CristaoRico.com.br / Geracao de riqueza a luz da Biblia

Aprenda a desenvolver a educação financeira familiar

25 de outubro de 2022

A educação financeira familiar é saber administrar o dinheiro de forma sábia e conseguir atender todas as necessidades familiares. Para que isso ocorra é necessário pesquisar sobre o assunto e garantir que todos da família estejam cientes dos objetivos que desejam alcançar e dispostos a contribuir e aprenderem mais sobre a educação financeira e o orçamento familiar. 

No início até todos estarem acostumados com as mudanças financeiras é necessário paciência e persistência, mas após começar a ver os frutos dessa educação financeira familiar é possível até pensar em investir. 

educação financeira familiar
Saiba mais sobre educação financeira e orçamento familiar e educação financeira familiar conceito. | Foto: Freepik.

Qual a importância da educação financeira familiar?

Em algumas passagens da Bíblia é possível perceber a importância de se planejar financeiramente, sendo que a educação financeira pessoal e familiar são essenciais.  

Confira esses trechos:

“Se alguém não cuida de seus parentes, e especialmente dos de sua própria família, negou a fé e é pior que um descrente.” 1 Timóteo 5:8.

“O homem bom deixa herança para os filhos de seus filhos, mas a riqueza do pecador é armazenada para os justos”. Provérbios 13:22.

Com esses trechos acima, é possível perceber que a educação financeira familiar é citada para suprir as necessidades da família. E os caminhos para a educação financeira familiar são possíveis através de certas etapas.

Saiba a real situação financeira da sua família (H3)

Coloque em uma planilha toda a situação financeira da sua casa, saiba quais são as rendas que entram todo o mês e quais são os gastos fixos e contas que chegam todo o mês, isso possibilita uma visão ampla sobre o que entra e sai de dinheiro e sua educação financeira familiar poderá ter êxito. 

Crie objetivos familiares

Tenha em mente quais os objetivos da sua família e crie metas para alcançar os objetivos de sua família, seja ele reformar a casa, comprar um carro ou pagar a faculdade de um filho, esses objetivos em conjunto é o principal na educação financeira familiar. 

Seja claro com sua família

Se o objetivo é economizar por falta de dinheiro ou por uma necessidade extrema como problemas de saúde, reúna sua família e diga a todos a real situação para que todos estejam cientes e possam colaborar e oferecer ideias de como manter o foco. 

Conheça alguns benefícios ao praticar a educação financeira familiar (H2)

Para que você possa ver resultados é necessário que todos na família façam a sua parte e ajude nesse processo, conheça os benefícios para a sua vida ao saber como lidar com as finanças através da educação financeira familiar. 

Conhecer mais sobre dinheiro

Algumas pessoas ainda têm dificuldade mesmo na fase adulta em lidar com o dinheiro e isso pode até gerar conflitos dentro de casa sobre o assunto, então a melhor coisa ao conhecer sobre educação financeira familiar é criar uma relação saudável com as finanças. 

Constrói um patrimônio

Para aqueles que estão começando uma família ou uma família que ainda deseja comprar uma casa ou apartamento a educação financeira familiar pode ajudar com esse planejamento que exige muito e pode precisar de alguns anos para ser alcançado 

“E, quando Deus concede riquezas e bens a alguém, e o capacita a desfrutá-los, a aceitar a sua sorte e a ser feliz em seu trabalho, isso é um presente de Deus”. Eclesiastes 5:19.

Evita dívidas

Ao se planejar adequadamente financeiramente uma família pode evitar entrar nas estatísticas de famílias endividadas no Brasil, sendo o cartão de crédito e empréstimos bancários os maiores vilões das finanças familiares, a educação financeira familiar poderá evitar essas dívidas. 

“O rico domina sobre o pobre; quem toma emprestado é escravo de quem empresta”. Provérbios 22:7.

Melhora a qualidade de vida

As preocupações causadas por dívidas e problemas financeiros podem gerar não só gerar conflitos em casa, mas também podem gerar problemas de saúde, tanto física quanto mental.  Com a educação financeira familiar é possível ter mais estabilidade financeira e ajudar a minimizar esses problemas. 

Conheça dicas de como desenvolver a educação financeira familiar

A educação financeira familiar é um conceito que todos na família devem participar e colaborar, isso inclui também as crianças que podem aprender até de forma lúdica sobre o assunto. 

Confira as dicas que podem te ajudar a implementar essa educação financeira familiar:

Estabeleça as metas econômicas em conjunto

Baseado na educação financeira familiar, tenha uma conversa com sua família de forma clara e que todos possam colocar suas expectativas no planejamento, crie metas econômicas que seja benéfica para todos, mas apenas estabelecer metas não é suficiente, precisa ser estabelecido prazos e discutir com todos como estão as etapas e quais dificuldades foram percebidas e não tenha medo de mudar algumas etapas, não adianta ter metas que são irreais e quase impossíveis de cumprir. 

Eduque as crianças

Mesmo para as crianças que ainda não possuem grandes noções de dinheiro é possível incluí-las no processo, além de fazerem elas se sentirem que estão fazendo a diferença, os ensinamentos irão acompanhar ao longo da vida adulta. Para as crianças um pouco maiores que recebem mesadas ou tenham que pagar a mensalidade de escolas, mostre para eles o custo de seus materiais escolares e passeios. A educação financeira familiar pode vir de berço. 

Sempre escolha o pagamento à vista

Um dos principais pontos que você pode desenvolver com a educação financeira familiar é sempre que possível escolha pagar na hora, pois além de evitar possíveis dívidas no cartão de crédito e juros, o pagamento à vista também ajuda na hora de negociar descontos. 

Respeite seu padrão de vida

Economizar muitas vezes é questão de sobrevivência, mas saiba também que manter o seu padrão de vida pode ser importante, sua família e principalmente as crianças estão acostumadas com certos benefícios, então sempre que possível corte ou diminua os gastos mais supérfluos que ainda possibilite manter a vida que todos estão acostumados. 

Sempre faça uma revisão

Mesmo quando você achar que o seu planejamento financeiro está no caminho certo, revise suas estratégias, nessas horas é possível ver com clareza e se algo ainda pode ser melhorado. Esse dinheiro que sobra poderá até ser usado para investir. A educação financeira familiar em conjunto tanto na hora de criar e revisar é importante para todos. 

Gostou dessas dicas de educação financeira familiar? Conheça o site Cristão Rico, que oferece um curso com aulas gratuitas sobre como economizar e gastar seu dinheiro de forma inteligente e sem fugir dos ensinamentos de Deus.