O que é mais importante que o dinheiro? A Bíblia explica!
3 de novembro de 2022
Não há como negar a importância que o dinheiro tem em nossas vidas, inclusive, podemos dizer que o dinheiro é muito importante. Desse modo, se não fosse algo fundamental, não existiriam mais de 2.350 versículos sobre finanças na Bíblia. Além disso, se não fosse importante, Jesus não teria falado sobre temas financeiros em 16 das 38 parábolas descritas nas Escrituras. Outro ponto é que se o tema não fosse importante, não existiriam mais de 100 leis nos 5 primeiros livros da Bíblia tratando o tema. Por outro lado, ser algo fundamental não quer dizer que é a coisa mais importante. Afinal, existem muitas coisas mais importantes do que o dinheiro.
Deus em seu infinito amor e cuidado nos avisou sobre essas coisas. Assim, o interessante é que cada uma delas, além de proporcionarem uma vida mais feliz, também ajudam a criar uma vida mais próspera financeiramente. Mas o que são essas coisas? Você quer saber? Então, continue lendo esse texto e conheça 10 coisas mais importantes do que o dinheiro segundo a Bíblia.
As 10 coisas mais importantes
Confira quais são:
1. Honestidade
Não podemos mentir, existem verdades desagradáveis. Desse modo, agora irei dizer uma destas: nós somos desonestos. Em outras palavras, vivemos em um país desonesto, com muitas pessoas desonestas. Além disso, não me refiro apenas a classe política, quero dizer a população como um todo, ou seja, cada povo tem o governo que merece, como já dizia o filósofo francês Joseph-Marie Maistre.
Imagine, quantas pessoas você conhece que sonegam impostos? Quantos utilizam energia elétrica ou TV a cabo de maneira ilegal? Quantos compram produtos piratas? Nesse sentido, eu conheço muitos que cometem essas “pequenas corrupções”. Além disso, o pior é que essas práticas são comuns também no meio cristão.
2. Bons relacionamentos
Deus nos alerta sobre a importância de termos bons relacionamentos, ou seja, com Deus, com parentes, com amigos e com o próximo.
Nesse sentido, a Bíblia diz que o Senhor está sempre presente (Salmos 16:8), que existem amigos mais próximos que irmãos (Provérbios 18:24), que o marido deve amar sua esposa e a esposa deve tratá-lo com todo o respeito (Efésios 5:33).
Por outro lado, não é sempre que isso acontece. Assim, quantos pais movidos pela ganância, trabalham incansavelmente e não acompanham o desenvolvimento de seus filhos? Quantos maridos deixam de dar atenção para suas esposas por causa das atividades do dia a dia? Quantos filhos desprezam o convívio com seus pais devido às diferenças de gerações?
Desse modo, é importante entender uma coisa: dinheiro nenhum vale mais do que bons relacionamentos. Afinal, de nada adianta ter todo o dinheiro do mundo, sem ter com quem desfrutar.
3. Reputação
Não fomos feitos para a solidão, fomos criados para viver em sociedade. Assim, para viver em sociedade, reputação é muito importante. No entanto, o que é reputação? Nesse sentido, reputação é a percepção que as pessoas têm do seu caráter e de suas habilidades. Além disso, lembre-se das pessoas do seu trabalho, ou seja, para aqueles com boa reputação, você diz: esse eu posso confiar, este é determinado, esforçado e bom profissional.
No entanto, para os que possuem má reputação, você diz: esse é um péssimo colaborador, mentiroso, ignorante e preguiçoso. Desse modo, Deus sabia que a reputação seria importante para os homens. Assim, ele sabia das grandes vantagens que uma boa reputação traria, como também sabia dos prejuízos de uma má reputação.
4. Sabedoria
Uma pesquisa realizada pela Fundação Nacional para Educação Financeira (National Endowment for Financial Education) verificou que 70% dos ganhadores de loterias perdem tudo em até 5 anos após ganharem determinado prêmio. No entanto, por que isso acontece? Desse modo, sabedoria é mais importante que dinheiro, assim, sem esse aspecto, não há dinheiro.
