O que é dízimo e o que a Bíblia fala sobre o tema!
4 de outubro de 2022
Você já deve ter se perguntado o que é o dízimo no mundo religioso. Bom, o dízimo era uma prática do Novo Testamento, mas ainda hoje é um chamado para ofertar a Deus.
No livro sagrado, a Bíblia, o dízimo era um modo de agradecer a Deus. Era o dízimo que sustentava os sacerdotes, o tempo e os mais pobres.

O que é o dízimo?
Ainda não respondemos o que é o dízimo, não é mesmo? Então, aqui se inicia nossa explicação sobre o que é o dízimo: o dízimo possui o significado de “décima parte”.
Os judeus forneciam a décima parte de todo o seu rendimento a Deus. Exemplificando: a cada 10 reais que o indivíduo ganha, ele dá 1 real a Deus; se ele ganhar 1.000 reais, ele dá 100 reais a Deus; se ganhar 10.0000 reais dá 1.000 reais a Deus e assim sucessivamente,
Na época do Velho Testamento, a atividade principal que sustentava as pessoas era a agricultura.
Não existia muito dinheiro físico e as transações comerciais eram realizadas trocando um produto por outro. Por essa razão, os dízimos eram sobretudo concedidos em produtos agrícolas, como azeite, farinha e ovelhas.
Quem não conseguia transportar os produtos para o tempo podia vendê-los e entregar o dízimo em dinheiro.
Para que serve o dízimo?
Agora que você já sabe o que é o dízimo, chegou o momento de saber para que ele servia.
O dízimo era uma espécie de regulamento para os judeus e servia principalmente para agradecer a Deus.
O dízimo também era usado para sustentar o templo. Os templos, algumas vezes, precisavam de obras de restauração e os dízimos pagavam as despesas.
O dízimo também atendia as necessidades dos sacerdotes e levitas, que não receberam terra de herança como os demais israelitas; eles representavam os líderes religiosos daquelas sociedades e dedicavam o seu tempo ao serviço do templo e a ensinar as escrituras ao povo.
Por fim, o dízimo também cumpria uma função social. Na Bíblia, o amor a Deus sempre está relacionado com o amor ao próximo.
Logo, os pobres também recebiam uma parte do dízimo, para lhes ajudar. Dar o dízimo era um modo de se mostrar misericordioso e estabelecer igualdade social.

Por que devemos dar o dízimo?
Bom, agora que você já sabe para que serve e o que é o dízimo, eis a pergunta que provavelmente deve estar passando pela sua cabeça agora: “Por que devemos dar o dízimo?”.
Primeiramente, pagar o dízimo é um modo de lembrar que tudo o que temos nessa vida é uma dádiva de Deus.
Quando você oferece 10% de seu salário em retribuição a Ele, você está expressando seu amor, fé e gratidão. Você prova a Ele que o seguirá, mesmo quando a situação estiver difícil.
Em outras palavras, você certifica a Ele que confia mais Nele do que no dinheiro. Assim sendo, devido à sua lealdade, Deus lhe promete benção que são muito superiores do que qualquer dinheiro que tenha que abrir mão.
A força espiritual tem origem na confiança ao Senhor. É preciso cada vez mais fé, inspiração e coragem para enfrentarmos as rígidas provações da vida.
E, de uma certa forma, essas bênçãos podem ser concedidas a você como consequência da obediência à lei do dízimo.
Além disso, muitas pessoas creem veementemente que, por pagarem o dízimo, estão mais instruídas a administrar suas finanças e a satisfazer às necessidades.
De uma forma ou de outra, pagar o dízimo ensina-nos a controlar nossos desejos por bens materiais e a sermos honestos com terceiros.
Aprendemos a crer que tudo aquilo que nos foi dado, através das bênçãos do Senhor e de nossos esforços perseverantes, é o suficiente para satisfazer todas as nossas necessidades.
Afinal, independente do quanto fatura por mês, ao pagar o dízimo você receberá as bençãos de Deus.
Entretanto, o dízimo no novo testamento é mais flexível. O mais importante é o desejo de alguma forma contribuir, não a quantidade ofertada.

O que a Bíblia diz sobre o dízimo?
Você já está cansado de saber sobre o que é o dízimo, então chegou a hora de saber o que a Bíblia fala sobre essa prática.
No Velho Testamento, a Bíblia ensina que tudo aquilo que temos foi dado por Deus. Deus é o dono do mundo e contribuir com o dízimo era uma maneira de reconhecer que a sua sobrevivência depende de Deus, não de seus bens materiais e riqueza.
Confira algumas passagens do Antigo Testamento sobre o dízimo:
- E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou seus inimigos em suas mãos”. E Abrão lhe deu o dízimo de tudo. Gênesis 14:20;
- “Todos os dízimos da terra – seja dos cereais, seja das frutas – pertencem ao Senhor; são consagrados ao Senhor. Se um homem desejar resgatar parte do seu dízimo, terá que acrescentar um quinto ao seu valor. O dízimo dos seus rebanhos, um de cada dez animais que passem debaixo da vara do pastor, será consagrado ao Senhor. Levítico 27:30-32;
- “Separem o dízimo de tudo o que a terra produzir anualmente. Deuteronômio 14:22;
- Do Senhor é a terra e tudo o que nela existe, o mundo e os que nele vivem; Salmos 24:1;
- Deem ao Senhor a glória devida ao seu nome e entrem nos seus átrios trazendo ofertas. Salmos 96:8;
- Honre o Senhor com todos os seus recursos e com os primeiros frutos de todas as suas plantações; Provérbios 3:9.

