CristaoRico.com.br / Geracao de riqueza a luz da Biblia

Jesus era Pobre? Ou Rico?

7 de novembro de 2022

Aqui no Cristão Rico, tratamos sobre finanças pessoais à luz da Bíblia. Portanto, nosso maior referencial financeiro foi, é, e sempre será Jesus Cristo. Desse modo, se Ele é nosso maior referencial, é importante conhecermos mais sobre a sua situação financeira, ou seja, Jesus era pobre? Era rico? Assim, não sei você, mas esse ponto sempre foi uma questão importante para mim. É por isso que resolvi publicar esse texto apresentando uma resposta bíblica para tal questão.

Por outro lado, é importante evitar qualquer posição extremada dizendo “Jesus era rico” ou “Jesus era pobre”. Desse modo, poderemos verificar mais friamente os pontos que sustentam a ideia de um Jesus pobre e de um Jesus rico e, ao final desse texto, chegarmos a um veredito pautado nas escrituras. Então vem comigo e entenda se Jesus era pobre ou rico em termos financeiros.

Jesus era Pobre?
Algumas afirmações são interpretações equivocadas de trechos bíblicos. | Foto: Pixabay.

A pobreza de Jesus

Podemos facilmente ler a Bíblia (principalmente os evangelhos e os livros proféticos) e nos atentarmos a características que mostram um lado onde Jesus era pobre. Sim, existem muitos trechos bíblicos que nos apresentam um Jesus pobre financeiramente. Veremos alguns desses trechos a partir de agora.

A encarnação de Jesus

A própria encarnação de Cristo foi um ato empobrecedor. Desse modo, pense comigo, Jesus o Rei dos Reis (Lucas 23:38), Senhor dos Senhores (1 Timóteo 6:15) o Todo Poderoso (Apocalipse 1:8) se desfaz de suas riquezas celestiais e passa a viver num mundo corrompido e cheio de pessoas falhas. Em outras palavras, Jesus estava nos céus repletos de glória, honra e riquezas. No entanto, Ele se fez pobre e veio ao mundo.

“Porque já sabeis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, por amor de vós se fez pobre; para que pela sua pobreza enriquecêsseis”. 2 Coríntios 8:9

Jesus veio como um Rei humilde

O profeta Zacarias nos fala sobre a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém como a de um rei justo, salvador e humilde:

“Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que o teu rei virá a ti, justo e Salvador, humilde, e montado sobre um jumento, e sobre um jumentinho, filho de jumenta”. Zacarias 9:9

Além disso, o termo hebraico referente a humilde também pode ser definido como pobre. Nesse sentido, é isso mesmo que você leu, Zacarias profetiza sobre a entrada de Jesus em Jerusalém detalhando um ato desprovido de riquezas financeiras, sem pompas e apresentações de poder comuns entre os reis de sua época. Por outro lado, lembre-se que era um hábito normal que reis entrassem nas cidades em grandes carruagens, cavalos, ou em liteiras (Isaías 66:20). No entanto, Jesus entrou num jumentinho emprestado (Mateus 21:1-11).

A riqueza de Jesus

Até esse ponto talvez você já esteja pensando: Jesus era pobre. Por outro lado, da mesma maneira que podemos ler as escrituras e nos atentarmos para um Jesus pobre, também podemos verificar um Jesus rico. Portanto é exatamente isso que farei a partir de agora, irei mostrar pontos em que é possível ver um lado mais “rico” de Jesus.

Jesus não nasceu em uma estrebaria por falta de dinheiro

Pelo fato de Jesus ter nascido em uma estrebaria, muitas pessoas dizem que Jesus era pobre, mas esta não é uma afirmativa válida. Assim, quando Maria estava grávida ocorreu um decreto para que todos se alistassem, cada um à sua própria cidade. Isso obrigou Maria e José a fazerem uma viagem de aproximadamente 120 km para Belém. Por essa razão eles viajam, chegam a Belém, Maria entra em processo de parto e acaba dando à luz em uma estrebaria pois não havia outro lugar para se hospedarem. Desse modo, podemos ver esse trecho no Evangelho de Lucas:

“E aconteceu que, estando eles ali, se cumpriram os dias em que ela havia de dar à luz. E deu à luz a seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem”. Lucas 2:6-7

No entanto, é importante prestar atenção que o texto não diz que José não tinha dinheiro para se hospedar. Desse modo, diz que José não encontrou vaga nas estalagens, ou seja, devido ao alistamento, muitas pessoas estavam viajando para Belém. Assim, como Maria estava grávida, eles tiveram que viajar mais lentamente. Por isso, é provável que muitos chegaram primeiro a Belém, ocupando todas as estalagens. Em outras palavras, não foi por falta de dinheiro que Jesus nasceu numa estrebaria, foi por falta de vagas nos hotéis da época.

Jesus recebeu presentes extremamente caros dos reis magos

Por mais incrível que pareça, o nascimento de Jesus é uma das passagens mais mal compreendidas da Bíblia. Assim, quando falamos nisso, logo pensamos em um presépio com Jesus, Maria, José, os reis magos com três caixinhas de presentes e os animais. No entanto, isso não é verdade.

Em primeiro lugar, os reis magos não encontram Jesus na estrebaria, eles o encontram em uma casa. Desse modo, Jesus foi concebido numa estrebaria, mas depois José e Maria se estabeleceram numa casa (Mateus 2:1,2,11). Além disso, os magos não encontraram Jesus logo após seu nascimento. Dessa forma, o mais aceitável é que eles encontraram o menino quando Ele tinha quase dois anos. Esse foi o motivo de Herodes ter mandado matar todos os meninos que havia em Belém de dois anos para baixo (Mateus 2:16). Outro ponto muito importante é que provavelmente os reis não trouxeram três caixinhas com presentes. O comum na época era entregar presentes grandiosos ao visitar um rei, ou seja, se não fosse assim, Herodes não teria se perturbado ao ver que os reis magos procuravam o rei recém-nascido Jesus.

“E, tendo nascido Jesus em Belém de Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do oriente a Jerusalém, dizendo: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos a adorá-lo”.

O rei Herodes ouvindo isso, ficou incomodado assim como toda Jerusalém:

“E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra”. Mateus 2:1,2,11

Outra passagem que mostra o costume de presentear abundantemente os reis pode ser analisada no livro de 1 Reis, onde o rei Salomão recebeu valiosos presentes da rainha de Sabá:

“E chegou a Jerusalém com uma grande comitiva; com camelos carregados de especiarias, e muitíssimo ouro, e pedras preciosas; e foi a Salomão, e disse-lhe tudo quanto tinha no seu coração”. 1 Reis 10:2

Jesus era Pobre?
Ao ler a bíblia é importante se atentar aos detalhes para não compartilhar interpretações equivocadas. | Foto: Pixabay.

Após essa leitura sempre que alguém perguntar “Jesus era pobre? Ou era rico?” você vai saber responder. Então, se quiser saber mais sobre as leituras bíblicas, o Cristão Rico pode ajudar, entre em nosso site e confira outros aprendizados que podem ajudar no seu dia a dia!