Por outro lado, sabedoria não é conhecimento. Em outras palavras, sabedoria é conhecimento colocado em prática, inclusive, a Bíblia diz que todo homem prudente age com base no conhecimento (Provérbios 13:16).
5. Disciplina
Já vi pessoas ricas que perderam tudo, como também já vi pessoas que emagreceram, mas engordaram novamente. Além disso, existem pessoas que seguiam a Jesus, mas um dia deixaram de seguir. Desse modo, qual o motivo dessas coisas acontecerem? Pela falta de disciplina. No entanto, o que é disciplina? Assim, a disciplina se refere a uma conduta que direciona ao bem estar próprio e das pessoas ao seu redor. Por outro lado, disciplinado é ser comprometido firmemente com princípios e regras que ajudam a alcançar o sucesso.
6. Salvação
Nada que é temporal se compara a eternidade. Nesse sentido, não vale a pena ter uma vida terrena próspera e uma eternidade sofrível. Assim, com esse mesmo pensamento, Jesus recomendou que, se teu olho te fizesse tropeçar, seria melhor arrancá-lo (Mateus 18:9).
Em outras palavras, ao longo da vida passamos por muitas perdas. Desse modo, podemos perder dinheiro, bens, entes queridos, ou seja, quase tudo o que temos, podemos perder.
Nesse sentido, Mateus 16:26 fala sobre perder a alma, como também que nada se compara a essa perda. Nenhuma posse, nenhum ente querido, nenhum bem. Assim, todo esse pensamento nos leva a concluir que a salvação é extremamente mais importante que o dinheiro.
No entanto, se é tão mais importante assim: qual o motivo de muitos arriscarem a sua salvação em busca do dinheiro? Por que muitos se envolvem em negócios ilícitos? Por que muitos praticam aquelas “pequenas corrupções” (gato em energia, compra de produtos piratas, entre outros)?
7. Deus
A sabedoria nos faz buscar a salvação, assim, a salvação nos faz buscar a Deus, e Deus é tudo o que precisamos, ou seja, é tudo o que podemos ter de real valor. Nesse sentido, se perguntarmos para qualquer pessoa cristã o que é mais importante: Deus ou o dinheiro? Ouviremos a resposta: Deus!
8. Viver do próprio trabalho e não às custas dos outros
“Quando estávamos convosco, nós vos dizíamos formalmente: Quem não quiser trabalhar, não tem o direito de comer. Entretanto, soubemos que entre vós há alguns desordeiros, vadios, que só se preocupam em intrometer-se em assuntos alheios. A esses indivíduos ordenamos e exortamos a que se dediquem tranquilamente ao trabalho para merecerem ganhar o que comer.” (II Tessalonicenses 3, 10-12).
9. Planejar bem os gastos e investimentos
“Quem de vós, querendo fazer uma construção, antes não se senta para calcular os gastos que são necessários, a fim de ver se tem com que acabá-la? Para que, depois que tiver lançado os alicerces e não puder acabá-la, todos os que o virem não comecem a zombar dele, dizendo: Este homem principiou a edificar, mas não pode terminar.” (Lucas 14, 28-30).
10. Mantenha uma poupança
“Na casa do sábio há reservas de comida e azeite; o homem imprudente, porém, devora tudo o que pode.” (Provérbios 21, 20)
O dinheiro, quando bem utilizado, ajuda para estarmos com nossos parentes e amigos, nos ajuda a cuidarmos melhor de nossos filhos, como também nos dá recursos para contribuirmos com os necessitados e até mesmo facilita a nossa vida espiritual. Por outro lado, o problema todo acontece quando a busca pelo dinheiro se torna um fim e não um meio. Assim, esse é o motivo da Bíblia nos alertar sobre o perigo do amor ao dinheiro (Lucas 12:15).
Em outras palavras, as finanças é algo fundamental, mas existem muitas coisas mais importantes do que o dinheiro. Por isso, meu desejo é que não venhamos nos esquecer das coisas mais importantes, por exemplo, honestidade, bons relacionamentos, reputação, sabedoria, disciplina, a salvação e Deus.
Além disso, se você quiser saber mais sobre as coisas mais importantes do que o dinheiro, o Cristão Rico pode ajudar, assim, entre agora mesmo em nosso site e confira todos os conteúdos disponíveis!