CristaoRico.com.br / Geracao de riqueza a luz da Biblia

Princípios Bíblicos sobre finanças: Conheça os versículos que falam sobre finanças

5 de outubro de 2022

A Bíblia aborda vários ensinamentos sobre finanças pessoais, ou seja, há vários princípios bíblicos sobre finanças, ou seja, Deus sempre falou muito sobre dinheiro. 

É como se ele soubesse que as finanças seriam algo muito importante em nossa sociedade. 

Evidência disso é que nas Escrituras Sagradas há cerca de 300 versículos sobre anjos, 500 sobre amor, 700 sobre fé e, aproximadamente, mais de 2.350 versículos discorrendo sobre dinheiro e riquezas, de acordo com um estudo feito por Howard Dayton. 

“A ninguém devais coisa alguma”, recomenda o apóstolo Paulo em sua carta aos cristãos romanos. 

Já Jesus Cristo, no Evangelho redigido por Lucas, sinaliza que aqueles que intencionam começar um novo projeto, como a construção de uma casa, primeiro precisam calcular o valor “para ver se tem dinheiro suficiente para completá-la”. 

Esses ensinamentos têm mais de 2.000 anos e foram escritos em uma época onde o modelo econômico e de produção da sociedade eram bem distintos do atual. 

Contudo, ainda continuam sendo conselhos valiosos para a consolidação de um comportamento financeiro próspero, além de dicas para fugir das dívidas e ser econômico. 

Portanto, poupar para o futuro e multiplicar o pão é uma espécie de mandamento de Jesus. 

Princípios Bíblicos Sobre Finanças
Surpreendentemente, a Bíblia pode ser uma ótima fonte de aprendizado sobre finanças! | Foto: Freepik.

Os princípios bíblicos sobre finanças contém ensinamentos que vão além de não fazer dívidas e poupar, como não ser preguiçoso, trabalhar com honestidade, evitar gastos desnecessários, avaliar as despesas com cautela, pagar os impostos, fugir do dinheiro fácil, entre outros.

Em Provérbios 21, por exemplo, Salomão destaca a importância do planejamento financeiro: “Os planos bem elaborados levam à fartura: mas o apressado sempre acaba na miséria”, escrito no verso 5. 

No entanto, se grande parcela da população brasileira é cristã, por que muitos ainda vivem imersos em dívidas e com a vida financeira desequilibrada? A resposta é bem simples: porque muitos não conhecem ou ainda não põem em prática os princípios bíblicos sobre finanças. 

Dessa forma, elaboramos esse artigo para apresentar a você os 25 princípios bíblicos sobre finanças. Confira:

25 princípios Bíblicos sobre Finanças

Confira, abaixo, quais são eles:

