CristaoRico.com.br / Geracao de riqueza a luz da Biblia

Como Sacar o FGTS e Onde Investir?

12 de maio de 2017

“Mas acumulem para vocês tesouros nos céus, onde a traça e a ferrugem não destroem e onde os ladrões não arrombam nem furtam.”

Mateus 6:19-20

De certo modo o FGTS funciona como ultimo refugio de todos os trabalhadores. Se você vir a ficar desempregado, e não possui nenhum investimento ou reserva, o FGTS será sua salvação.

Observando isso, ainda estamos dentre os dias que podemos utilizar para resgatar o FGTS referente às contas inativas.

Mesmo tendo poucos reais, aconselho a todos que disponibilizam, do mínimo de tempo, irem até a Caixa Econômica, ou alguma lotérica para efeituar o resgate.

O FGTS é conhecido pelo pequeno rendimento que oferece aos seus cotistas. Atualmente o ganho do FGTS é de 3% ao ano mais TR.

A Taxa Referencia nos últimos anos não conseguiu render mais do que 2% ao ano. Ou seja, somando o rendimento fixo (3%) mais a TR, nos anos de maior abundancia do FGTS o rendimento não passou da casa dos 5%.

Sendo que nesse mesmo período havia investimentos que poderiam ter pagado aos investidores ganhos na casa dos 14% ao ano!

Mais do que o dobro! Simplesmente isso! Por isso fazemos esse pedido para que você faça a consulta de seu saldo e veja se possui alguma conta inativa.

Mas como funciona a conta inativa?

Vamos supor que você esteja trabalhando, mas para conseguir esse emprego atual, você teve que pedir demissão do seu emprego anterior.

Quando pedimos a “conta” de nosso trabalho, não temos o direito de sacar o FGTS, simplesmente saímos com uma mão na frente e outra atrás.

Sendo assim, aquele saldo do FGTS permanece lá, mas em uma conta inativa. Inativa, porque a empresa que realiza mais os depósitos, portanto, não vai mais movimenta a conta.

O saldo vai ficar ali, somente rendendo os jutos do fundo. Então o cidadão, atualmente, pode ir até a Caixa Econômica e realizar o saque desse saldo.

Pode acontecer de ter mais do que uma conta. Para consultar os saldos, basta o cidadão fazer um cadastro no site da Caixa Economia Federal, assim, poderá visualizar o saldo de seu FGTS.

Como fazer consulta?

Para realizar a consulta você vai precisar ter em mãos sua carteira de trabalho, ou o numero do PIS que está dentro dela.

Com esse numero e preenchendo mais alguns dados, você terá o seu cadastrar efetivado, podendo a partir de agora, visualizar o seu saldo.

É importante fazer essa etapa antes de ir a Caixa, porque assim não haverá equivoco.

Identificando uma conta inativa, você já pode ir até a Caixa para sacar o valor! Só mais um detalhe! É preciso verificar a tabela com as datas para cada aniversario!

 

 

Lembrando que aqueles que já tiveram a abertura para o saque, ainda podem resgater os valores. O ultimo dia para sacar o FGTS é 31/07/2017! Seja rápido!

Não tenho conta inativa…

Se você não possui conta inativa, infelizmente não existem muitas opções. Você terá que esperar por uma demissão sem justa causa.

Fato que poderia liberar o seu FGTS e ainda possibilitar o recebimento de multa sobre o valor.

Ou se você estiver pensando em financiar um imóvel. É possível utilizar o saldo do fundo para financiar o imóvel.

Seriam essas possibilidades. Infelizmente não temos como sacar o valor por livre e espontânea vontade.

Para aqueles que conseguiram botar a mão nos recurso do FGTS e não possuem dividas, ou outras prioridades, a pergunta seria;

Onde colocar esse dinheiro?

A primeira sugestão é em titulo do Tesouro, mais especificamente no Tesouro Selic. Essas letras são indexadas a taxa Selic, seguindo toda a oscilação que a taxa básica de juro obtiver.

Mesmo observando que o atual momento da economia é de queda do juro. Ainda assim aconselhamos investir em tais papeis, devido ao bom rendimento e a segurança.

Não existe investimento mais seguro do que o Tesouro Direto em nosso país. Ate os títulos de renda fixa que são protegidos pelo FGC são menos seguros.

Acredito que o Tesouro Direto pode auxiliar bastante o investidor na hora de acumular e rentabilizar o patrimônio.

As letras Tesouro IPCA também são uma boa pedida. Principalmente para aqueles que têm em mente, juntar dinheiro para aposentadoria.

Ou seja, um investimento de longo prazo.  Aplicando o seu saldo do FGTS em Tesouro IPCA, o investidor pode se aproveitar de uma taxa de juro, atraente na casa dos 5,3% ao ano, e a correção pelo IPCA.

O importante é manter o valor protegido da inflação. Por meio dessa letra, ela estará.

Títulos de renda fixa com rendimentos maiores também pode ser uma alternativa. Sempre observando se o papel possui a garantia do FGC.

Geralmente as grandes corretoras do país oferecem papeis como CDB, ou LC, pagando até 120% do DI!

Rendimento que é muito bom! Outros papéis chegam a pagar 6,5% mais IPCA ou aproximadamente uma taxa prefixada de 12% ao ano. Aproveite!

  1. Veja aqui para saber mais como Investir no Tesouro Direto.
  2. Caso você tenha tempo para se dedicar como investidor assumindo maiores riscos, sugerimos que veja como Investir em Ações ou Forex
  3. Caso queira começar um negócio do ZERO com pouquiíssimo investimento sugerimos que BAIXE O EBOOK e assista a ESTA AULA