CristaoRico.com.br / Geracao de riqueza a luz da Biblia

O que a Bíblia ensina sobre finanças?

22 de outubro de 2022

Um assunto muito importante e que deve ser tratado com relevância é sobre as finanças e como elas impactam diretamente na vida de alguém. E um ótimo lugar para aprender ensinamentos pertinentes sobre a vida financeira e a forma correta de usar ela é através da palavra de Deus. Com a ajuda da Bíblia podemos entender de uma melhor forma a maneira que devemos nos portar para termos finanças bem sucedidas.

Apesar de ser um livro escrito há mais de 2 mil anos atrás, a Bíblia possui milhares de ensinamentos que vão te ajudar a ver o mundo de uma melhor forma além de se habituar à maneira correta de lidar com determinados tipos de situações.

Se você quer organizar sua vida financeira pautada na palavra chegou o momento, pegue papel e caneta, pois esse artigo tem como intuito te ajudar a entender como reverter as questões da sua vida financeira.

Finanças
O que a bíblia ensina sobre finanças: aprenda dicas valiosas. | Foto: Pixabay.

Aprenda finanças com a Bíblia: Princípios para prosperar

Como já falado anteriormente, a Bíblia que foi escrita a dois mil anos atrás, em outro contexto histórico e financeiro, pode trazer para nós hoje milhares de ensinamentos e dicas de como se basear em princípios para lidar com as finanças e ter uma vida próspera e de sucesso.

Preparamos nesse artigo 7 dicas baseadas na Palavra de Deus para te auxiliar em como organizar suas finanças. Confira: 

O que a Bíblia ensina sobre finanças?
Aprenda a organizar suas finanças. | Foto: Pixabay.

1- Fique no positivo, não deva nada a ninguém

“A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei”. Romanos 13:8 

De acordo com a Palavra, precisamos entender a necessidade de permanecer com o saldo positivo em meio às situações que passamos. Segundo as escrituras, o endividamento e acúmulo de despesas não é visto com bons olhos, por isso o apóstolo Paulo alerta que não podemos devolver nada a ninguém. Então se por algum motivo você está pendente em alguma dívida, chegou o momento de estudar maneiras de quitar elas e regularizar sua vida. 

2- Tome cuidado com empréstimos e os danos que eles causam

“Não estejas entre os que dão as mãos e entre os que ficam por fiadores de dívidas. Se não tens com que pagar, por que tirariam a tua cama de debaixo de ti?”. Provérbios 22:26-‬27 

Um grande erro das pessoas é investir em algo que será difícil de arcar depois. Os empréstimos são um bom exemplo disso, pois eles em sua maioria trazem juros altíssimos. A palavra orienta para que se possível não estejamos por fiadores de dívidas, por isso a necessidade de se conscientizar sobre isso. Não é errado fazer um empréstimo ou financiamento mas é preciso se atentar se será possível pagar e não gerar maiores transtornos.

3- Tenha sempre um planejamento financeiro organizado

“Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar? Para que não aconteça que, depois de haver posto os alicerces e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a escarnecer dele, dizendo: Este homem começou a edificar e não pôde acabar”. Lucas 14:28-‬30 

A pessoa que não possui um planejamento financeiro daquilo que entra e sai, nunca terá um controle correto de suas finanças. Como foi possível ver nessa passagem do evangelho de Lucas, para ter sucesso e conseguir realizar sonhos é fundamental colocar tudo na ponta do lápis, e refletir se há condições de arcar nesse momento com esses custos ou não. Dessa forma fica claro que quem não possui planejamento financeiro terá problemas ao se organizar nesse sentido.

4- Evite gastos desnecessários

“Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão? E o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer? Ouvi-me atentamente e comei o que é bom, e a vossa alma se deleite com a gordura”. Isaías 55:2 

Existem tipos de gastos que são totalmente desnecessários, e que podem colocar por água abaixo todo nosso planejamento financeiro. Precisamos entender que há certos tipos de coisas que não merecem ser contempladas na planilha de investimentos, justamente por não serem necessidades, igual fala na passagem de Isaías citada acima, não gaste com aquilo que não é pão, ou seja com aquilo que não é necessário.

5 – Seja uma pessoa econômica, poupe

“O sábio possui riqueza e luxo, mas o tolo gasta tudo que tem”. Provérbios 21:20 

Nessa passagem Salomão traz uma importante advertência que serve como lição para nós na atualidade, não podemos gastar tudo o que temos, mas sim saber a hora certa de aplicar o dinheiro que temos. Interpretando o texto é possível entender que o sábio só possui riqueza e luxo porque não gasta tudo o que ele tem. A mesma coisa acontece com a gente, se queremos ser sábios e prósperos precisamos ser econômicos e investir nosso dinheiro ao invés de gastar de forma supérflua.

O que a Bíblia ensina sobre finanças?
Economize hoje para investir amanhã. | Foto: Pixabay.

6- Invista e multiplique o que tem

“Pois ao que tem, mais lhe será dado, e terá em grande quantia; mas do que nada tem, mesmo o que não tem lhe será tomado”. Mateus 25:29 

Através dessa passagem do evangelho de Mateus temos mais uma importante direção dada para ter finanças bem sucedidas. A passagem retrata a importância de se investir o que se tem para conseguir algo a mais, e ter assim um retorno. Ao estudar o texto de Mateus 25 que fala da parábola dos talentos onde 3 homens receberam talentos e tinham a missão de multiplicá-los. Dois desses homens foram inteligentes e investiram e tiveram o retorno devido, já outro rapaz que não investiu até o que tinha perdido. Está aí a importância de investir, vale a pena.

7 – Deixe a preguiça de lado

“Mas você, preguiçoso, até quando dormirá? Quando sairá da cama? Um pouco mais de sono, mais um cochilo, mais um descanso com os braços cruzados, e a pobreza o assaltará como um bandido; a escassez o atacará como um ladrão armado”. Provérbios 6:9-‬11 

Segundo Salomão, que foi um dos homens mais sábios e ricos da Bíblia, um segredo para ter finanças bem sucedidas é deixar de lado todo e qualquer tipo de preguiça ou desânimo. É preciso se assumir na responsabilidade e até mesmo fazer trabalhos por fora para gerar mais resultado financeiro mas que, se houver preguiça, não será possível ir adiante.

Finanças
Saiba como administrar o que vem à sua mão. | Foto: Pixabay.

Esperamos que ao seguir essas dicas pautadas na palavra você consiga se organizar para que suas finanças gerem o resultado tão esperado.  Acesse nosso site e fique por dentro de mais artigos como esse para organização financeira e realização profissional.