25 princípios bíblicos sobre finanças
Há muitas passagens na Bíblia que falam sobre finanças. | Foto: Freepik.
  1. Não viva às custas das outras pessoas: “Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem”. Salmos 128:2;
  2. Viva do seu próprio trabalho:  “Porque, quando ainda estávamos convosco, vos mandamos isto, que, se alguém não quiser trabalhar, não coma também. 2 Tessalonicenses 3:10b;
  3. Trabalhe para Deus: E quando fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens, Sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo, o Senhor, servis”. Colossenses 3:23, 24;
  4. Ganhe dinheiro de forma honesta: “Feliz é o homem que empresta com generosidade e que com honestidade conduz os seus negócios”. Salmos 1 12:5;
  5. Planeje todos os seus gastos: “Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar?” Lucas 14:28;
  6. Poupe: “Na casa do sábio, há comida e azeite armazenados, mas o tolo devora tudo o que pode”. Provérbios 21:20;
  7. Gaste naquilo que importa: “Por que gastais o dinheiro naquilo que não é o pão? E o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer? Ouvi-me atentamente, e comei o que é bom, e a vossa alma se deleite com a gordura”. Isaías 55.2;
  8. Contente-se com aquilo que tem: “Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei”. Hebreus 13.5;
  9. Não ame o dinheiro: Porque o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores”. 1 Timóteo 6:10; 
  10. Não seja escravo do dinheiro: “Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro”. Mateus 6.24;
  11. Eduque-se financeiramente: “O coração do entendido adquire o conhecimento, e o ouvido dos sábios busca a sabedoria”. Provérbios 18:15;
  12. Tome cuidado ao desejar se tornar rico: “Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína”. 1 Timóteo 6.9;
  13. Zele pela sua própria família: “Se alguém não fizer provisões para seus próprios, e especialmente para os membros da família, tem repudiado a fé”. 1 Timóteo 5:8;
  14. Construa herança para os seus filhos: “O homem de bem deixa herança aos filhos de seus filhos”. Provérbios 13.22a;
  15. Eduque financeiramente seus filhos: “Que todas essas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração. Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar”. Deuteronômio 6.6-7;
  16. Expresse o reconhecimento de que tudo vem Dele: “Teus, ó Senhor, são a grandeza, o poder, a glória, a majestade e o esplendor, pois tudo o que há nos céus e na terra é teu. Teu, ó senhor, é reino; tu estás acima de tudo. A riqueza e a honra vêm de ti; tu dominas sobre todas as coisas. Nas tuas  mãos estão a força e o poder para exaltar e dar força a todos.” 1 Crônicas 29:11, 12;
  17. Honre a Deus com os teus bens:“Honra ao senhor com teus bens, e com a primeira parte de todos os teus ganhos; E se encherão os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lugares”. Provérbios 3:9, 10;
  18. Confie em Deus: “Alguns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós confiamos no nome do Senhor, o nosso Deus.” Salmos 20:7;
  19. Não viva preocupado ou ansioso: “Não estejais inquietos por alguma coisa; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.” – Filipenses 4:6, 7;
  20. Nunca deva nada a outra pessoa: “A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros…” Romanos 13:8;
  21. Pague os impostos: “Portanto, daí a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra”. romanos 13:7;
  22. Seja fiel com a posse alheia: “Se não vos tornastes fiéis na aplicação do alheio, quem vos dará o que é vosso?” – Lucas 16.12;
  23. Seja cauteloso ao ser fiador de alguém: “O homem falto de entendimento compromete-se , ficando por fiador do seu próximo;” Provérbios 17.18;
  24. Seja generoso e caridoso: “O generoso prosperará; quem dá alívio aos outros, alívio receberá”;
  25. Vá em busca da igualdade: “Mas para igualdade; neste tempo presente, a vossa abundância supra a falta dos outros, para que também a sua abundância supra a vossa falta, e haja igualdade; Como está escrito: O que muito colheu não teve demais; e o que pouco não teve de menos.” 2 Coríntios 8:14, 15.

7 versículos que falam sobre finanças

Agora, veja algumas passagens da Escritura Sagrada que abordam os princípios bíblicos sobre finanças:

Princípios Bíblicos Sobre Finanças
Acima de tudo, saiba que Deus quer te ver próspero! | Foto: Unsplash.

1. Deixe a preguiça de lado – Pv 6:6-11

“Vai ter com a formiga, ó preguiçoso…”.

De acordo com o dicionário, preguiça é aversão ao trabalho, podendo ser compreendida também como negligência, morosidade. 

Dessa forma, segundo os princípios bíblicos sobre finanças, se você espera por uma vida próspera, é obrigatório a primeira etapa ser deixar a preguiça de canto. 

Portanto: “…trabalham durante o verão, ajuntando provisão para o inverno.” É dessa maneira que precisa ser em nossas vidas, trabalharmos durante o período da juventude, enquanto temos energia, sempre almejando alcançar a longevidade, planejando a nossa independência financeira e o estabelecimento de uma aposentadoria sustentável.

2. Gaste menos do que ganha – Pv 21:20

“O sábio economiza e tem sempre bastante comida e dinheiro em sua casa, mas o tolo gasta todo o seu dinheiro assim que o recebe.”

Gastar menos do que ganha é um dos princípios bíblicos sobre finanças que pode ser caracterizado como um pressuposto substancial na vida de todas as pessoas. 

A maioria das pessoas parece saber disso, mas não colocam em prática de modo eficiente. 

É necessário ter um bom controle financeiro, administrar os gastos, consumir de maneira consciente e viver sempre em um nível inferior ao seu padrão de vida.

3. Evite as dívidas – Pv 22:7

“O rico domina sobre os pobres e o que toma emprestado é servo do que empresta.” 

Quando fazemos um empréstimo, automaticamente estamos em dívida com uma outra pessoa. Seja com um banco, uma financeira, uma loja ou até mesmo um familiar. 

E, algumas vezes, podemos nos tornar servos dos nossos credores, ficando a determinação arbitrária de juros altos, por vezes até abusivos. 

