CristaoRico.com.br / Geracao de riqueza a luz da Biblia

Um vendedor precisa mentir para vender?

5 de novembro de 2022

Muitos acreditam que para ser um bom cristão vendedor é necessário ter nascido com aspectos especiais, por exemplo, ser extrovertido, carismático e capaz de realizar amigos em qualquer lugar que chegue. Para manter essa excelência no trabalho de vendas, o ideal é ter nascido em outro planeta. Nossa experiência diz que as vendas não funcionam bem assim. 

Vender é um segmento em que as pessoas, dominando as técnicas e conhecendo as características que ajudam o processo de compras avançadas, podem se tornar bons fechadores de negócio. É claro que aspectos como as citadas acima ajudam as atividades a acelerarem, porém não desqualificam as demais pessoas que querem ter sucesso em vendas. 

Cristão pode ser vendendor? Abaixo mostramos algumas práticas que separam colaboradores excelentes de vendedores regulares para ajudar você a vender mais e compartilhar mais resultados para sua empresa.

Cristão Vendedor
Um cristão vendedor consegue um número maior de potenciais clientes para o seu negócio. | Foto: Pixabay.

O que é necessário para ser um bom vendedor

Buscam aprendizado contínuo

O acesso à informação não é mais coisa do passado. Atualmente, antes de comprar qualquer produto ou serviço, os clientes fazem uma boa pesquisa na internet para ver qual a melhor alternativa para sua necessidade. Esse processo faz com que os leads cheguem muito mais completos e com mais conhecimento até um vendedor.

Pode parecer óbvio, porém a primeira habilidade de um bom colaborador é sua capacidade de se manter atualizado através de estudo constante. Um bom vendedor detém não só o conhecimento do seu produto e negócio, mas da indústria que atende. Ele sabe quais as tendências e problemas que ela passa, como também os fatos atuais que influenciam diretamente seu desenvolvimento. 

Por isso, além da indústria, manter atualizado o estudo da concorrência e, assim, saber diferenciar não só aspectos ou serviços que oferecem, mas, principalmente, o valor que apresentam para o mercado. Fique atento às novidades do seu negócio, mas também do seu mercado de atuação. 

Seja por meio de cursos, notícias, artigos, livros, filmes ou outras fontes, estude frequentemente para se manter relevante.

Fazem pesquisas prévias

Não basta conhecer todo o segmento para fazer uma boa venda. Um vendedor diferenciado vai além e faz uma pesquisa completa do potencial consumidor que vai atender. Atendimento otimizado é um pré-requisito para agregar valor em um processo de vendas. Antes de fazer uma primeira abordagem, pesquisar dados pertinentes sobre o negócio, ajuda a verificar o momento em que ela se encontra e o que já passou durante sua história. 

Encontrar as concorrentes e identificar o que elas estão fazendo, ou seja, o famoso benchmarking, pode ser bem valioso, pois ajuda a observar como o mercado opera, quais são as tendências, quão distante ou à frente está seu potencial consumidor do restante, entre outros.

Para ser um bom cristão vendedor é necessário conhecer o perfil das pessoas com quem você vai interagir. Ferramentas como o LinkedIn, por exemplo, oferecem informações essenciais para o desenvolvimento de uma boa conversa, como em quais negócios já trabalharam, quais atividades exercem, pelo que são cobrados, dentre outros.

Criam rapport

Pessoas compram de quem elas conhecem, confiam e gostam. Um vendedor que se destaca é aquele que consegue desenvolver um rapport com seu prospect. Para conseguir isso, ele utiliza todo o conteúdo pesquisado para ter temas em comum com o Lead, por exemplo, esportes, cursos, cidades em que viveram, pessoas na mesma rede de contatos, entre outros.

Isso demonstra que você tem interesse pelo Lead e pelo seu negócio, ajudando o potencial cliente a estar mais aberto a ouvir o que você tem a dizer. No entanto, é importante ter cuidado para não ultrapassar a linha, assim, existem assuntos de cunho pessoal que não devem entrar em uma conversa profissional. 

Por isso, questione-se sempre: “como eu me sentiria se um estranho falasse sobre esse tema comigo?”. Nesse sentido, use o bom senso durante todo o diálogo e ganhe a confiança do seu prospect. Dominar o conhecimento sobre a empresa do Lead e seu mercado também mostra que o colaborador tem autoridade no assunto e, consequentemente, fortalece o vínculo com quem você está falando.

Saber ouvir

De nada serve todo o conhecimento adquirido e desenvolvido se o vendedor não sabe ouvir seu cliente. Desse modo, como mencionado anteriormente, o acesso à informação faz com que muitas vezes os negócios já saibam o que precisam ou quais são seus problemas e possíveis soluções no mercado. 

Querem falar com alguém que de fato entenda o que estão passando e que ainda possam aprender algo que não saibam. Por isso, um vendedor que não sabe ouvir não entende a real necessidade da empresa, ou seja, o que o torna suscetível a alguns erros bem comuns, por exemplo, repetir informações, não saber dar continuidade à conversa, perder dados importantes e apresentar soluções de que o cliente, na verdade, não precisa. 

É Importante ter atenção se você estiver falando mais que o seu potencial cliente durante uma venda, caso isso aconteça, alguma coisa está errada. Pare e reflita sobre como você está direcionando a conversa e verifique quais as informações que você ainda não sabe, mas que o Lead pode te passar. Assim, basta fazer as perguntas certas.

Agora que você já tem a resposta para a pergunta “Cristão pode ser vendedor?” Lembre-se que essas atividades levantadas não são definitivas e únicas para que você se torne um ótimo cristão vendedor. Use-as como parâmetro de comparação de como você faz seu processo, vendas complexas envolvem diversos aspectos que vão influenciar no seu sucesso ou não. Muitos até não dependem de você, mas quanto mais “afiado” você estiver, mais preparado vai estar para lidar com diferentes negociações. Se quiser saber mais sobre os XYZ da bíblia, o Cristão Rico pode ajudar, entre em nosso site e confira mais informações!