CristaoRico.com.br / Geracao de riqueza a luz da Biblia

Os 7 Montes de Influência na Sociedade

17 de outubro de 2018

O que são os 7 montes de influência ?

Se trata de uma visão de transformação da sociedade de acordo com o Reino de Deus.

A ideia é trazer o Reino de Deus nos diversos segmentos que influenciam a cultura de uma sociedade.

Jesus nos deixou uma ordem em Mateus 28:19, “Ide …fazei discípulos em todas as nações”

Esta ordem de discipulado não se limita apenas à espalhar a mensagem da salvação recebida pelo reconhecimento de Jesus como nosso Senhor.

Se trata de algo muito mais pleno e completo, as boas novas, a mensagem bíblica nos revela uma nova visão, um novo estilo de vida.

Ela nos traz a visão de vida do Reino de Deus aqui na terra.

Entendendo que os ensinamentos bíblicos vão muito além da salvação, percebemos que a bíblia é o melhor manual para todas as áreas de nossa vida.

Não existem melhores ensinamentos para nossa vida financeira  do que a os ensinamentos Bíblicos, da mesma forma isso se aplica nas 7 esferas de influência da sociedade, como negócios e finanças, familia e governo por exemplo.

Quais são os 7 montes de influência na Sociedade?

Em 1975 Loren Cunnigham, líder da, JOCUM (Juventude com uma Missão ) e Bill Bright, líder da Cruzada Estudantil se encontraram e perceberam que Deus tinha revelado a mesma mensagem para ambos.

Deus revelou a estes  dois líderes missionários de forma separada mas praticamente  simultânea que a cultura de uma sociedade era estabelecida por 7 esferas de influência:

  1. Família – Lar
  2. Religião– Igreja
  3. Educação –Escolas
  4. Governo -Política
  5. Mídia – Comunicações
  6. Artes – Entretenimento e esportes
  7. Economia – Negócios e Finanças

Através destas 7 esferas cujos temas são amplamente abordados na Bíblia, poderão ser formadas verdadeiras nações para Cristo.

A visão dos 7 montes de influência acredita que transformando estas 7 esferas de acordo com os propósitos de Deus existirá o verdadeiro discipulado e a vivência da vida plena do verdadeiro evangelho.

Em resumo quem lidera estas áreas de influência determina o comportamento e a cultura da sociedade.

Não é difícil entender como isso funciona: Basta lembrar da influência que o corte de cabelo de um jogador de futebol que atua na esfera de entretenimento e esportes como Neymar, gera na sociedade. Muitos jovens querem imediatamente ter o mesmo corte de cabelo e consumir as mesmas coisas que o craque.

Outro exemplo é o da influência das propagandas, esfera da mídia, que gera um consumismo desenfreado na maioria da população.

A verdade é que o inimigo tem tomado a liderança e influência de muitos desses montes e definitivamente esta não é a vontade de Deus.

Loren Cunningam afirma que a única forma do Reino de Cristo reconquistar essas esferas é através da batalha espiritual (descritas em Efésios 6:10-20,  2 Corintios 10:1-6 e Tiago 4:7-10), nos é dito para destruirmos as fortalezas do diabo.

Devemos então orar contra a influência do inimigo em qualquer área que formos chamados para isso.

Entenda agora em mais detalhes os 7 montes de influência:

1. Família

Através das famílias, nossas próximas gerações são discipuladas, tanto para o bem quanto para o mal.

“Guardem no coração todas as palavras que hoje lhes declarei solenemente, para que ordenem aos seus filhos que obedeçam fielmente a todas as palavras desta lei. Elas não são palavras inúteis. São a sua vida” Deuteronomio 32: 46-47

2. Religião – Igreja

Jesus ordenou aos seus discípulos que discipulassem as nações. Fazemos isso não apenas estando dentro das igrejas, mas saindo pelo mundo. A Igreja é onde nos alimentamos para que possamos levar o reino de Deus por toda a terra.

3. Educação 

A próxima geração é influenciada diretamente nas escolas e universidades. Os cristãos  devem se envolver  na esfera de educação ensinando e educando a nova geração para que andem de acordo com a saebdoria que vem do alto.

“Porém, a sabedoria que vem do alto é antes de tudo pura, repleta de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sem hipocrisia..”Tiago 3:17

4. Governo – Política

De acordo com a bíblia  o povo de Deus deve sim se envolver em política. Lembre dos lideres das nações que foram escolhidos por Deus, Davi, Salomão e os que governaram em países pagãos, como Daniel e José.

Jovens que exercitam princípios da Lei e eventualmente se tornaram primeiro ministros. Se Deus levantou líderes  no Egito antigo  na Babilônia, ele pode fazer hoje também.

Mas os cristãos que desejarem servir na política, terão de enfrentar uma cova de leões moderna.

“É por isso também que vocês pagam imposto, pois as autoridades estão a serviço de Deus, sempre dedicadas a esse trabalho…” Romanos 13:6

5. Mídia – Comunicação

Grande parte da mídia é vista como defensores dos seus próprios interesses. Precisamos de cristãos para trazer a verdade para esta esfera. Palavra é comunicação. Não é novidade que a palavra tem poder e gera influência. Deus fez tudo pela palavra.

“E disse Deus: Haja luz; e houve luz.” – Gênesis 1:3

6. Artes (celebração, entretenimento, esportes e cultura)

“Qualquer território que abandonamos, satanás preenche. Isto é o que aconteceu com o mundo do entretenimento. O drama moderno nasceu como forma de evangelismo, peças de teatro medieval sobre moralidade ensinando escritura para um público que não sabia ler.  Nós devemos recapturar cada forma de entretenimento para Jesus, buscando-o para dar-nos formas criativas de mostrar ao mundo o autor do drama, espetáculo, beleza, cor, vida, emoção e alegria.” Loren Cunnigham

7. Economia  – Negócios e Finanças

Deus quer que seu povo seja bem sucedido no mundo dos negócios e sejam missionários nesta esfera.

Falamos intensamente em nosso Ebook bestseller sobre Finanças para Cristãos , sobre os desejos de Deus para nossa vida financeira e empresarial.

“Fazendo assim, ninguém vai ficar pobre, pois o Senhor nosso Deus derramará abundantes bênçãos sobre vocês, na terra que dele vão receber.”Deuteronomio 15:4 

“Pois o Reino dos céus é como um proprietário que saiu de manhã cedo para contratar trabalhadores para a sua vinha.” Mateus 20:1

Entendendo a Oração do Pai Nosso

Com esta visão clara podemos entender o motivo de Jesus ter nos ensinado a pedir ao pai em oração:

“Venha a nós o teu reino, seja feita a tua vontade assim na terra como nos céus”

Ele quer estabelecer o seu Reino não apenas nos ceús mas também na terra.

Entendendo nosso Chamado

Deus quer usar seus filhos para trazer  a visão do Reino Completa , nas 7 áreas de influência.

Cada um de nós temos um chamado específico, fomos fabricados por Deus para influenciar em uma ou mais áreas de influência.

Algumas pessoas são chamadas para a funcão eclesiastica: Pastores e líderes eclesiásticos, outras são chamadas para trazer a mensagem do reino na mídia, na política, nos esportes, nos negócios, na educação e assim por diante.

Nosso chamado aqui no Cristão Rico é o de influenciar a sociedade através da esfera dos Negócios e Finanças.

E o seu chamado qual é? Escreva nos comentários abaixo em qual esfera de influência você foi chamado por Deus.