CristaoRico.com.br / Geracao de riqueza a luz da Biblia

As 3 Unções do Empresário Cristão

27 de julho de 2017

Afinal, o que são as 3 Unções do Empresário Cristão?
Ao entendermos a história de Davi podemos observar 3 ciclos marcantes em sua vida nos quais Deus derramou de grande unção para capacitá-lo para viver um novo tempo que Deus havia preparado para sua vida.

1) Visão – Unção profética 

Ao ser ungido como futuro rei de Israel pelo profeta Samuel,  Davi era um menino frágil pastor de ovelhas, frágil e rejeitado por seus irmãos.
Mas neste momento Deus esquadrinha seu coração puro e lhe dá a clara visão do que Ele queria para a vida do menino Davi.
1 Samuel 16:13
 Então Samuel tomou o chifre do azeite, e ungiu-o no meio de seus irmãos; e desde aquele dia em diante o Espírito do SENHOR se apoderou de Davi; então Samuel se levantou, e voltou a Ramá.
 
Neste momento a visão espiritual de Davi se abriu e ficou claro para ele qual seria o seu chamado. Estava sobre ele a chamada unção profética.
Observe que neste momento se tratava apenas de uma profecia, uma promessa de Deus na vida de Davi.
Ele era apenas um menino, mas ainda assim a Unção derramada sobre ele naquele dia o direcionou para algo muito grande, que era o plano de Deus para sua vida.
A unção é o que daria legitimidade e autoridade ao futuro Rei.

Foi pela legitimidade desta promessa que o Espírito de Deus se apoderou de Davi e começou a capacita-lo através de um processo vivencial de conquista do reinado:

– Davi é designado para ser escudeiro real (I Samuel 16:21)
– Davi toca harpa para libertar Saul (I Samuel 16:23)
– Mata o leão e o urso e defende as ovelhas (I Samuel 17:34,35)
– Vence o gigante Golias (I Samuel 17:49-51)
– Derrota centenas de filisteus ( I Samuel 18:7)

Davi passou por muitas batalhas impossíveis, mas o Senhor esteve com ele em todas para garantir sua vitória.
O empresário Cristão tem muito a aprender com esta experiência de Davi. Muitos querem se tornar um empresário, mas é preciso entender que para ser um empresário Cristão, como em
qualquer outra atividade, é necessário um Chamado, uma promessa de Deus, uma visão de algo muito maior do que ganhar dinheiro. Esta visão deve ser dada pelo próprio Deus. Esta visão, esta unção, esta promessa de Deus para sua vida será a garantia do seu sucesso como empresário nas mais diversas batalhas.
Inúmeras dificuldades virão, os gigantes Golias certamente aparecerão mas você estará amparado nas promessas do Criador e nenhum gigante poderá te parar.
Você será usado para algo muito maior nos planos de Deus.
Se você ainda não recebeu esta unção profética certamente não consegue ainda entender a dimensão espiritual deste chamado.
Se você é empresário Cristao ou pretende ser: Clame a Deus por confirmação e peça por esta unção profética, por esta visão, por esta promessa, para que Ele revele exatamente qual é o seu chamado e o que Ele quer para sua vida.
É momento de aliança e concerto com Deus para superar esta etapa e ir para a segunda unção.
Isso fará toda a diferença!