Além de constrangimentos quando não somos capazes de honrar e nosso CPF é negativado ou, até mesmo, quando um amigo ou parente nos expõe porque estamos devendo.

Assim sendo, siga os princípios bíblicos sobre finanças e reflita várias vezes antes de contrair dívidas.

4. Poupe e invista regularmente – Pv 13:11

“O dinheiro ganho às pressas diminuirá, mas quem o ajunta aos poucos terá cada vez mais.”

Os princípios bíblicos sobre finanças reafirmam que de nada adianta o instantâneo quando o assunto é fazer com que o dinheiro renda. Diversas promessas de dinheiro fácil e rápido acabam causando prejuízos enormes. 

Por essa razão, o certo a se fazer é poupar diariamente para poder investir de forma regular e frequente.

5. Trabalhe com dedicação – Pv 22:29

“Você conhece alguém que faz seu trabalho com cuidado e perfeição? Em pouco tempo seu valor será reconhecido e ele será chamado para trabalhar para o rei.”

O trabalho traz dignidade ao homem. E é por meio dele que somos capazes de realizar nossos sonhos e alcançar nossos objetivos. 

No entanto, segundo os princípios bíblicos sobre finanças, quando temos zelo e somos dedicados com o nosso trabalho, colhemos bons frutos e o reconhecimento surge. 

6. Invista em conhecimento – Pv 18:15

“A mente do homem sábio está sempre aberta para receber o conhecimento e seu ouvido aberto para ouvir novas ideias.”

Os princípios bíblicos sobre finanças destacam a importância de nunca parar de buscar conhecimento e tentar aprender, portanto, estude e se eduque financeiramente.

7. Seja Generoso – Pv 11:25

“Sim, a pessoa generosa terá sempre mais e mais; ela receberá de volta todo o bem que fez a outros.”

Esse pode ser um dos princípios bíblicos sobre finanças mais importantes, pois de nada adianta ser bem sucedido financeiramente, ter grandes faturamentos, bons investimentos e não ser generoso com as pessoas em seu entorno.

A generosidade pode ser vista como a qualidade de quem ama dar, ou seja, doar. Portanto, pessoas generosas refletem o amor de Deus e serão recompensadas futuramente.

Possuir uma vida financeira estável é o desejo de grande parcela da população mundial. E alcançar essa estabilidade seguindo os princípios bíblicos sobre finanças pode deixar o caminho mais tranquilo!

Blog Cristão Rico

O Cristão Rico foi lançado no ano de 2012 e atualmente tem um curso com 28 aulas gratuitas. 

O objetivo desse blog é levar às pessoas conhecimentos sobre educação financeira e empreendedorismo à luz da Bíblia. 

O Cristão Rico acredita que a prosperidade é um caminho importante para impulsionarmos os propósitos de Deus na terra. 

Além disso, o blog tem o intuito de desmistificar a falsa ideia de que um rico jamais entrará no reino dos céus. Ou ainda, de que o dinheiro é a raiz de todos os males. 

A missão do blog é levar apoio para as pessoas que estão em busca de uma educação financeira e empreendedora. 

Há uma crença comum no blog de que todos foram feitos por Deus para utilizar e multiplicar nossos talentos para a honra e glória Dele. 

Se você possui talentos empreendedores, ou tem o desejo de lidar com as suas despesas e finanças de modo mais alinhado com a palavra de Deus, não deixe de acompanhar o Cristão Rico. 

Os idealizadores do blog esperam que os novos seguidores da página, se incentivem e se inspirem para realmente fazer a diferença nesse mundo cheio de miséria, pobreza e destruição espiritual. 

O Cristão Rico tem o anseio de impactar o mundo positivamente por meio de seus conhecimentos, habilidades e riquezas. 

O blog não se limita a somente dar o peixe que as pessoas precisam e sim ensinar as pessoas a pescar. O Cristão Rico é um canal de luz e prosperidade para o planeta!

Assim, após a leitura desse artigo e levando em consideração que você já sabe quais são os princípios bíblicos sobre finanças, seja um Cristão Rico e faça parte dessa causa!  Afinal, com a aprovação de Deus, o blog, com certeza, vai te ajudar a fazer os melhores investimentos!

Princípios Bíblicos Sobre Finanças
O Blog Cristão Rico te ajudará a prosperar financeiramente e, ao mesmo tempo, ser fiel aos ensinamentos de Jesus. | Foto: Freepik.