CristaoRico.com.br / Geracao de riqueza a luz da Biblia

Conheça 7 princípios de Salomão para você ser próspero

6 de novembro de 2022

Em primeiro lugar, Salomão, enquanto andava em retidão, foi um homem de grande sucesso. No entanto, quais eram os segredos desse sucesso tão expressivo? Além disso, qual é o segredo da prosperidade de Salomão? Será que se você seguir os princípios de Salomão também obterá sucesso em sua vida? Para responder essas e outras perguntas, desenvolvemos esse texto. Além disso, existe uma ideia que diz que o sucesso deixa pistas. Nesse sentido, as pistas do sucesso de Salomão estão todas documentadas nas Sagradas Escrituras. Assim, agora você verá sete dessas pistas, ou seja, conhecerá sete segredos do sucesso de Salomão.

Salomão.
Os princípios de Salomão podem ser aplicados nos dias atuais. | Foto: Pixabay.

Quem foi Salomão?

Salomão foi autor de 3.000 provérbios e 1.005 canções (1 Reis 4:32). Além disso, também foi botânico e biólogo (1 Reis 4:33). Desse modo, possuía 1.400 carros e 12.000 cavalos (1 Reis 10:26), como também recebia 666 talentos de ouro por ano (1 Reis 10:14). Em outras palavras, foi o responsável pelo desenvolvimento do magnífico Templo do Senhor em Jerusalém. Além disso, a riqueza de Salomão foi maior do que a de todos os reis de sua época (1 Reis 10:23). E como se não bastasse, três livros da Bíblia (Cântico dos Cânticos, Provérbios e Eclesiastes) são atribuídos a ele.

Sete segredos do sucesso de Salomão

1. Salomão buscou a sabedoria

“Como é feliz o homem que acha a sabedoria e que obtém o entendimento, pois a sabedoria é muito mais proveitosa do que a prata e rende mais do que o ouro”. Provérbios 3:13-14

Qual é seu maior desejo? Qual é o seu maior sonho? Qual é o seu grande objetivo espiritual, familiar e financeiro? Nesse sentido, independente de quais forem seus desejos, provavelmente a sabedoria é a melhor direção para trazê-los à realidade. O próprio Salomão conhecia essa verdade, ou seja, viveu essa verdade, e consequentemente colheu os frutos dessa verdade.

2. Salomão conhecia suas limitações

“Mas eu não passo de um jovem e não sei o que fazer”. 1 Reis 3:7b

Após a morte de Davi, coube a Salomão assumir todo o reinado de Israel. No entanto, ele sabia que ainda não estava pronto, pois ainda não conhecia o que era necessário para tal atividade. Por isso, conhecer suas limitações é um dos segredos para o sucesso. Então, como Sócrates já disse: “O sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.”

3. Salomão tinha mentores

“O sábio ouvirá e crescerá em conhecimento, e o entendido adquirirá sábios conselhos”. Provérbios 1:5

Já disse, mas vou repetir: O sucesso deixa pistas. Além disso, os mentores estão aí para revelar essas pistas. Nesse caso os mentores são aquelas pessoas que estão (ou já estiveram) onde você deseja estar. Além disso, são pessoas que, além de saberem como realizar, sabem como transmitir essa informação.

4. Salomão não se apressava

“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu”. Eclesiastes 3:1

O desenvolvimento do templo é indiscutivelmente um dos grandes feitos do reinado de Salomão. No entanto, você sabe quanto tempo demorou para completar tal obra? Foram sete anos! Conforme vemos em 1 Reis 6:1 e 1 Reis 6:38. Além disso, imagine trabalhar em uma obra durante 3 meses, 1 ano, 5 anos e somente no sétimo ano vê-la finalizada.

5. Salomão aprendeu com as tragédias que viveu

“…mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança”. Romanos 5:3 e 5

Tem gente que pensa que existe uma nuvem negra pairando sobre sua cabeça. Desse modo, acreditam que tudo de errado que possa acontecer, vai acontecer e nada poderá ser realizado para evitar. Em outras palavras, esse pensamento serve como muleta, como uma desculpa para uma vida desastrosa. O público que pensa assim normalmente esquece que todos estão sujeitos a imprevistos, conforme vemos em Eclesiastes 9:11:

“Retornei para ver debaixo do sol que a corrida não é dos ligeiros, nem a batalha dos poderosos, nem tampouco são os sábios os que têm alimento, nem tampouco são os entendidos os que têm riquezas, nem mesmo os que têm conhecimento têm o favor.” Por quê? “Ele explicou: Porque o tempo e o imprevisto sobrevêm a todos eles”. Eclesiastes 9:11.

6. Salomão fazia e seguia planos

“Os planos bem elaborados levam à fartura; mas o apressado sempre acaba na miséria”. Provérbios 21:5.

Imagina-se que o custo do desenvolvimento do templo liderado por Salomão, apenas em materiais de ouro e prata, foi de 550 bilhões de reais. Além disso, não há como realizar uma obra dessa magnitude sem planos detalhados.

7. Salomão sabia o que queria

“Prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus”. Filipenses 3:14

Por mais óbvio que possa parecer, muitos não conquistam nada de relevante por não saberem o que realmente desejam. Em outras palavras, poucos sabem exatamente o que querem e, por isso, pulam de galho em galho sem se comprometerem firmemente com nenhuma meta.

Salomão.
As leituras bíblicas sobre Salomão podem ajudar a alcançar sucesso no dia a dia. | Foto: Pixabay.

Agora que você já sabe os sete princípios Salomão para atingir a prosperidade, é importante entender todos esses passos para conseguir aplicar na sua vida, principalmente com o objetivo de conseguir alcançar os melhores resultados na sua vida pessoal e profissional. Nesse sentido, os ensinamentos e aprendizados que podemos encontrar na Bíblia, por mais que tenham sido escritos há milhares de anos, podem ajudar em atividades nos dias atuais. Por isso, se você quiser saber tudo sobre as escrituras bíblicas, o Cristão Rico pode ajudar com esse objetivo. Entre em nosso site e confira outros ensinamentos para o seu dia a dia!