CristaoRico.com.br / Geracao de riqueza a luz da Biblia

5 dicas para você entender como ter independência financeira

18 de outubro de 2022

A aprendizagem de como ter independência financeira é a ação de poder executar escolhas sem ter necessidade de se preocupar em trabalhar para ganhar dinheiro. 

Ela pode ser construída com a associação de um conjunto de rendas, fruto do patrimônio – como locação de imóveis e rendimento de investimentos financeiros – e outras rendas que tenham segurança de recebimento – como aposentadorias, pensões, previdência privada, dividendos – e que sejam suficientes para segurar o padrão de vida pelo tempo escolhido.

Alguns especialistas afirmam que a independência financeira é alcançada quando os seus lucros são maiores que os seus gastos mensais. 

Para outros, o termo é aplicado para  delimitar quem tem um orçamento equilibrado e reservas suficientes para viver delas, por aí fora sim, sem depender de um trabalho. 

Essa é a essencialidade da independência financeira: conquistar uma boa reserva que, aplicada nos investimentos certos, dará retornos necessários para você conservar o um estilo de vida que gostaria. 

Entender essa questão é uma das primeiras fases para saber como ter independência financeira.

como ter independência financeira
Conheça as dicas para você entender como ter independência financeira. | Foto: Freepik.

Muita gente já sonhou ou alimentou, em algum momento, o desejo de não  ter de se preocupar mais com dinheiro. 

Na prática, não é bem daquele modo que a como ter independência financeira funciona, mas ainda daquele modo ela sem dúvida é um objetivo de muitos de nós. Saiba como ter independência financeira no passo a passo!

Passos para alcançar a como ter independência financeira

Listamos cinco dicas para que você conquiste a sua independência financeira:

1 – Fazer o diagnóstico financeiro individual

O primeiro passo da lista de como ter independência financeira é fazer um alistamento das rendas e despesas familiares.

As rendas representam os valores recebidos. É comum usar o conceito de renda líquida, que significa o valor que efetivamente entra na conta, já livre de descontos.

As despesas, por sua vez, são as saídas de recursos utilizados para  reter o padrão de vida familiar. Geralmente, elas são classificadas em dois grupos: rotineiras e eventuais.

As despesas rotineiras são aquelas do dia a dia: alimentação, mensalidade escolar, conta de luz, água, internet, academia, entre outros.

Já as despesas eventuais são específicas e costumam impactar muito no bolso da família. 

Em geral, ocorrem uma ou poucas vezes ao ano, como viagens, mudança de carro e reformas. Apesar de serem relevantes, normalmente são esquecidas no orçamento.

2 – Levantamento do patrimônio atual

Para conquistar e entender como ter independência financeira, é preciso receber um ponto de partida, que servirá de alicerce para  medir quanto tempo e qual o integral de recursos que precisam ser acumulados.

Além do conhecimento das rendas e despesas familiares, é preciso ver o integral do patrimônio acumulado. Contudo, cabe salientar que nem todo o patrimônio familiar é empregado para atingir os objetivos.

Por exemplo, os bens de uso individual, como a casa, o carro, a moto, o sítio, a casa de praia, o barco, entre outros, são bens que servem a família nas necessidades do dia a dia

Atenção: bens de uso individual são considerados patrimônio, mas não podem ser considerados como investimentos. Esse tipo de patrimônio, além de não  produzir renda, aumenta as despesas e, consequentemente, o custo do padrão de vida da família.

3 – Tenha o hábito de preencher o controle financeiro individual

Geralmente, o controle financeiro individual não está na lista de prioridades de como ter independência financeira da maioria das pessoas, mas  reter esse hábito em dia é indispensável para não receber surpresas no final do mês.

Para isso, separe os extratos da sua conta corrente e dos cartões de crédito e comece a controlar suas rendas e despesas. É bom utilizar uma planilha onde é provável organizar e  fracionar tudo por categorias, para que nada fique fora do seu orçamento.

4 – Tenha objetivos financeiros bem definidos

Para conseguir desenvolver um planejamento financeiro individual é necessário ter objetivos bem definidos. 

Os objetivos financeiros representam onde você quer estar. Eles podem ser classificados como de curto, médio e longo prazos.

  • Objetivos de curto prazo: são objetivos a serem alcançados em um período de mesmo um ou dois anos, como uma reformulação na casa ou uma viagem de férias;
  • Objetivos de médio prazo: serão alcançados em até cinco anos, como um MBA no exterior ou a capacidade do descendente adolescente;
  • Objetivos de longo prazo: são os objetivos que serão atingidos em um prazo maior que cinco anos, como a compra de um imóvel maior, a construção de patrimônio para deixar de herança aos filhos, entre outros.

É preciso estabelecer todos os objetivos bem definidos porque para chegar na como ter independência financeira diversos imprevistos acontecem. 

Quando os objetivos não estão definidos, as chances de gastar mais do que deveria e sair do plano acabam sendo grandes.

5 – Faça seu capital trabalhar para você

Para alcançar e entender como ter independência financeira não basta apenas estabelecer objetivos para o futuro. É preciso atuar e fazer o seu capital trabalhar para você.

Para isso, é preciso fazer investimentos que estejam de acordo com sua situação atual de investidor e ofereçam o retorno esperado. 

Para atingir os melhores resultados possíveis, é essencial ter uma boa administração de três aspectos: tempo, taxa e custo.

A ordem para  reter um investimento no longo prazo é indispensável, pois dessa forma, os juros compostos tendem a chamar uma rentabilidade mais  propícia para o seu capital.

Além disso, quanto maior for a capacidade de aplicação, ou seja o valor aplicado periodicamente, maior será o retorno financeiro no futuro.

Cristão Rico

Como ser independente financeiramente é uma pergunta que tem aumentado cada dia mais. Quer entender melhor como ter independência financeira? Visite o site do Cristão Rico, essa é a melhor opção para saber como atingir a independência financeira!

Como ter independência financeira não será mais um impasse na sua vida. Acompanhe os conteúdos do Cristão Rico e conquiste sua independência financeira e aprenda muito mais sobre o mundo das finanças no Cristão Rico!