2) Liderança – Unção Real

Apenas 13 anos depois de receber sua unção profética Davi foi ungido como Rei de Judá. Isso mesmo, a promessa demorou 13 anos para começar a se tornar realidade.
2 Samuel 2
Então vieram os homens de Judá, e ungiram ali a Davi rei sobre a casa de Judá. E deram avisos a Davi, dizendo: Os homens de Jabes-Gileade foram os que sepultaram a Saul.
Se trata de um novo ciclo na vida de Davi.
Após 13 anos de fugas, lutas , provas e muita preparação Davi recebe a chamada unção Real, que era uma confirmação, uma realização da promessa dada por Deus em sua unção profética mas não ainda em sua plenitude.
Neste momento ele é ungido a Rei apenas sobre a tribo de Judá e passa por um tempo de grandes lutas inclusive com as demais tribos de Israel.
Neste momento Davi desenvolve sua liderança, suas habilidades do reino, começa a designar responsáveis para as atividades do reino, delegar tarefas de forma que a vontade de Deus se cumpra em seu reinado.
Essa 2ª unção serviu para uma maior capacitação de Davi, renovando a autoridade dada por Deus dada a ele como Rei. Uma preparação para que depois estivess preparado para reinar sobre todo o Israel.

As vezes queremos receber tudo de Deus e de uma só vez. Queremos começar grande, queremos crescer rápido.

Mas o Senhor age conosco em um processo de preparação.

Ele age primeiro dentro de nós, para depois agir no mundo externo.

Neste processo de evolução espiritual, passamos por uma reformulação do nosso caráter, quebrantamento do coração, fortalecimento emocional ,mudança de personalidade, somos vasos moldados nas mãos do oleiro de forma a estarmos preparados para o desafio que Deus nos prometeu.

Perceba que se trata de um processo que não acontece da noite para o dia, e que envolve fatores internos e externos , diversas pessoas, dificuldades, circunstâncias e adversidades.

E, se queremos alcançar o alvo que Deus designou para nós, temos que trabalhar duro neste ciclo pois é um período de grandes provas e grande preparação para o cumprimento da promessa plena.

Na unção real são desenvolvidas habilidades de liderança , resistência à frustração , firmamento da fé , intimidade com Deus, para se alargar as estacas e chegar ao próximo nível que é a unção sacerdotal.

3) Servidor – Unção Sacerdotal

Sete anos e meio após a 2ª unção,  (II Samuel 2:11), Davi foi ungido pela 3ª vez.

Desta vez ele estava assumindo a plenitude de sua promessa e se tornado o rei das 12 tribos de Israel.

A 3ª unção de Davi é uma prova de sua fidelidade para com Deus e o Senhor o honrou.

Esta unção representa um novo ciclo na vida de Davi.
Um ciclo de paz e plenitude espiritual.
Neste momento Davi assume o papel de sacerdote de seu povo.
É o momento de sua vida em que ele é capaz de servir as pessoas de seu reinado, ter paz com os demais líderes das tribos apesar das enormes divergências.
Um tempo onde ele consegue trazer a Arca da Aliança ao Monte Sião e restabelecer o culto ao Senhor (II Samuel 6:15).

Nesta atitude, Davi alcança muito mais do que autoridade política, ele consegue ter também, autoridade sacerdotal, ele exerce influência espiritual sobre o povo, tomando o posicionamento de adorador e sacerdote.

Um Rei para ser completo, deveria ter estas 3 qualidades: Profética, Real e Sacerdotal.

Jesus recebeu dos magos ouro, incenso e mirra símbolo de Rei, Profeta e Sacerdote.

Davi compreendeu sua autoridade sacerdotal e por isso se tornou o maior Rei de toda a história de Israel.

Este é o momento de maior prosperidade que Davi vive em sua história.

Neste momento ele não está mais tão preocupado com as coisas materiais do reino mas sim com as espirituais.

O Empresario Cristão ungido por Deus que estiver firme na rocha certamente passará por este ciclo de plenitude. Em que sua promessa será cumprida e um tempo de conquistas espirituais se tornam prioridade na vida do empresário.
Este é o alvo. Como todo Cristao devemos refletir o caráter de Cristo na Terra espalhando o evangelho e servindo pessoas.
E aqui está a verdadeira plenitude do empresário de sucesso:
Quanto mais pessoas você servir mais próspero você será!
Este é o verdadeiro caráter cristão, de servir pessoas.
Reflita e ore sobre isso!
Creia no poder e na capacitação do Espírito Santo sobre você!