CristaoRico.com.br / Geracao de riqueza a luz da Biblia

Os 10 Mandamentos para o Empresário Cristão

18 de julho de 2018

Você sabia que os 10 mandamentos da Bíblia também se aplicam ao contexto do empresário cristão?
Em Êxodo capítulo 20:1-17 Deus nos revelou através de Moisés  os 10 mandamentos que também servem para o Empresário Cristão.
Neste artigo vamos entender  como estes mandamentos se aplicam ao contexto empresarial.

1- Não Terás Outros deuses Diante de Mim

“Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o Senhor , teu Deus…” Êxodo 20:3-4
Aqui Deus nos ordena a não idolatrar nada!
Se o dinheiro ou sua empresa tem desviado o seu foco de Deus você não está sendo obediente.
A idolatria não está apenas em adoração de imagens mas em tudo que te afasta de Deus. O dinheiro pode ser um ídolo se ele for mais importante para você do que Deus.
Em nosso Ebook BestSeller de Finanças para Cristãos explicamos que o dinheiro é apenas ferramenta para cumprir os propósitos de Deus na terra e jamais devem ser um fim.
Da mesma forma o amor a empresa pode ser uma forma de idolatria, principalmente se for dirigida com vaidade e fora dos caminhos do Senhor.

2- Amar a Deus e Guardar seus mandamentos

“…Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos.” Êxodo 20:4
Nada é mais importante do que a adoração verdadeira a Deus. Ele quer as primícias do nosso coração.
Pense em fazer que seu negócio produza para o Reino e que seja um espelho do o Reino de Deus aqui na terra.
Se você é um empresário, certamente atua na esfera de Negócios e Financas dos 7 montes de influência e Deus te delegou grande responsabilidade.

3-  Não Tomar o Nome do Senhor em Vão

“Não tomarás o nome do Senhor , teu Deus, em vão, porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão” Êxodo 20:7
O empresário deve entender que sua palavra tem muito impacto tanto para as pessoas que ele lidera e se relaciona, quanto para o mundo espiritual. Suas palavras servem para te abençoar ou para te amaldiçoar.
Pensando nisso se pergunte sempre: Você tem honrado a Deus com suas palavras ou tem colocado o nome dEle em vão para fazer negócios que Ele não aprova?

4- Guardar o Sábado

“Lembra-te do dia de sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor , teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro; porque, em seis dias, fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o Senhor abençoou o dia de sábado e o santificou.” Êxodo 20:8-11
Nos 10 mandamentos da Bíblia, o Senhor nos deixa claro a importância do dia de descanso. Ele diz claramente para que tanto o empresário quanto os funcionários tirem um dia na semana para descanso, consagração e adoração.
Existe aqui um caso empresarial muito interessante, do empresário cristão americano S. Truett Cathy dono de uma das maiores redes de fast food dos Estados Unidos a Chick’n’Filet que diz ter sido incomodado por Deus para fechar todas as suas lojas no Domingo pois este seria um dia em que ele e seus funcionários deveriam separar para a familia e para adoração a Deus.
Domingo era o seu melhor dia em vendas e muitos o chamaram de louco por isso.
Ele obedeceu e seguiu a voz do Espírito Santo.
E adivinha o que aconteceu com o faturamento de suas lojas?
Aumentou.
Empresários tendem a achar que quanto mais trabalham mais terão resultados e muitas vezes sacrificam o seu “sábado” para isso.
E você tem separado um dia na semana para consagração e adoração a Deus?

5- Honra Teu pai e Tua mãe

 “Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor , teu Deus, te dá.” Êxodo 20:12
O empreendedor de sucesso deve lembrar que seus pais foram usados por Deus para prepará-lo e ajudá-lo a chegar até aqui.
Os pais do empresário devem ser honrados de alguma forma.
Pense nisso.

 6. Não Matarás

Êxodo 20:13
O empresário cristão deve ter consciência de que cada decisão que ele toma, ou cada negócio que ele faz, tem grande impacto na vida de outras pessoas.
O empresário deve zelar pela vida de seus colaboradores e clientes.
São diversas as situações em que um empresário pode colocar em risco a vida das pessoas se não fizer a coisa certa.
Um empresário industrial que trabalha com maquinários  não pode negligenciar o uso de equipamentos de proteção para seus funcionários.
Negligenciar isso seria indiretamente matar um colaborador.
Um empresário que vende remédio ou alimentos vencidos pode tirar a vida de uma pessoa sem sequer saber disso.
O empresário cristão  deve estar atento aos impactos dos seus negócios na vida das pessoas.

7. Não Adulterarás

Êxodo 20:14
Quando vemos este mandamento, pensamos em traição sexual ou nos relacionamentos mas nao é só isso.
Nao adulterar é não colocar água na gasolina, não vender menos horas de serviço dizendo que trabalhou mais, não alterar a balança, não vender produto vencido, não vender gato por lebre ou qualquer coisa parecida com estas. Entendeu?
Como empresário cristão você deve estar sempre atento se está realmente tendo essa integridade.

8. Não Furtarás

Êxodo 20:15
Se Deus ordena que não devemos furtar então se pressupõe que todos nós temos direito de posse.
Temos direito a ter nossas coisas, nosso capital e ninguém deve nos tirar.
Sejamos bons mordomos como falamos em nosso Ebook e cuidemos com diligência das posses que Deus nos confiou.

9. Nao Levantarás Falso Testemunho com o seu Próximo.

Êxodo 20:16
Já pensou como ficam todos os contratos e acordos que você assina como empresário?
Como empresários cristãos devemos honrar nossos acordos e contratos independente das circunstâncias.

10. Não Cobiçarás.

Exodo 20:17
“…a casa do seu próximo.
Nao cobicaras a mulher do seu próximo.
Nem o teu servo. Nem o teu jumento.”
Nao cobice o que nao é de sua propriedade.
Aqui estamos falando dos desejos que deixamos entrar em nosso coração. Não coloque em seu coração o desejo pelo que é do outro.
O fato de seu concorrente ter investido em uma expansão para determinada região não quer dizer que Deus tem o mesmo plano para sua empresa.
Ore e busque a direção de Deus para entender o seu caminho.
Aqui está uma das grandes armadilhas do inimigo para colocar a perder tudo o que você construiu com as  bênçãos de Deus, veja o que Paulo diz em 1 Timóteo 6:8-10
Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes. Ora, os que querem ficar ricos caem em tentação, e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição. Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores.
Portanto empresário cristão,  tenha contentamento com os planos de Deus para sua vida e não caia nas ciladas do inimigo.
Lembre-se que os plano de Deus já são muito maiores do que os seus basta buscar incessantemente a vontade de Deus para sua vida e para sua empresa e você terá sucesso.
 Para se aprofundar nos princípios biblicos de finanças para Cristãos baixe nosso Ebook Bestseller de Finanças para Cristãos.