Como Investir na Bovespa
25 de abril de 2017
“A sabedoria oferece proteção, como o faz o dinheiro, mas a vantagem do conhecimento é esta: a sabedoria preserva a vida de quem a possui.”
Eclesiastes 7:12
Versículo perfeito para traçarmos um paralelo também para você que pretende iniciar seus investimentos na bolsa de valores. O mercado é um lugar, que às vezes pode ser tumultuado e indeciso.
Essa volatilidade pode gerar angústia aos investidores, e decisões pouco sabias também. Ao meditar, principalmente, levando em considerações os ensinamentos da bíblia, ampliando as palavras e conhecimento por meio de meditações e busca de aprendizado, você, caro leitor, vai conseguir o nível de sabedoria necessário para prosperar e se tornar bem sucedido em seus investimentos na Bovespa, a bolsa de valores do Brasil.
Engana-se aquele que acredita ver somente um caminho sem altos e baixos na hora de investir na bolsa.
É preciso manter o foco para não se distanciar de seus reais objetivos, tão como manter a mente tranquila e a paz.
Mas como iniciar o investimento por meio da Bovespa? O que é a Bovespa?
Bovespa, a bolsa de valores brasileira.
No Brasil existe somente um meio de conseguir comprar ativos e vende-los, acessando a bolsa de valores.
A Bovespa é o nome da empresa que faz essa intermediação, e cuida de tudo, para que as transações sejam efetivadas, e os ativos permaneçam sobre custodias de seus respectivos investidores.
Além de intermediação, a Bovespa é o lugar onde tudo acontece. Antigamente as negociações eram feitas ao vivo, no pregão viva-vos.
Esse tipo de pregão, hoje em dia, não existe mais, devido à facilidade que a tecnologia vem propiciando em nossas vidas.
Antes era preciso ligar para a corretora, e fazer a ordem, de compra e venda. O seu corretor, por sua vez, fazia a ligação, para o negociador que ficava no pregão.
O negociador recebia as ordens, então fazia as negociações, ali mesmo, ao vivo. Não era algo que demorava muito, mas com certeza, não era tão rápido quanto às negociações que são feitas hoje.
Bovespa mais BM&F.
Antes, mais antigamente, existiam duas bolsas, a bolsa de ações que era a Bovespa. Ficava em São Paulo, e a BM&F, que era abolsa de commodities, ficava no Rio de Janeiro.
Em meados nos anos 2000, as duas bolsas se uniram, formando a BM&F Bovespa. Dessa forma, as bolsas passaram a ficar em São Paulo.
Sendo assim, não existe mais bolsa de valores no Rio de Janeiro. Por mera curiosidade, ativos como CDB, LCI, LCA e outros produtos de renda fixa, geralmente possuem suas custodias intermediadas pela CETIP.
Essa empresa, mais recentemente, ira fazer parte da BM&F Bovespa. Elas se tonaram a B3.
Outra coisa que pode gerar algumas duvidas por parte da população, está com relação ao vinculo que existe entre o governo federal e a bolsa de valores brasileira.
Na realidade não existe. A BM&F Bovespa, futura B3, é uma empresa privada, que faz toda parte de intermediação, custodia, e abertura de capital de empresas.
Como entrar no mercado?
Será fundamental ter conta bancaria. Presumo que os leitores já tenham. Caso ainda não possuam conta alguma, vamos indicar que façam abertura em um banco grande, porem, observando que o cidadão tem direito a uma conta sem taxas.
Em outras palavras, opte pela conta essencial. Essa conta mínima possui embasamento em uma medida do Banco Central, mencionando que todos os brasileiros têm direito a uma conta com o mínimo se serviços sem precisar ser cobrada pelos mesmos.
Até um bloco de cheques é possível garantir com esse nível, mínimo de serviços. Lógico, a tarifa de TED ou DOC infelizmente continuara a ser cobrada.
Mas para isso, existem as contas virtuais, que, em muitos casos não cobram as taxas de transferência, reduzindo ainda mais o custo do investidor.
Esse assunto fica para o próximo artigo.
Depois de abrir a conta em um banco de varejo, será necessário abrir uma conta em uma corretora.
Na grande parte das vezes, os bancos oferecem as próprias corretoras para intermediar o serviço de compra e venda de ativos.
Porem, eu aconselho que não adquiram esses serviços. O custo geralmente é mais alto, a segurança é similar às corretores independentes, tornando tal serviço, questionável.
Sendo assim, procure por corretoras independentes. Com as modernizações dos serviços das corretoras, todo o processo de abertura, hoje, pode ser executado online.
Ou seja, o investidor não precisa se deslocar até a corretora (agencia) para fazer a abertura da conta.
Você vai precisar fazer um cadastro online, depois preencher um documento, que terá que ser impresso e assinada.
Ao final, junto desse documento, mais comprovantes de residência, e demais documentos solicitados, tudo terá que ser enviado para corretoras de maneira virtual.
No máximo em cinco dias uteis, sua conta estará aberta. Pronta para receber dinheiro, e assim apta a iniciar as operações.
Pronto, o leitor terá um canal direto com o mercado, podendo usufruir de todos os benefícios da Bovespa.
Para aprofundar mais seus conhecimentos de como ganhar dinheiro na Bovespa deixamos aqui esta dica: