Finanças à luz da Bíblia – Saiba tudo sobre essa temática
21 de julho de 2022
Entenda como funcionam as finanças à luz da Bíblia, conhecendo como o livro sagrado aborda esse tema e conselhos que podem ser bastante recorrentes em nosso cotidiano, além de ajudar a estabelecer uma relação melhor com o dinheiro e a administração de seus ganhos.
Saiba como controlar as finanças à luz da Bíblia. | Foto: Pixabay.
O que as finanças têm a ver com a bíblia?
Mesmo que muitos não saibam, é possível falarmos de finanças à luz da Bíblia e existem diversos princípios básicos de educação financeira que já eram abordados há muitos anos nesse livro tão antigo, mas que também podem ser bastante relacionados aos dias atuais.
As escrituras falam sobre economia da mesma maneira como assessores financeiros abrangem temas de administração de orçamento, dívidas e poupança.
Falar de assuntos financeiros pode ser bem complicado, especialmente em nosso país, onde a maioria da população não possui conhecimentos de como lidar com o próprio dinheiro, além de que é uma questão cultural os brasileiros não se interessarem por esse tema e não procurarem mais informações sobre isso.
Porém, caso você seja cristão, ainda que nunca tenha tido aulas de educação financeira ou lido livros sobre economia, provavelmente já teve bastante contato com a Bíblia e pode perceber muitos princípios e ensinamentos, até mesmo sobre finanças à luz da Bíblia.
“O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento” (Os. 4:6). Esse dizer que está no livro de Oséias não se refere diretamente ao assunto que estamos abordando, mas pode ser relacionado a área financeira.
De acordo com um estudo da Universidade de Kansas, foi possível concluir que, juntamente à infidelidade conjugal, problemas financeiros e de administração do dinheiro do casal estão entre as principais razões de divórcios, o que enfatiza ainda mais a importância de falar sobre essas questões.
Além disso, seria interessante conhecer as finanças à luz da Bíblia e colocar essas práticas e ensinamentos como forma de melhorar cada vez mais o nosso dia a dia.
Em situações caóticas de crise, os que possuem pelo menos conhecimentos básicos em economia e conseguem aplicar no cotidiano os ensinamentos de finanças à luz da Bíblia, com certeza conseguirão lidar melhor com a crise e irão superar esse momento com mais facilidade, do que outras pessoas completamente leigas no assunto.
De acordo com o Ministério Crown, 215 versículos do Novo Testamento falam sobre fé e 218 falam sobre salvação, enquanto em toda a Bíblia existem cerca de 2350 versículos sobre questões econômicas.
Sobre as finanças à luz da Bíblia, o livro fala sobre investimentos, dívidas, orçamento doméstico, poupança de emergência, entre outros.
As Escrituras possuem ensinamentos do início ao fim, com o objetivo de orientar os seres humanos sobre questões financeiras, já que grande parte de nossas tentações seriam nas riquezas e teríamos muitas preocupações causadas pelas finanças.
Antes de começar a pensar em finanças à luz da Bíblia, é importante compreender que fica bem evidente no livro de 1º Timóteo (1º Tm. 6:10), que não há problema em ter dinheiro, mas sim em amá-lo, já que é apenas um instrumento, mas que quando é mal usado, pode desencadear enormes prejuízos.
Em várias partes do livro sagrado, é possível encontrar trechos de referência às finanças à luz da Bíblia e a história de alguns personagens que tiveram bens e mantiveram o coração voltado para Deus, como Salomão, José de Arimatéia, José do Egito, mas um grande exemplo foi Davi, um homem bastante rico, rei e que tinha bens e possuía o amor em Deus.
Assim, é possível concluir que Deus não está muito preocupado com o nosso dinheiro em si, mas sim com o nosso coração e é muito mais importante prestar atenção com a nossa relação com os bens, do que propriamente os bens que nós temos.
O que o livro sagrado fala sobre as finanças
Tratar de assuntos de economia pode ser muito complicado, onde precisamos compreender quais são as nossas prioridades, como devemos investir, entre outras questões, sempre lembrando que lidar com dinheiro pode ser uma tarefa traiçoeira e que exige sabedoria para administrar.
Sendo assim, separamos alguns conselhos de finanças à luz da Bíblia, que podem lhe ajudar a desenvolver conhecimentos no assunto:
Conheça a importância dos estudos sobre finanças à luz da Bíblia. | Foto: Freepik.
Precisamos compreender que dinheiro não é tudo
Esse primeiro item dos conselhos de finanças à luz da Bíblia, explica que não podemos colocar o dinheiro acima de outros interesses em nossa vida, como sendo a coisa de maior importância.
Dessa forma, colocar o dinheiro acima de Deus ou de pessoas pode causar prejuízos.
“Cuidado! Fiquem de sobreaviso contra todo tipo de ganância; a vida de um homem não consiste na qualidade de seus bens.” (Lucas 12:15).
Indo devagar, podemos chegar longe
Não tente enriquecer de forma rápida. Se você desenvolver o hábito de poupar pequenas quantias, pode ser bem mais seguro, além de criar bons hábitos de finanças à luz da Bíblia.
“O dinheiro ganho com desonestidade diminuirá, mas quem os ajunta aos poucos terá cada vez mais.” (Provérbios 13:11).
Tenha honestidade
Não prejudique seus valores pessoais por causa do dinheiro, lembrando que Deus não deixa impune a desonestidade, mas também abençoa os honestos.
“Não confiem na extorsão nem ponham a esperança em bens roubados; se as suas riquezas aumentam, não ponham nelas o coração.” (Salmos 62:10).
Realize um orçamento
É necessário estabelecer prioridades antes de gastar o dinheiro, além de saber o quanto você pode gastar.
Nesses casos, peça sabedoria a Deus e faça um orçamento determinando quais são as prioridades ideais para o momento.
“Qual de vocês, se quiser construir uma torre, primeiro não se assenta e calcula o preço, para ver se tem dinheiro suficiente para completá-la?” (Lucas 14:28).
Tenha generosidade
Ser generoso é um dos principais conselhos para prosperar as finanças à luz da Bíblia, já que esse sentimento pode desencadear lucros de amor e gratidão.
Sem a generosidade e sem investir em pessoas, você pode ter bastante dinheiro, porém continuará pobre com relação a coisas extremamente importantes na vida e que valor nenhum pode comprar.
“Há quem dê generosidade, e vê aumentar suas riquezas; outros retêm o que deveriam dar, e caem na pobreza.” (Provérbios 11:24).
Conheça o Cristão Rico
A empresa começou como um blog há 10 anos, mas se aprimorou cada dia mais e, hoje, disponibiliza um curso gratuito com 28 aulas para quem deseja se aprofundar na temática de finanças à luz da Bíblia e tenha um significativo crescimento econômico e pessoal. Para saber mais, acesse https://cristaorico.com/.