CristaoRico.com.br / Geracao de riqueza a luz da Biblia

Os 4 erros do jovem Rico

28 de outubro de 2022

A bíblia, além de trazer a palavra de Deus e ser o livro sagrado dos cristãos, traz diversos ensinamentos que mesmo retratados em outros tempos, conseguem ser transpostos para a nossa realidade atual. As temáticas presentes são as mais diversas, e conseguem ser muito bem traduzidas para uma realidade cristã no século XXI. Na temática voltada a finanças um exemplo muito bom é a Parábola do Jovem Rico. Por isso, confira alguns dos erros cometidos pelo Jovem Rico.  

A história da bíblia não chega a mencionar muito sobre a pessoa que era representada pela ideia do “Jovem Rico”, não traz um nome, nem muitos detalhes sobre a sua origem, mas traz uma história cheia de erros e lições que podem ser tiradas a respeito da relação entre o indivíduo e o dinheiro. 

É retratado no livro de Mateus, que o homem possuía certo tipo de relevância dentro de um sistema de poder, ou seja, um status elevado e ainda tinha muita vida pela frente, portanto era realmente um jovem. Separamos alguns erros cometidos pelo jovem rico, ao encontrar Jesus Cristo.   

jovem rico
Entenda como a parábola do jovem rico pode mudar sua vida financeira. | Foto: Reprodução.
 

História do Jovem Rico

A história do jovem rico, presente na bíblia no livro de Mateus retrata o encontro desse jovem com Jesus Cristo, no qual o jovem faz diversas perguntas e se questiona acerca daquilo que podia ser feito para que ele pudesse alcançar a salvação, e portanto, a vida eterna. O jovem era rico apenas em âmbito financeiro, quando se tratava de fé mostrou desconhecimento e principalmente, o amor ao dinheiro acima de todas as outras coisas. Como é possível ver no trecho abaixo retirado de Mateus 19:16-22: 

“E eis que, aproximando-se dele um jovem, disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna?  

E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos. 

Disse-lhe ele: Quais? E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho; 

Honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo. 

Disse-lhe o jovem: Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade; o que me falta ainda? 

Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me. 

E o jovem, ouvindo esta palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades.” 

A vida do jovem rico

Como é possível perceber através do trecho o jovem comete uma série de erros no seu diálogo com Cristo. Desde o reconhecimento com quem ele dialogava, até mesmo as questões referente ao amor ao dinheiro acima das pessoas, dos valores e até mesmo de Deus. Confira alguns dos equívocos que o jovem rico cometeu.

1. Não reconhece Jesus Cristo, como o filho de Deus

No trecho retirado do livro sagrado, o jovem rico aborda Jesus Cristo utilizando o termo “Mestre”, portanto deixa evidente que reconhece o filho de Deus como um homem dotado de ética e moral, mas não de autoridade divina. O que acaba retratando Cristo como apenas um homem honesto sem nenhuma divindade. 

Quando se fala de Cristo, é necessário que haja um respeito e um reconhecimento de sua divindade para que este não fosse tratado como apenas mais um homem dotado de vontades, angústias e recheado de pecados.

2. Mostra desconhecimento acerca da palavra de Deus

Além do não reconhecimento divinatório de Cristo, o jovem rico ainda demonstra desconhecimento acerca da palavra de Deus e principalmente dos valores disseminados por essas palavras. O homem faz uma indagação acerca daquilo que seria necessário para que ele conseguisse alcançar a salvação e a glória eterna, como se houvesse uma definição exata por parte de Deus daquilo que deve ser feito.  

Ele confronta a resposta de Cristo, quando fala que aqueles valores são guardados desde a sua “mocidade”, o que acaba passando um ar de arrogância e superioridade, uma vez que o homem por sua natureza já é um pecador.  

Em Romanos 10:10 é retratado que o reconhecimento dos seus pecados e a confissão, são fundamentais para a salvação, como pode ser visto em “Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.” Desse modo, aquele que reconhece seus erros e pecados recebe o perdão divino, e pode dessa maneira alcançar a glória, diferentemente daqueles que não se enxergam no pecado.  

3. Vira as costas para Jesus Cristo

Em  Mateus 26:34, Jesus afirma que “Em verdade te digo que, nesta mesma noite, antes que o galo cante, três vezes me negarás.” se referindo diretamente a Pedro, e isso vem a ocorrer. Mas a partir do momento em o jovem rico vira as costas para Cristo, ele ignora a palavra de Deus transmitida através do seu próprio filho. Era tão importante que ele soubesse o que fazer para atingir a prosperidade eterna e quando ele finalmente obtém sua resposta ele a ignora e prefere os bens materiais a Deus.  

4. Põe o dinheiro acima da palavra de Deus, e dos Valores. 

Um dos grandes princípios condenados pela palavra de Deus é a adoração dos bens materiais, acima dos valores e da própria palavra de Deus. Como é possível verificar em Mateus 6:24, “Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro.

Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro.” Desse modo, se torna evidente que o dinheiro é sim algo positivo, mas nunca pode ser levado como valor acima das concepções divinas e principalmente dos valores morais.  

Quando o jovem rico se nega a abrir mão de seus bens materiais para ajudar os outros, ele nega a palavra de Deus e prefere se resguardar ao dinheiro e se tornar refém daquilo. 

Agora que você conheceu um pouco mais da relação entre fé e dinheiro através da parábola do jovem rico, é muito importante que você entenda que Deus não condena o acúmulo de capital ou de riquezas, desde que você consiga ajudar a quem necessita e não deixe o dinheiro como fator primário, sendo mais relevante que a fé e os valores morais. Conheça a Cristão Rico. A empresa criou um curso gratuito com diversas aulas para te auxiliar a administrar o seu dinheiro, seguindo sempre os valores presentes na Bíblia. Para saber mais, acesse o site.