CristaoRico.com.br / Geracao de riqueza a luz da Biblia

Aprenda com a parábola do semeador para a sua vida financeira

29 de outubro de 2022

Antes de saber mais sobre a Parábola do semeador, é preciso saber o que de fato significa uma parábola e como identificá-la. 

As parábolas são bastante utilizadas na vida real, seja nas representações bíblicas ou para explicar melhor um conceito, mas você já se perguntou o motivo disso? Acontece que essas histórias, denominadas como parábolas, passaram a ganhar um novo significado através da sua utilização bíblica. Isso porque uma parábola é uma história usada para explicar alguma verdade ou acontecimento mais complexo.

Quem frequenta a igreja com mais frequência deve ter percebido que as passagens do livro sagrado são cheias dessas histórias, já que Jesus costumava contá-las para ensinar o evangelho aos seus discípulos. É importante frisar aqui que uma parábola não narra coisas que tenham necessariamente acontecido, uma vez que são consideradas como histórias ilustrativas que conseguem revelar verdades profundas.

Mas por qual motivo elas são tão utilizadas? Alguns conceitos discutidos nas passagens bíblicas podem ser bastante difíceis de explicar, porque são abstratos. Por causa disso, veio a ideia de demonstrar de maneira prática como tudo funciona, visando atingir um número maior de pessoas ao se contar uma história. Quando se torna mais fácil de entender, melhor vai ser o aprendizado da lição.

Como ficou entendido acima, as parábolas não são nada mais do que pequenas histórias que são usadas para explicar algum conceito mais abstrato, fazendo uso de exemplos do cotidiano. 

Abaixo veja algumas das parábolas contadas por Jesus Cristo, as quais estão presentes na Bíblia. 

semeador
Aprenda sobre finanças com a Parábola do semeador. | Foto: Freepik.

1- Parábola do grão de mostarda

Apesar de ser uma das menores parábolas existentes, ela é muito popular. O ensinamento de Jesus pode ser encontrado em: Mateus 13:31-32, Marcos 4:30-32 e Lucas 13:18-19. 

Na pequena história, Jesus buscava exemplificar o Reino de Deus, comparando-o a um grão de mostarda, pois ele mesmo sendo bem pequeno, quando semeado se torna uma grande árvore, a qual abrigava os ninhos dos pássaros.

2 – Parábola do filho prodígio

Nessa história o ensinamento é voltado para o perdão. Aqui, é mostrado como Deus ama os seus filhos, apesar dos erros cometidos por eles, além de demonstrar que Ele sempre está disposto a perdoar quem realmente se arrepende e que fica feliz em ver o retorno dos seus para os caminhos dEle. As parábolas podem ser encontradas no livro de Lucas 15:11-32.

3 – Parábola do bom samaritano

Encontrada no livro de Lucas 10:27-29, a história contada por Jesus aos seus discípulos é voltada para o amor ao próximo. Na parábola, Jesus explica sobre como amar o próximo. O amor é mais do que palavras, ou seja, as ações também demonstram amor ou a falta dele e essa parábola do bom samaritano tem como objetivo mostrar que devemos amar a todos, sem preconceito e distinções. 

4 – Parábola do trigo e do joio

Localizada em Mateus 13:24-26, a história conta sobre a paciência e a justiça de Deus. O joio representa os filhos do diabo e o trigo os filhos de Deus e no Juízo Final, Deus separará os salvos dos condenados, mas, até lá, os dois vão crescer juntos no mesmo mundo.

5 – Parábola do semeador

Ela está localizada dentro dos livros de Lucas 8:5-8 e Marcos 4:1-9 e tem como função principal explicar como as pessoas que recebem a palavra reagem de maneira diferente à mensagem do evangelho. 

Qual é a parábola do Semeador?

Na parábola do semeador, Jesus contou como as pessoas reagem diferentemente à mensagem do evangelho. Como assim? Por mais que todos estejam no mesmo lugar, ouvindo a mesma informação ou palavra, cada um pode fazer uma interpretação diferente do que entendeu sobre o assunto. 

Dentro da história, a explicação se mescla com a questão da plantação e Jesus diz que as sementes presentes nos diferentes tipos de solo representam o impacto que a mensagem de Cristo possui na vida das pessoas. Assim, apesar de muita gente rejeitar ou abandonar o evangelho, aqueles que verdadeiramente crêem e se mantêm fiéis darão muitos frutos.

Veja a parábola na íntegra: 

“Novamente Jesus começou a ensinar à beira-mar. Reuniu-se ao seu redor uma multidão tão grande que ele teve que entrar num barco e assentar-se nele. O barco estava no mar, enquanto todo o povo ficava na beira da praia.

Ele lhes ensinava muitas coisas por parábolas, dizendo em seu ensino:

“Ouçam! O semeador saiu a semear.

Enquanto lançava a semente, parte dela caiu à beira do caminho, e as aves vieram e a comeram.

Parte dela caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra; e logo brotou, porque a terra não era profunda.

Mas quando saiu o sol, as plantas se queimaram e secaram, porque não tinham raiz.

Outra parte caiu entre espinhos, que cresceram e sufocaram as plantas, de forma que ela não deu fruto.

Outra ainda caiu em boa terra, germinou, cresceu e deu boa colheita, a trinta, sessenta e até cem por um”.

A seguir Jesus acrescentou: “Aquele que tem ouvidos para ouvir, ouça! ” “

(Marcos 4:1-9).

Como tirar os ensinamentos da parábola do semeador

Os ensinamentos da parábola do semeador são tão importantes que voltam a aparecer em Lucas 8:5-8. Nas explicações, Jesus Cristo deixa claro que: quando um semeador lançou sementes no solo, algumas das sementes usadas caíram na estrada e foram devoradas pelos pássaros ali presentes. As que caíram em um lugar pedregoso se tornaram plantas e até tiveram seu crescimento rápido, porém depois acabam definhando pelo calor do sol, por não terem raízes profundas. 

No caso das outras sementes, algumas caíram entre espinhos, que sufocaram as plantas enquanto cresciam e outras caíram em um bom solo, cresceram e deram muitos frutos. 

A lição a ser retirada da parábola é que as diferentes reações aos ensinamentos de Deus vão levar os cristãos a lugares diferentes. É importante saber que em todas essas decisões Ele vai estar te acompanhando, mas sua determinação e sabedoria vão te guiar para um ou outro caminho. 

Nessa jornada, é sempre bom estar acompanhada de pessoas que querem te ajudar a crescer e prosperar e é justamente isso que o Cristão Rico faz.

Cristão Rico

O Cristão Rico produz conteúdos com o objetivo de informar os cristãos em relação a como cuidar das suas finanças, incluindo referências à Parábola do semeador. Para isso, eles investem em conteúdos explicativos, com uma linguagem informal e educativa. As aulas do curso são gratuitas e se utilizam de métodos bíblicos para te ajudar a usar o seu dinheiro de forma responsável e correta.