Por fim, temos o versículo de oferta e dízimo mais popular.
Através de sua leitura, é possível captar a essência sobre o que é o dízimo: Tragam o dízimo todo ao depósito do templo, para que haja alimento em minha casa. Ponham-me à prova”, diz o Senhor dos Exércitos, “e vejam se não vou abrir as comportas dos céus e derramar sobre vocês tantas bênçãos que nem terão onde guardá-las. Malaquias 3:10.
Já no Novo Testamento, não existe nenhum regulamento ou regra clara a respeito do pagamento do dízimo, mas a segunda parte do Livro Sagrado afirma que o crente deve se mostrar generoso em suas ofertas para o trabalho da Igreja. Afinal, a generosidade é um indício de gratidão e confiança em Deus.
Além disso, no Novo testamento não existem muitas passagens que dissertam sobre o que é o dízimo e sobre a ordenança desta prática na Igreja.
Observe: “Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês dão o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, mas têm negligenciado os preceitos mais importantes da lei: a justiça, a misericórdia e a fidelidade. Vocês devem praticar estas coisas, sem omitir aquelas. Mateus 23:23.

Através dessa passagem, é possível concluir que Jesus não dá muita relevância a dízimos.
Por meio de sua fala, Jesus tinha a intenção de mostrar o perigo de depositar a confiança somente nas regras e rituais, sem ter o coração de fato voltado para Deus.
É claro que Jesus não condenava o dízimo, mas defendia a ideia de que nada disso tem importância e nem valor se a pessoa não é dedicada a Deus.
Ser dizimista não lhe garante uma vaga no céu, pois o dízimo apenas agrada a Deus quando é pago com o coração preenchido pelo amor e de modo a expressar gratidão por tudo o que Deus dá.
Por fim, o Novo Testamento não obriga o cristão a pagar o dízimo, mas afirma que o verdadeiro seguidor de Jesus Cristo deve colaborar com a Igreja para a expansão do Evangelho.
O mais importante é a vontade de ajudar e não a quantidade de dinheiro dada. Manter a Igreja unida é responsabilidade de todos os seus membros. Não querer ajudar de alguma forma com a obra de Deus não indica um bom sinal.
A Igreja é o mecanismo de Deus para levar o Evangelho da Salvação a todos. Contribuir para a preservação e manutenção da Igreja significa contribuir para a salvação de mais pessoas.
Além disso, fornecer uma ajuda monetária também é importante para que a Igreja possa oferecer ajuda aos mais pobres.
Portanto, mais do que saber o que é o dízimo, é importante sempre estar disposto a ajudar o próximo!
Blog Cristão Rico
O Cristão Rico foi lançado no ano de 2012 e atualmente tem um curso gratuito com 28 aulas. O objetivo desse blog é levar às pessoas conhecimentos sobre educação financeira e empreendedorismo à luz da Bíblia.
O Cristão Rico acredita que a prosperidade é um caminho importante para impulsionarmos os propósitos de Deus na terra. Além disso, o blog tem o intuito de desmistificar a falsa ideia de que um rico jamais entrará no reino dos céus. Ou ainda, de que o dinheiro é a raiz de todos os males.
A missão do blog é levar apoio para as pessoas que estão em busca de uma educação financeira e empreendedora.
Há uma crença comum no blog de que todos foram feitos por Deus para utilizar e multiplicar nossos talentos para a honra e glória Dele.
Se você possui talentos empreendedores, ou tem o desejo de lidar com as suas despesas e finanças de modo mais alinhado com a palavra de Deus, não deixe de acompanhar o Cristão Rico.
Os idealizadores do blog esperam que os novos seguidores da página, se incentivem e se inspirem para realmente fazer a diferença nesse mundo cheio de miséria, pobreza e destruição espiritual.
O Cristão Rico tem o anseio de impactar o mundo positivamente por meio de seus conhecimentos, habilidades e riquezas.
O blog não se limita a somente dar o peixe que as pessoas precisam e sim ensinar as pessoas a pescar. O Cristão Rico é um canal de luz e prosperidade para o planeta!

Assim, após a leitura desse artigo e levando em consideração que você já sabe o que é o dízimo, seja um Cristão Rico e faça parte dessa causa! Afinal, com a aprovação de Deus, o blog, com certeza, ajudará você a fazer os melhores investimentos!