CristaoRico.com.br / Geracao de riqueza a luz da Biblia

Os Principais Ativos do Mercado Financeiro

22 de abril de 2017

“O ladrão vem apenas para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham plenamente.” João 10:10.

Sabemos que a primeira parte do versículo bíblico mencionado acima nos exorta sobre o papel do inimigo de nossas almas no âmbito espiritual.
Ao ler esse versículo e trazê-lo ao cenário prático e terreno dos investimentos, podemos compará-lo a alguns paradigmas do mercado financeiro, e todas as suas possibilidades.

O mercado financeiro não está para usurpar o seu trabalho e tão pouco reduzir a sua renda, ao contrário, o mercado é um meio democrático de conseguir prosperidade financeira com equilíbrio.

Os investimentos nada mais são do que um grande canal de possibilidades e prosperidade. Mas devem ser utilizados com bastante atenção e cautela  para evitar que por ganância ou falta de conhecimento o “ ladrão”  venha a destruir seus investimentos financeiros.

De forma similar a todas as coisas na vida, sem excessos, sem ganância, sem avareza e sempre na direção de Deus!

Nesse artigo estaremos mostrando aos leitores os principais investimentos disponíveis no mercado financeiro.

Tesouro Direto

Vamos iniciar logo pelo Tesouro Direto. Se o leitor já procurou um pouco sobre investimentos na internet, já deve ter se deparado com o Tesouro Direto.

Vamos tentar explicar da melhora maneira possível, e o mais direto. O programa de investimento do Tesouro Nacional foi criado no inicio do século 21.

A iniciativa foi realizada, com o intuito de fornecer condições aos pequenos investidores de terem como comprar papeis públicos.

Investimento que antes estava voltado à alta renda. O Tesouro Direto está entre as formas de investimento mais seguras e rentáveis no Brasil.

Isso se deve a garantia que os papéis públicos possuem, por meio do Tesouro Nacional. Garantia que é melhor do que o próprio FGC (Fundo Garantidor de Credito).

Já a rentabilidade pode ser vinculada a três formas. Na realidade, existem três tipos de letras…

  • Tesouro Selic – Vinculada ao juro taxa Selic
  • Tesouro IPCA – Vinculada ao IPCA (inflação) mais juro prefixado
  • Tesouro Prefixado – Vinculada a uma taxa de juro prefixada.

Essas três formas de investimento possuem seus prós e contras. Mas tudo isso vai ser mais bem explicado nos próximos artigos!

Ações

O mercado de ações com certeza é o que mais desperta interesse nas pessoas. Quem nunca ouviu no Jornal Nacional, os apresentadores falando sobre alta ou queda do Ibovespa?

Pois é, a partir do momento que você estiver investindo em ações, você estará participando de maneira direta nesse mundo.

Ao explicar sobre ações quero mostrar um mundo onde as possibilidades podem ir além do rendimento corrigido pela inflação, ou uma taxa de juro.

Estamos falando em empresas, firmas que vendem produtos e serviços. Indústrias, grandes conglomerados ligados ao comércio, e várias outros tipos e empresas.

Quando avaliamos uma ação, precisamos estudar a empresa em si, os seus resultados, os valores das ultimas distribuições (se houve), em quanto tempo a ação poderia fornecer ganhos suficientes para pagar o investimento inicial, e assim por diante.

Existem diversas valores, cálculos, e números que devem ser levamos em consideração na hora de escolher a ação.

Não se esqueça, ao comprar uma ação, estamos comprando um pedaço da empresa. É como se estivéssemos virando sócia da firma.

Podendo inclusive receber as distribuições de lucros que a mesma realiza.

Lógico, tudo proporcional ao tamanho da posição que o investidor detém em ações da companhia.

O funcionamento do mercado e ações é outro detalhe a parte, e muito importante de ser entendido.

Bem diferente dos investimentos em renda fixa, quando aplicamos valores em produtos financeiros que possuem valor fixo para serem adquiridos.

De maneira similar ao Tesouro Direto, que até possui uma volatilidade, mas algo menos frequente (no caso do Tesouro Selic).

As ações estão sendo negociadas no mercado aberto, e, portanto, flutuam conforme o mercado.

Em outras palavras, a bolsa de valores, funciona como uma grande casa de leilão, onde existem os compradores e vendedores.

As duas partes estipulam os valores de compras e de vendas, os melhores valores vão para o topo da lista, dos respectivos ativos, e assim, as pessoas vão conseguindo vender e comprar.

Dependendo do ativo…

  • O valor pode começar a subir (muitas pessoas querendo comprar e poucas querendo vender)
  • Ou cair (muitas pessoas querendo vender e poucas querendo comprar).

Fundos Imobiliários

Mais um ativo do mercado financeiro nacional, que vem ganhando cada vem mais adeptos, são os fundos imobiliários.

Se o leitor pensa em investimentos, provavelmente já cogitou comprar um imóvel, e se beneficiar por meio de alugueis, ou da própria venda.

Essa cultura de comprar imóveis, com o intuito de viver da renda dos mesmos, está impregnada em nossas raízes a varias gerações.

Coisa, que não acho ruim, mas pode demorar muito para acontecer. A grande parte dos brasileiros não possui renda suficiente para conseguir adquirir uma propriedade com a intenção de alugar antes dos trinta anos por exemplo.

Imagina conseguir a sua casa, e ainda mais outra propriedade. Difícil não é mesmo? Os fundos imobiliários vieram com a intenção de democratizar essa forma de investimento.

Através da bolsa de valores podemos comprar as cotas de fundos imobiliários. Essas cotas são pedaços de imóveis. Muitos fundos têm empreendimentos como parte dos investimentos.

Essas propriedades são desde lajes corporativas, até Shopping Centers! Seria muito difícil ter dinheiro suficiente para comprar uma loja em algum grande Shopping Center não é mesmo?

Por meio dos Fundos imobiliários, isso é possível, com investimentos bem acessíveis! Existem fundos que negociam cotas a partir de R$: 2,00!

 

Estas são opções interessantes para que você expanda os seus conhecimentos para praticar a Lei da Multiplicação em sua vida financeira.

Nos acompanhe nos próximos artigos da série Mercado Financeiro que postaremos neste blog.

 

Dica:

Nas pesquisas que fizemos com nossos leitores, muitos pediram sugestões de cursos para que sempre possam aprofundar seus conhecimentos práticos no mercado financeiro.

Deixamos aqui duas recomendações:

<<Curso para INVESTIR EM AÇÕES>>

 <<Curso de TESOURO DIRETO>>