CristaoRico.com.br / Geracao de riqueza a luz da Biblia

Dinheiro é importante?

3 de novembro de 2022

Em primeiro lugar, eu tenho uma pergunta para você: dinheiro é importante? Algumas pessoas dizem que não, ou seja, que não é tão importante assim, afinal, Deus não se importa com dinheiro. Em outras palavras, Deus se importa com a sua salvação, com o amor ao próximo e com a fé. 

No entanto, vamos recorrer a Bíblia, assim, nela está escrito o que de fato é importante, por exemplo, na Bíblia, quase metade das parábolas de Cristo estão relacionadas a temas financeiros; cerca de 20% do sermão do monte trata de assuntos financeiros e nas sagradas escrituras ainda existem mais de 2.350 versículos falando sobre dinheiro e bens materiais, conforme diz pesquisa feita por Howard Dayton.

Se dinheiro não é tão fundamental assim, por que Deus falou tanto sobre dinheiro em seus textos bíblicos? Desse modo, a Bíblia apresenta que o dinheiro é sim importante para Deus. Nesse sentido, se é importante para Deus, deve ser importante para você também! Saiba coisas que você precisa saber sobre o dinheiro a seguir:

Dinheiro
O dinheiro é tratado como algo importante na bíblia. | Foto: Pixabay.

Como Deus Quer Gastar O Seu Dinheiro?

Esse é um aprendizado financeiro bíblico que todo cristão deve saber. O termo “seu dinheiro” é um equívoco, mas você não tem dinheiro. Por mais que existam algumas notas em sua carteira, ou que sua conta bancária tente falar que você tem algum dinheiro, a verdade é que esse capital não é seu, ou seja, ele pertence a Deus. Nesse sentido, veja o que a Bíblia diz:

“Do Senhor é a terra e a sua plenitude; o mundo e aqueles que nele habitam”. Salmos 24:1

Atente-se a algumas palavras deste versículo, por exemplo, terra, plenitude da terra, mundo e os que nele habitam. Observe que tudo isso é de Deus e que isso contempla praticamente todos os elementos que existem. Se o seu dinheiro não está na terra ou no mundo; se não foi desenvolvido da plenitude da terra e não foi criado por quem habita nela, só então, talvez, você tenha algo que realmente é seu. 

Convenhamos, certamente você não tem nada assim. Tudo que você tem pertence a Deus mesmo. Por outro lado, vejamos o próximo versículo do mesmo capítulo:

“Porque ele a fundou sobre os mares, e a firmou sobre os rios”. Salmos 24:2

Em outras palavras, Deus fez e preserva todos os elementos, então, o mais sensato, é que todas as coisas pertençam a Ele. De maneira mais direta, Ageu 2:8 decreta:

“Minha é a prata, e meu é o ouro, diz o Senhor dos exércitos”. Ageu 2:8

Esse versículo é colocado no contexto da reedificação do templo em Israel. Desse modo, era necessário que a população contribuísse financeiramente. Por isso, o Senhor diz: ei, meu templo precisa ser reconstruído e, assim, eu precisarei do meu dinheiro que está com vocês. O Senhor não apenas reivindica nosso dinheiro, como também reivindica as coisas que o dinheiro pode comprar:

“Pois todos os animais da floresta são meus, como são as cabeças de gado aos milhares nas colinas”. Salmos 50:10

É possível notar que na época que esse versículo foi criado, o gado era de extrema importância para sociedade, mais até do que nos dias atuais, do gado vinha a renda, o alimento e a aposentadoria de boa parte da população. No entanto, mesmo assim Deus diz: “todos são meus”. Existe uma parábola, contada por Jesus, que explica muito bem o fato de que devemos utilizar o dinheiro conforme Deus deseja. 

Essa é a Parábola dos Trabalhadores, registrada no capítulo 20 de Mateus. Jesus diz na parábola que um fazendeiro saiu de manhã para contratar trabalhadores (Mateus 20:1) otimizando o pagamento de um denário pelo dia de cada trabalhador. Nesse sentido, foram contratados trabalhadores às noves horas da manhã, ao meio dia, às três e às cinco da tarde. Por fim, ao final do expediente, o fazendeiro paga o mesmo salário a todos os colaboradores, assim, aqueles que trabalharam mais questionam o fazendeiro, que, firmemente respondeu a um deles:

“Amigo, não estou sendo injusto com você. Você não concordou em trabalhar por um denário?

Receba o que é seu e vá. Eu quero dar ao que foi contratado por último o mesmo que lhe dei. Não tenho o direito de fazer o que quero com o meu dinheiro? Ou você está com inveja porque sou generoso?” Mateus 20:13-15

Nessa etapa a Bíblia nos mostra um ensinamento impactante. Então, leia com atenção: “Quem define como gastará o dinheiro é dono, e o dono de todo o seu dinheiro é Deus!” Assim, essa é uma verdade bíblica que nos confronta.  Desse modo, se o dinheiro que temos é na verdade de Deus, é Deus quem define como gastamos essa verba, como também nós não temos o direito de reclamar, mesmo que possa parecer (em nossa visão) errada ou injusta. Em outras palavras, o dinheiro é de Deus e é ele que determina como gastar!

Uso do dinheiro aprovado por Deus

Lembra que eu iniciei falando o quanto a Bíblia trata sobre finanças? Que eu disse que boa parte das parábolas de Cristo e do sermão do monte se referem a temas financeiros? Lembra que na Bíblia existem mais de 2.350 versículos falando sobre dinheiro e riquezas? É nessa infinidade de conteúdo bíblico financeiro que está revelado como Deus quer que nós utilizemos o dinheiro que é dele.

1. Uso do dinheiro aprovado por Deus: suprir necessidades

“Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão? E o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer?” Isaías 55:2a

2. Suprir necessidades familiares

“Se alguém não cuida de seus parentes, e especialmente dos de sua própria família, negou a fé e é pior que um descrente”. 1 Timóteo 5:8

3. Para nos proteger

“A sabedoria oferece proteção, como o faz o dinheiro”. Eclesiastes 7:12a

4. Construir herança para os filhos

“O homem bom deixa herança para os filhos de seus filhos, mas a riqueza do pecador é armazenada para os justos”. Provérbios 13:22

5. Ajudar os outros

“Ordene-lhes que pratiquem o bem, sejam ricos em boas obras, generosos e prontos para repartir”. 1 Timóteo 6:18

Agora que você já descobriu todas as coisas que você precisa saber sobre o dinheiro, o ideal é buscar por mais dicas e estratégias que possam ajudar nas suas atividades financeiras do dia a dia. Além disso, se você quiser saber mais sobre os termos XYZ das leituras bíblicas, o Cristão Rico pode ajudar, então entre em nosso site e confira todas as informações sobre o tema!