CristaoRico.com.br / Geracao de riqueza a luz da Biblia

6 dicas de como controlar as suas finanças

5 de julho de 2022

Nem sempre é fácil estar em dia com todas as contas e despesas da casa, pois, muitas vezes o dinheiro do mês acaba, mas as contas seguem chegando e você acaba fazendo uma dívida. No Brasil, segundo o Serasa, existem cerca de 61 milhões de pessoas com contas atrasadas. Pensando nisso, o Cristão Rico trouxe 6 dicas de como controlar as finanças.

A importância de estar em dia com as suas despesas

Quando você assume um compromisso, você deve honrá-lo, do mesmo modo funciona as finanças. Caso tenha feito uma compra e parcelado, é fundamental pagar até o final e quitar qualquer dívida. Além de ser importante com o próximo, os juros por atrasos e multas são enormes. 

Recentemente, o Banco Central divulgou que as taxas de juros do cartão de crédito chegaram a quase 350% ao ano e a do cheque especial foi um pouco menos de 130% em doze meses. Isso significa que, além do valor da compra, você vai ter que pagar um valor muito maior, aumentando ainda mais as despesas e diminuindo as chances de realizar aquele sonho que você tanto quer. 

Então, jamais esteja devendo, principalmente para um uma instituição bancária. O controle financeiro é importante para ter uma vida financeira melhor, não ficar com dívidas e, assim, ter mais dinheiro para realizar sonhos e planos. 

É fundamental ter um controle dos gastos e dos valores recebidos, para, assim, saber se você pode comprar mais coisas ou se está hora de economizar e cortar os supérfluos. 

Saber como controlar as finanças vai ajudar muito na realização dos seus sonhos e a não precisar fazer mágica no final do mês para fechar as contas. 

Apesar de parecer difícil, há como controlar as finanças, o que vai ajudar muito no futuro da sua família. | Foto: Unsplash.

6 dicas de como controlar as finanças

Confira, abaixo, algumas dicas para te ajudar a controlar as finanças:

1- Saiba exatamente o quanto você ganha

Pode parecer simples, mas pode ser mais complexo do que você pensa. 

O primeiro passo para saber como controlar as finanças é ver todo o dinheiro que entra nas suas contas. Além do seu salário, some o que você ganha com aluguel, dividendos de ações, fundos imobiliários e também aqueles serviços que servem para complementar a renda no final do mês.

Isso você consegue fazer no aplicativo do banco de forma simples, basta pegar o extrato e conferir todos os créditos que você recebeu.

Caso a renda familiar seja composta por mais pessoas, faça isso com todas as contas da sua família. 

2- Saiba todos os seus gastos

Como controlar as finanças, se você não sabe quanto anda gastando? Não tem como. 

Faça o mesmo processo que fez com o dinheiro que entrou, mas agora veja tudo o que sai da sua conta. Além das compras no cartão, verifique os pagamentos por pix, boletos e transferências. Tudo isso você acha no app do seu banco.

Caso você faça compras com dinheiro em espécie, leve uma caderneta e caneta na sua bolsa ou mochila. A cada compra, anote o valor gasto e o local para você ter um controle. 

Se preferir, anote no bloco de notas do celular, a escolha é sua.

3 – Conheça seus gastos

Agora que você já sabe os valores que entram, os que saem e onde são feitos os gastos, vamos para o próximo passo de como conseguir controlar as finanças. 

Separe em categorias os seus gastos, começando pelo tipo: Telefone, TV, academia, cinema, streamings, etc. Faça isso até terminar de separar todas as despesas.

Saber como controlar as finanças vai te ajudar a ter uma vida financeira mais saudável. | Foto: Unsplash.

4 – Veja onde é possível cortar

Com as despesas todas separadas, é a hora de dar um passo muito importante para salvar a sua finança pessoal e familiar: saber onde cortar os gastos. 

Depois de conhecer bem aquilo que você consome, a próxima etapa do plano de como controlar as finanças é tentar reduzir, ao máximo, tudo aquilo que não é importante ou pode ser comprado por um valor mais baixo.

Caso esteja gastando muito com telefone, veja se não há um plano mais em conta. Os streamings são vilões na hora de conseguir controlar as finanças da família, pois, por serem baratos, você assina todos e o preço fica salgado. Opte por ter apenas um, assista tudo o que seja do seu interesse e depois assine outro. Faça isso e a sua vida financeira vai agradecer. 

Corte os gastos com transporte de aplicativos, opte por ônibus, metrô, trem ou ir andando. A sua saúde física também vai agradecer.

E, caso você esteja com muitos problemas financeiros, não faça nenhuma compra de roupas ou coisas que você realmente não precisa. Deixe esse dinheiro para quitar dívidas, poupar e até mesmo investir. 

Caso seja realmente necessário comprar algo, opte por mudar seus hábitos de consumo. Escolha produtos mais em conta, até mesmo semi novos. É possível adquirir bons produtos por um preço bem melhor.

5 – Defina metas

Para ter como controlar as finanças, faça metas de gastos, para investir e poupar. Estabeleça um valor mensal para gastar com o que você quiser, porém, quanto mais problemas financeiros a sua família tiver, menor vai ser esse valor.

Para investir e guardar, reserve uma parcela do que você ganha para isso. Não deixe para investir no final do mês, assim que o salário cair na conta já faça os investimentos, pois o dinheiro não vai faltar.

Sobre guardar, é importante ter uma reserva para quando você precisar pagar uma conta que não estava esperando ou caso perca o emprego. Deixe em um CDB de liquidez diária, assim o seu dinheiro rende e você vai poder retirar facilmente esse valor caso precise. 

Além disso, sonhar nunca é demais. Caso você tenha como controlar as finanças, vai sobrar mais dinheiro na sua conta, então ter uma grande viagem como meta, pode te ajudar a economizar ainda mais. 

Todas as vezes que você gasta com algo desnecessário, pense que é um dinheiro a menos para realizar o  seu sonho.  

6 – Aumente a sua renda mensal

Para ter como controlar as finanças familiar, um dinheiro a mais vai ajudar muito. E não desanime se o valor for baixo, pode ser 100, 50 ou 25 reais que vão entrar na sua conta, pois qualquer valor vai ser de extrema importância.

Existem muitas maneiras de conseguir uma renda extra e ter como controlar as finanças, algumas você pode fazer em casa mesmo. 

Caso saiba cozinhar, venda doces ou salgados. Se sabe escrever, trabalhe como redator web ou crie um canal no YouTube. As possibilidades são enormes.

Uma meta ou sonho futuro podem ajudar você a conseguir controlar as finanças e guardar mais dinheiro para o futuro. | Foto: Unsplash.

Agora que você viu como controlar as finanças, é a hora de colocar em prática os ensinamentos. E para ver dicas bíblicas sobre finanças, acesse o Cristão Rico e veja como multiplicar o seu dinheiro. Participe do Curso Intensivo de Gratuito de finanças bíblicas em https://cristaorico.com/evento