CristaoRico.com.br / Geracao de riqueza a luz da Biblia

O que você precisa saber sobre o Ano Shemitah, o ano sabático

4 de novembro de 2022

Você sabe o que é o ano Shemitah? Vamos conferir!

Inflação, juros, desemprego, conflitos entre nações, invasão de países, ameaças, crises financeiras, crises migratórias e crises sanitárias intermináveis. Em outras palavras, o caos é tão grandioso que todos foram afetados de alguma maneira. Nesse sentido, existe um acontecimento que é percebido por poucas pessoas, assim, é comum poucos perceberem que momentos de eventos tão importantes como os citados acima acontecem de tempos em tempos. 

Desse modo, esses eventos que transformam radicalmente o mundo são desenvolvidos em ciclos, além de por mais incrível que possa parecer, muitos desses acontecimentos acontecem em ciclos de 7 anos. Outro ponto como você pode imaginar é que esse ciclo começou novamente, ou seja, 2022 é um ciclo iniciado em 2021. 

Em outras palavras, esse é o ano Shemitah: período descrito nas Escrituras como tempo onde extraordinárias alterações geralmente ocorrem. Mudanças essas que certamente têm influenciado ou impactarão a sua vida. Por isso, vem comigo e saiba tudo o que você precisa entender sobre o ano da Shemitah e suas consequências.

O ano Shemitah
O Ano Shemitah é conhecido popularmente como ano sabático. | Foto: Pixabay.

O ano sabático – Shenat Shemita, o que significa?

Descrito principalmente nos livros de Êxodo, Levítico e Deuteronômio, o ano Shemitah basicamente é um ano de descanso da terra, assim, segundo a Lei de Moisés: Nada pode ser plantado, os pobres podem comer o que a terra produzir e as dívidas devem ser perdoadas. Nesse sentido, esse é o ano Shemitah, também conhecido popularmente como ano sabático, ou seja, ano onde a terra não deve ser cultivada e as dívidas devem ser perdoadas. 

No entanto, talvez, você deve estar pensando “ah, isso é um mandamento para Israel não para mim; e mais: eu não planto nada, não tenho fazenda, nem mesmo emprestei dinheiro para ninguém que eu deva perdoar a dívida”. Por isso, os efeitos da Shemitah influenciam a todos e, obviamente, afeta você também. O motivo? Porque eles revelam como Deus age, como também como administra sua criação e como essa administração afeta na sua vida financeira.

Antigos anos de descanso no Oriente Próximo

Para entender melhor o ano Shemitah, vamos pensar que o mundo vive em ciclos, ou seja, o dia nasce, se torna noite, logo depois mais um vez. Desse modo, o verão chega, depois: outono, inverno, primavera e, em seguida, verão novamente. Além disso, o mesmo processo acontece na economia: tempos de prosperidade acontecem e tempos de recessão também, assim, empresas abrem e empresas fecham. Nesse sentido, os ciclos são descritos na Bíblia e observados em nossa sociedade. 

Por isso, basta olharmos ao nosso redor que vamos observar esses ciclos acontecendo. Além disso, economistas reconhecem a existência dos ciclos econômicos. Por outro lado, existem outros ciclos onde Deus geralmente faz alterações na administração de sua criação e esses processos influenciam nas suas finanças e na do mundo todo. Desse modo, vamos entender como esses processos acontecem.

Referências bíblicas do ano sabático

Em primeiro lugar, precisamos reconhecer o número sete, como também a sua extrema importância na Bíblia:

  • Deus criou o mundo em seis dias e cessou de seu trabalho no sétimo;
  • Enoque, era um homem da sétima geração logo depois de Adão, foi transladado para o céu (Judas 1:14);
  • Deus revelou a José que o Egito passaria por sete anos um período de pobreza, logo depois de sete anos, viria a prosperidade (Gênesis 41:26);
  • Jacó trabalhou sete anos para se casar com Raquel, porém acabou tendo que se casar com sua irmã Lia. Além disso, Jacó trabalhou mais sete anos para só então conseguir se casar com Raquel.

Viu? Nesse sentido, existem diversos casos relatando o sete como um número que começa e encerra ciclos, assim, se seu ficasse enumerando todos, passaríamos um bom tempo. 

Em outras palavras, o sete é um número que define ciclos na Bíblia, ou seja, é um período onde o Eterno, geralmente, faz alterações radicais no mundo, como também sete é o ano do Shemitah. Desse modo, o que muitos estudiosos vêm anunciando é que aconteceram inúmeros fatos históricos a cada sete anos, ou a cada ano Shemitah. Além disso, crises econômicas, sociais e fatos importantes entre as nações vêm acontecendo nesses últimos anos.

No Shemitah de 2001, por exemplo, ocorreu uma grande crise financeira com estouro da bolha PontoCom que prejudicou mais de 500 negócios ligados ao segmento de tecnologia e espalhou pânico no mundo. Sem contar que houve o ataque terrorista no atentado de 11 de setembro. Além disso, sete anos depois, em 2008 (outro ano Shemitah) mais uma crise financeira ocorrida pela perda de valor de ativos imobiliários que gerou a recessão global de 2008.

E não para por aí, o processo de recessão brasileira aconteceu em 2015 (outro ano Shemitah), o período marcou a história do país trazendo alterações políticas profundas nos tempos seguintes, uma delas, culminou no impeachment de Dilma Rousseff. Logo depois, após sete anos, esse ano de 2022 que também é um período Shemitah, o mundo novamente está passando por grandes e terríveis mudanças, com inflação, desemprego, ameaças, invasão de países, crises financeiras e persistência de crises sanitárias.

O ano Shemitah
O Ano Shemitah tem o objetivo de ser um momento de reflexão sobre tudo o que acontece no mundo. | Foto: Pixabay.

Agora que você já sabe as curiosidades sobre Shemitah, é importante dizer que não estou aqui afirmando que, em todos os anos considerados Shemitah, grandes alterações ocorrem no mundo e que nelas o Senhor traz juízo a nossas atitudes. 

Nesse sentido, o objetivo desse texto é mostrar na verdade a importância de refletirmos sobre nossa obediência (ou não) aos princípios bíblicos e as consequências criadas ao longo dos anos. Afinal, é inegável que colhemos o que plantamos. Assim, o ano Shemitah acontece de setembro de 2021 a setembro de 2022, segundo o calendário judaico.

Por isso, do ponto de vista individual acredito que é tempo de buscarmos corrigir tudo de errado que fizemos em anos passados, buscando em Deus misericórdia para sermos perdoados e também para perdoarmos. No entanto, do ponto de vista financeiro, é tempo de rever nossas condutas e nos alinharmos aos aspectos financeiros bíblicos. 

Se você quiser saber mais sobre o Ano Shemitah, o Cristão Rico pode ajudar, entre em nosso site e confira tudo sobre o mundo bíblico.