CristaoRico.com.br / Geracao de riqueza a luz da Biblia

Conheça alguns segredos dos bancos e comece a prosperar

13 de julho de 2022

Para conseguir lucrar, os bancos escondem alguns segredos de seus correntistas, seja ao abrir uma conta ou começar com alguns investimentos. Por isso, conhecer os segredos dos bancos pode te fazer usar melhor o seu dinheiro.

Ter uma conta corrente em um banco pode ser bastante positivo. Mas os cuidados para aproveitar melhor essa experiência é importante e a atenção deve ser redobrada. Para isso, fizemos este artigo para te mostrar os segredos dos bancos. Confira!

Conheça os segredos dos bancos e aprenda a prosperar. | Foto: Freepik.

O que os bancos não te contam sobre investimentos

Os bancos têm estratégias para poder lucrar mais ou até atrair outras pessoas. Assim, os segredos dos bancos geralmente ficam a sete chaves. Porém, algumas vezes os segredos dos bancos são revelados, dentre eles estão os seguintes:

1. A poupança não é o único investimento seguro

Ao contrário do que se imagina, a poupança não é a única possibilidade de investimento seguro. Esse é um dos segredos dos bancos. Existem outras formas de cuidar de seu dinheiro, mas muitas pessoas ainda não sabem disso e costumam desconfiar de qualquer outro método que não seja a poupança.

Vale ressaltar que a poupança tem a mesma garantia que o Crédito de depósito bancário (CDB) e a Letra de Crédito Imobiliário (LCI). Todos esses títulos são protegidos e seguros pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Além de que, a rentabilidade é muito melhor, ou seja, o seu dinheiro rende mais.

O fundo garantidor de crédito significa que se você investir até 250 mil reais em CDB, poupança e LCI, por exemplo, o fundo garante o retorno do investimento.

Por fim, a poupança pode fazer você perder dinheiro, porque, apesar de o valor na poupança aumentar, pode ser algo abaixo da inflação do período. Com isso, você pode perder dinheiro.

2. Título de capitalização não é um investimento

Quando falamos sobre os segredos dos bancos, não podemos deixar de citar que título de capitalização não é um investimento. 

O banco certamente vai te falar que quando você investir em um título de capitalização, você vai conseguir um retorno bastante considerável com relação ao que você investiu, mas tenha cuidado, pois geralmente o dinheiro fica retido por um bom tempo no título e o retorno é bastante baixo, aliás pode até ser menos do que a poupança.

Do valor que é pago mensalmente, apenas uma parte equivale realmente ao investimento colocado, isso porque a rentabilidade é dividida em três partes. Isso é o que se conhece como um entre os segredos dos bancos: a parte que cobre custos administrativos da instituição, a parte que diz respeito ao sorteio e a parte da capitalização que realmente é o que rende.

Por fim, dentre os segredos dos bancos está o fato de que o dinheiro fica retido na capitalização por bastante tempo, o que significa que se você precisar retirar essa quantia, pode não ter acesso a boa parte dela.

3. As taxas dos bancos estão entre as mais altas

Ainda no tema sobre os segredos dos bancos está a taxa de cada um deles, mas o ponto aqui é que outras possibilidades, que prestam um serviço muito parecido com o do banco, têm taxas bem menores. Com isso, se o seu dinheiro ficar aplicado por um bom tempo, sua economia, se comparada ao banco, pode chegar a milhares de reais.

Se quiser escapar das taxas, procure instituições com melhores condições ou até corretoras de investimento. Dentre os segredos dos bancos está o fato de que essas corretoras, ou até bancos digitais, podem valer muito mais a pena no fim das contas.

Cuidados necessários para não acumular dívidas em bancos

Agora que você já sabe mais sobre os segredos dos bancos, precisa entender o que fazer para não se endividar e acabar ficando refém deles. Portanto, nós do Cristão Rico separamos para você 3 dicas importantes para evitar os tão temidos endividamentos.

1. Regule o uso do cartão de crédito

Infelizmente, muita gente não consegue controlar os gastos com cartão de crédito e os bancos lucram com a falta de educação financeira das pessoas. Entretanto, o problema não está em necessariamente se aproveitar dessa possibilidade, mas sim usar de maneira equivocada.

O cartão de crédito pode ser usado para custos necessários e recorrentes, se você tiver sabedoria para usar seu cartão e fazer com que ele trabalhe para você.

A boa mordomia vem de você fazer mais com menos. O cartão de crédito é uma ferramenta que pode fazer a pessoa ganhar mais dinheiro.

2. Tenha uma maior previsibilidade financeira

Se você não tem certeza de quando e nem quanto vai ter em sua conta no início do mês, então está na hora de se planejar melhor. Monitorar seus gastos, ler mais sobre organização financeira e coisas do gênero podem te ajudar a ter estabilidade financeira. 

Sem uma projeção a médio e longo prazo, dificilmente você conseguirá alcançar objetivos maiores. Por exemplo, como você vai querer viajar no fim do ano, se não sabe o quanto terá no fim de cada mês?

3. Atente-se aos riscos das compras supérfluas

Às vezes, fazemos umas comprinhas menores que nem nos preocupamos. Um pãozinho ali, um chocolatinho acolá, coisas que não controlamos e colocamos na ponta do lápis. Porém, aos poucos, isso vai minando nosso planejamento e dificultando os pagamentos. Então, anotar e controlar os gastos dá mais segurança e evita sustos no fim do mês.

Agora que você viu como controlar as finanças, é a hora de colocar em prática os ensinamentos. E para ver dicas bíblicas sobre finanças, acesse o Cristão Rico e veja como multiplicar o seu dinheiro. Participe do Curso Intensivo de Gratuito de finanças bíblicas em https://cristaorico.com/evento