

O contexto geral deste versículo discorre muito sobre os tipos de prosperidade existentes (incorporando até prosperidade conjugal e familiar). Mas é impossível negar, aqui a Bíblia também aborda a prosperidade financeira: o homem que teme Deus comerá o resultado do seu trabalho e terá a prosperidade.

Falando também sobre o que a Bíblia diz sobre prosperidade, encontramos o seguinte segmento do livro de Salmos:

“Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.” Salmos 1:1-3.

Há diversos outros segmentos que estão relacionados à prosperidade na Bíblia em termos financeiros.

Apesar de muitas pessoas ainda acreditarem erroneamente que a prosperidade citada na Bíblia se trata somente de prosperidade espiritual, isso é totalmente mentira! A pergunta “o que a Bíblia fala sobre prosperidade” gera diversas interpretações errôneas, mas fique sabendo que a  Bíblia fala (e muito) da prosperidade sentimental, familiar, conjugal e também financeira.

Para dar ênfase neste ponto, e comprovar que o que a Bíblia diz sobre prosperidade vai além da prosperidade espiritual, há mais um versículo:

“Amado, peço a Deus que prosperes em tudo e tenhas saúde, assim como tua alma próspera.” 3 João 1:2.

Este versículo demonstra o interesse de prosperar em todos os âmbitos da vida. E tudo, evidentemente, inclui a área financeira. 

5 ensinamentos da Bíblia sobre a verdadeira prosperidade

Depois de finalmente entender o que a Bíblia diz sobre prosperidade, vamos ver o que a Bíblia diz sobre prosperidade verdadeiramente.

A Bíblia afirma que aqueles que amam Deus serão prósperos. Mas a prosperidade da Bíblia é distinta da prosperidade do mundo. Prosperidade bíblica não é ser dono de muito dinheiro, propriedades, um carro caro, um negócio de sucesso ou fama, a prosperidade que Deus oferece é muito melhor!

O que a Bíblia diz sobre prosperidade verdadeiramente, ou seja, as verdadeiras prosperidade do cristão são: 

o que a bíblia diz sobre a teologia da prosperidade
Muitos versículos da Bíblia abordam o tema prosperidade. | Foto: Freepik.

Bênçãos Espirituais

As grandes bênçãos são as espirituais. Em Jesus você tem a vida eterna que nunca será interrompida! E essa vida no céu será repleta de alegria, sem nenhuma dor e nem sofrimento.

Cheio do Espírito Santo

Você pode ter sempre mais de Deus em você! Por meio do Espírito Santo, você pode conhecer Deus e ter e manter um relacionamento cada vez mais íntimo e particular com Ele.

Abundância de graça e de paz

O perdão e o amor de Deus são ilimitados. A paz de Deus é uma paz rara e valiosa, que vem para sua vida quando você finalmente conhece a graça de Deus.

Rico em generosidade

O mundo afirma que a felicidade está em acumular riqueza e patrimônios. A Bíblia diz que a felicidade está em dividir e partilhar! Quando você dá, você investe e propaga o amor. A prosperidade financeira é apenas consequência do seu trabalho e generosidade.

As riquezas de Deus são eternas! Você não poderá levar seu dinheiro para o reino do Senhor. Mas você pode levar seu amor, sua alegria e sua paz, que são as verdadeiras riquezas. 

Viu só? Finalmente entender o que a Bíblia diz sobre a teologia da prosperidade não é tão difícil assim.

Como o blog Cristão Rico pode te ajudar a entender o que a Bíblia diz sobre prosperidade?

O Cristão Rico foi lançado no ano de 2012 e atualmente tem um curso com 28 aulas que é de graça. 

O objetivo desse blog é levar às pessoas conhecimentos sobre educação financeira e empreendedorismo à luz da Bíblia. Nele, com certeza você vai aprender o que a Bíblia diz sobre prosperidade. 

O Cristão Rico acredita que a prosperidade é um caminho importante para impulsionarmos os propósitos de Deus na terra. Além disso, o blog tem o intuito de desmistificar a falsa ideia de que um rico jamais entrará no reino dos céus. Ou ainda, de que o dinheiro é a raiz de todos os males. 

A missão do blog é levar apoio para as pessoas que estão em busca de uma educação financeira e empreendedora. Após entender o que a Bíblia diz sobre prosperidade, há uma crença comum no blog de que todos foram feitos por Deus para utilizar e multiplicar nossos talentos para a honra e glória dEle. 

Se você possui talentos empreendedores, ou tem o desejo de lidar com as suas despesas e finanças de modo mais alinhado com a palavra de Deus, não deixe de acompanhar o Cristão Rico. 

Os idealizadores do blog esperam que os novos seguidores da página, se incentivem e se inspirem para realmente fazer a diferença nesse mundo cheio de miséria, pobreza e destruição espiritual. O Cristão Rico tem o anseio de impactar o mundo positivamente por meio de seus conhecimentos, habilidades e riquezas. 

o que a bíblia diz sobre prosperidade
O Cristão Rico pode te ajudar a prosperar financeiramente ao lado da palavra de Deus. | Foto: Freepik.

O blog não se limita a somente dar o peixe que as pessoas precisam e sim ensinar as pessoas a pescar. 

O Cristão Rico é um canal de luz e prosperidade para o planeta!

Seja um Cristão Rico e faça parte dessa causa!  Afinal, com a aprovação de Deus, o blog com certeza te ajudará a entender o que a Bíblia diz sobre prosperidade!